Número especial do X Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.62.109-109

Palavras-chave:

seminário, pequenas frutas, fruticultura

Resumo

A expressividade da produção de pequenas frutas é crescente nas últimas décadas no Brasil, uma vez considerada a demanda por elevada qualidade e funcionalidade dos alimentos. O Sul do país, sobretudo a região fisiográfica dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, apresenta grande potencial para o cultivo, ganhando destaque. O cultivo de morangueiros, amoreiras-pretas, mirtileiros e framboeseiras, dentre outros, apresenta dificuldades tecnológicas inerentes à produção, manejo fitotécnico e pós-colheita. Objetivando-se mitigar ou eliminar tais problemáticas, tendo em vista a defasagem de informações, a realização de encontros sobre pequenas frutas surge como grande oportunidade para promover discussões acerca das tecnologias adotadas e, acima de tudo, novas alternativas para serem implementadas por produtores brasileiros.

O Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas foi criado em 2002 numa reunião de trabalho da equipe da Emater/RS-Ascar de Vacaria quando se pensou, na ocasião, em realizar um evento regional, que discutisse tecnologias de produção e políticas para o desenvolvimento e ampliação do cultivo de pequenas frutas, já que havia um número relevante de produtores familiares, no município, envolvidos na produção de amora-preta.

A Embrapa Uva e Vinho e a Embrapa Clima Temperado, junto à Prefeitura Municipal de Vacaria, já parceiras na introdução e fomento desses cultivos, prontamente incorporaram-se à ideia de realização do evento, cuja primeira edição, realizada em maio de 2002, foi intitulada 1º Seminário Regional sobre Pequenas Frutas. O evento recebeu abrangência nacional logo na 2ª edição, sendo renomeado para Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, pioneiro e principal encontro sobre pequenas frutas no Brasil. Assim, é considerado um marco no desenvolvimento do polo de produção de pequenas frutas, caracterizando-se pela grande participação de agricultores familiares.

A diversificação de cultivos e ampliação de áreas cultivadas nos Campos de Cima da Serra, bem como o surgimento de polos de produção de pequenas frutas em diversos estados brasileiros, tem exigido dinâmica inovadora da organização do evento para a idealização das edições. A partir de 2005, por exemplo, o Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas passou a ter periodicidade bianual. No último evento, em julho de 2017, houve a participação de 250 pessoas. A realização da X edição, em julho de 2019, contou com palestrantes de renome nacional e três palestrantes internacionais (Itália). Nesta ocasião, assim como na anterior, os autores submeteram resumos expandidos, porém, uma vez considerada edição comemorativa, os oito melhores trabalhos apresentados  no X Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas foram selecionados para a publicação na edição especial da Revista Eletrônica Científica da UERGS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano SIMÕES, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Mestrado em Agronomia (Fruticultura de Clima Temperado) pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e Doutorado (2011, Co-tutela) pela Universidade Federal de Pelotas em Fisiologia Vegetal e pela Université Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França em Fisiologia e Genética Molecular. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura de clima temperado e sub-tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações hídricas em plantas lenhosas, Arquitetura hidráulica em plantas lenhosas, Vulnerabillidade à cavitação e embolismo de plantas lenhosas, Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal e Fitotecnia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Vacaria, lecionando disciplinas que concerne o tema geral Fruticultura.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

SIMÕES, F., PAIM, L. S., & ROSSSI, A. de. (2020). Número especial do X Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas: Editorial. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(2), 109–109. https://doi.org/10.21674/2448-0479.62.109-109

Edição

Seção

X Seminário Brasileiro Pequenas Frutas