Avaliações de aprendizagem

estudo exploratório sobre as práticas avaliativas adotadas pelos professores nas instituições de ensino do Brasil

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem, tipos de avaliação, avaliação escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as práticas de avaliação de aprendizagem adotadas pelos professores nas instituições de ensino do Brasil e refletir baseado em autores que escrevem sobre avaliação. Os dados para as análises foram coletados através de uma pesquisa quantitativa com 113 professores, através da qual os professores conforme as suas respostas foram analisadas através do software SPSS. Observou-se que boa parte dos professores ainda utilizam métodos tradicionais de avaliação, porém os resultados apresentaram apesar de um percentual menor o uso de métodos de avaliação de aprendizagem mais adequados conforme literatura existente.

Referências

ABRAMOWICZ, M. Um reflexo fiel da escola. Revista Nova Escola. Fala Mestre, 2001.

ARCHANGELO, A. O professor construtivista: desafios de um sujeito que aprende. 1995.

DA SILVA, V. M. A avaliação da aprendizagem sob uma perspectiva dialética: por uma nova prática do professor das séries finais do ensino fundamental. Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão, 2009.

DA SILVA THIESEN, J. A gestão curricular local nas malhas das redes políticas em escala transnacional. Revista Teias, v. 17, n. 47, 2016.

DAVIS, C. L. F. et al. Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 34, p. 63–83, 2012.

ENSENANZA-APRENDIZAJE, E. D. E. L. P. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: seu significado para o aluno de ensino médio de enfermagem. Rev Esc Enferm USP, v. 36, n. 2, p. 156–163, 2002.

HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. [s.l.] Mediação, 2005.

HOFFMANN, J. M. L. Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Mediação. Porto Alegre, 2010.

HOFFMANN, J. M. L.; LERCH, M. Avaliação e construção do conhecimento. Educação e Realidade, v. 16, n. 2, p. 53–58, 1991.

KLEIN, R. A reprovação Escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica. 2010, 211 p. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos–UNISINOS, São Leopoldo.

LUCKESI, C. C. Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola? Gestão e avaliação da Educação Pública, v. 8, p. 71–80, 1990.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. [s.l.] Cortez editora, 2014.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. [s.l.] Atlas, 2012.

MELCHIOR, M. C. Da avaliação dos saberes à construção de competências. Porto Alegre: Premier, 2003.

NASCIMENTO, R. P. DO. Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. PDE/UEL, Londrina, 2009.

NEVES, J. M. S. A Implantação de tecnologias da informação como fator de competitividade nos sistemas produtivos e nos negócios. Artigo, XIII SIMPEP-Bauru, SP, Brasil, v. 6, 2006.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens-entre duas lógicas. Artmed, 1999.

ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica. Desafios e perspectivas. São Paulo, 1998.

SILVA, M. D. M. DA; CRUZ, R. S. DA S. DA; OLIVEIRA, A. DO C. B. A avaliação escolar como ferramenta de exclusão. Vivências Educacionais, v. 1, n. 1, p. 25–34, 2016.

SOUZA, J. A. G. DE. Práticas avaliativas: reflexões. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), p. 1–16, 2010.

UTZIG, A. A. B.; UTZIG, G. Avaliação institucional como processo de mudança. Amazônica, v. 3, n. 2, p. 107–116, 2009.

VAL, M. DA G. C. et al. Avaliação do texto escolar-Professor-leitor/Aluno-autor. [s.l.] Autêntica, 2015.

VARGAS, R. V. DE. Os desafios de incluir sem excluir. Revista O PROFESSOR, Santo André, ed, v. 13, 2010.

VASCONCELLOS, C. DOS S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, p. 43–50, 1995.

VASCONCELLOS, C. DOS S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Libertad, 2007.

VIANNA, I. O. DE A.; PINI, F. R. DE O.; ASSUMPÇÃO, R. P. S. A dialética do processo de avaliação: Uma análise histórico-crítica. 2008.

Publicado
2019-12-19
Como Citar
BERTOLLO, D. L., & FRIZZO, D. (2019). Avaliações de aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 5(3), 219-228. https://doi.org/10.21674/2448-0479.53.219-228
Seção
ARTIGOS INÉDITOS