Eco Educadores: os agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade

Autores

  • Patrícia Antunes RUSSO UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis
  • John WÜRDIG UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Guilherme MENEZES UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Douglas CIECIELSKI UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.34.753-763

Palavras-chave:

educação ambiental, conflitos, extensão universitária

Resumo

A Educação Ambiental abre caminho para um novo pensar em educação, e é fundamentalmente na universidade que se pode proporcionar um novo olhar para os conflitos ecológicos, sociais e culturais produzidos e vivenciados pela sociedade contemporânea. Assim, o projeto procurou desencadear um movimento significativo para a comunidade do entorno do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter – Zona Sul, através de quatro enfoques principais, que visaram desenvolver atividades voltadas para: a) a questão do reconhecimento da universidade como lugar onde se produz conhecimento tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade ao seu entorno; b) formação e instrumentalização de estudantes da rede pública do entorno através de momentos de partilha de conhecimento técnico, experiências práticas e produtivas; e c) a importância da sua atuação como agente de mudança ambiental na sociedade em que está inserido e o quanto sua atuação pode influenciar na qualidade de vida de todos da comunidade. Desta forma, o este projeto visou atuar na formação de ECO EDUCADORES, que tem como desafio tornarem-se multiplicadores dos temas socioambientais, trabalhados nas oficinas de formação, assim contribuindo positivamente para uma mudança do cenário ambiental de sua comunidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Antunes RUSSO, UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis

     

John WÜRDIG, UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis

   

Guilherme MENEZES, UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis

 

Douglas CIECIELSKI, UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis

 

Referências

ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2016. Institucional. Disponível em: <http://abes-dn.org.br/>. Acesso em: 12 de dez. de 2016.

AGENDA 21 GLOBAL. Declaração do Rio de Janeiro. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, 1992.

BORJA, Patrícia C.; MORAES, Luiz R. S. O acesso às ações e serviços de saneamento básico como um direito social. In: XII SILUBESA – Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária, 12., 2006, Figueira da Foz. Artigo. Figueira da Foz: Abes, 2006. p. 1 - 13. Disponível em: <https://goo.gl/NaMTsz>. Acesso em: 4 jan. 2017.

BORJA, P. C. & MORAES, L. R. S., 2005. O Saneamento como um direito social. In: IX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento – 35ª Assembléia Nacional da Assemae. Belo Horizonte: Assemae. Disponível em: <https://goo.gl/vCi8Kp>. Acesso em: 13 dez. 2016.

BRAGA, Benedito et al. Introdução à Engenharia Ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 315 p.

BRASIL, 2015, GEO Brasil – Recursos Hídricos: Resumo Executivo. Ministério Do Meio Ambiente; Agência Nacional De Águas; Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Brasília: MMA; ANA, 60 p.: il. (GEO Brasil Série Temática : GEO Brasil Recursos Hídricos)

BRASIL. Decreto nº 7.217, de 21 de junho de 2010. Regulamenta a Lei n° 11.445, de 5 de Janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o Saneamento Básico, e dá outras providências. Brasília, DF, Disponível em: <https://goo.gl/waHHp2>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRITTO, A. L. N. P., 2004. Gestão de Serviços de Saneamento em Áreas Metropolitanas: as alternativas existentes diante da necessidade de universalização dos serviços e preservação da qualidade ambiental. In: Anais II Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Indaiatuba, São Paulo. Disponível em: <https://goo.gl/fo4TtA>. Acesso em 15 dez. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

RUSSO, P. A., WÜRDIG, J., MENEZES, G., & CIECIELSKI, D. (2017). Eco Educadores: os agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(4), 753–763. https://doi.org/10.21674/2448-0479.34.753-763

Edição

Seção

Resumos expandidos 3º SIGA