Background pessoal do professor

análise bibliométrica da produção científica mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288

Palavras-chave:

Professor. Docente. Background. Bibliometria.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas à nível mundial sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico e sistemático com análise conteúdo dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos artigos trabalhados, destaca-se o crescimento temporal no interesse das publicações e indicadores dos países, instituições, autores e periódicos mais produtivos. Os achados da presente pesquisa podem indicar um panorama geral do que vem sendo publicado mundialmente acerca da temática sobre background do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi

Mestre em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande; MBA em Gestão estratégica de Negócios pela Universidade Norte do Paraná, Aperfeiçoado em Tecnologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é Gestor educacional do Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Ketlle Duarte Paes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pós-Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFSC), Bacharel em Administração (ESAG/UDESC). Realizou formação teórica em psicanálise Iacaniana na Escola Brasileira de Psicanálise de Santa Catarina - EBPSC - (2013- 2015). Professora Adjunta no curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional CPGA/UFSC. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Organização, Trabalho e Participação (NOTeP) do ICEAC/FURG. Atualmente, dedica-Se aos Estudos Organizacionais e a Administração Pública, atuando principalmente nos Seguintes temas: epistemologia/ontologia e perspectivas críticas, filosofia, metodologias qualitativas, subjetividade e psicanálise Iacaniana.

Nathalia Fehlberg Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Discente do Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Referências

ACHINSTEIN, Betty; OGAWA, Rodney T.; SPEIGLMAN, Anna. Are we creating separate and unequal tracks of teachers? The effects of state policy, local conditions, and teacher characteristics on new teacher socialization. American Educational Research Journal, v. 41, n.3, p. 557-603, 2004.

AJAYI, Lasisi. Exploring how ESL teachers relate their ethnic and social backgrounds to practice. Race Ethnicity and Education, v. 14, n. 2, p. 253-275, 2011.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ALVARENGA, Lidia. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011.

AKIBA, Motoko. Identifying Program Characteristics for Preparing Pre-Service Teachers for Diversity. Teachers College Record, v. 113, n. 3, p. 658-697, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 11. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

CHILD'S, Gene. Learning style behaviours among school beginners: A comparison of children from different family backgrounds within Adelaide and Whyalla. In: NATIONAL CONFERENCE OF THE AUSTRALIAN ASSOCIATION OF SPECIAL EDUCATION. Anais [...], Camberra, 1986.

CHILDS, Garry; MCKAY, Michael. The influence of family background on teachers' ratings of children starting school. Australian Journal of Psychology, v. 49, n. 1, p. 33-41, 1997.

DODDS, Patt; PLACEK, Judith; DOOLITTLE, Sarah; PINKHAM, Kathy; RATLIFFE, Thomas; PORTMAN, Penelope. Teacher coach recruits - background profiles, occupational decision factors, and comparisons with recruits into other physical-education occupations. Journal of Teaching in Physical Education, v. 11, n. 2, p. 161-176, 1992.

DRUSCHKE, Diana; SEIBT, Reingard. Einmal Lehrer – immer Lehrer? Eine qualitative studie zum prozess des berufswechsels und alternativen karrierepfaden im lehrerberuf. Pravention und Gesundheitsforderung, v. 11, n. 3, p. 193-202, 2016.

FERNANDES, Nicoline Pinheiro; D'AVILA, Livia Castro; CRUZ, Ana Paula Capuano da; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka. Who is the entrepreneur? The search for a definition of the concept through brazilian scientific production. Brazilian Journal of Management & Innovation, v. 7, n. 3, p. 26-62, 2020.

GARCIA, Daniele Rodrigues; PEREIRA JUNIOR; Errol Fernando Zepka. Contabilidade de gestão da sustentabilidade: revisão sistemática da literatura mundial. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (Gecont), v. 6, n. 1, p. 72-88, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

HEINZ, Manuela. The next generation of teachers: an investigation of second-level student teachers' backgrounds in the Republic of Ireland. Irish Educational Studies, v. 32, n. 2, p. 139-156, 2013.

KANESALINGAVELAN, Kelly; SABHESAN, Sivam; KASI, Nataraja; SAVITHA, Kahren; NAMMALVAR, Nelly. Correlates of personal variables of teachers and their knowledge and attitude towards learning disabled children. Journal of Evolution of Medical and Dental Sciences-Jemds, n.6, v. 39, p. 3135-3135, 2017.

LAWRIE, Gwendolyn; SCHULTZ, Madeleine; BAILEY, Chantal; DARGAVILLE, Bronwin. Personal journeys of teachers: an investigation of the development of teacher professional knowledge and skill by expert tertiary chemistry teachers. Chemistry Education Research and Practice, v. 20, n. 1, p. 132-145, 2019.

LONGARAY, André Andrade; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; MUNHOZ, Paulo Roberto; TONDOLO, Vilmar Gonçalves. Proposals for redesigning processes and the role of organizational teams: an analysis of scientific production in the light of bibliometrics. Sistemas & Gestão, v. 13, n. 2, p. 246-25, 2018.

LORTIE; Dan. Schoolteacher. Chicago: University of Chicago Press, 1975.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2012.

O'MALLEY, Edward. Reading/Language Arts Framework for California Public Schools: Kindergarten through Grade Twelve. Sacramento,: CDE Press, 1999.

PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: A critical introduction. New Jersey: Erlbaum, 2001.

PEREIRA, Francielle da Silveira; BONATO, Samuel Vinicius; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; CZARNESKI, Flavia Regina Costa; D'ÁVILA, Livia Castro. Caracterização da produção científica sobre ambientes de produção enxuta sustentável: uma análise das publicações entre 2007 e 2017 através da bibliometria. Revista livre de sustentabilidade e empreendedorismo (Relise), v. 4, n. 6, p. 177-199, 2019.

PEREIRA, Jéssica Gomes; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka. Inovação no comércio exterior: revisão bibliográfica da publicação brasileira entre 2003 e 2018. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 40, n. 9, p. 1-10, 2019.

PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; D'ÁVILA, Livia Castro; PEREIRA, Francielle da Silveira. Indicadores de desempenho em serviços e produção: proposta de mapeamento da produção científica à luz da bibliometria. Revista do instituto de ciências econômicas, administrativas e contábeis - SINERGIA, v. 22, n.2, p. 61-74, 2018.

PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; GARCIA, Daniele Rodrigues; CUNHA, Fernando Rafael. Consumo sustentável e inovação: Análise de 20 anos da publicação mundial. Revista livre de sustentabilidade e empreendedorismo - Relise, v. 5, n. 5, p. 177-207, 2020.

RICHARDSON, Roberto. Jerry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ROESCH, Sylvia Maria. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2015.

ROWE, Kenneth. The influence of reading activity at home on students'attitudes towards reading, classroom attentiveness and reading achievement: an application of structural equation modelling. British Journal of Educational Psychology, v. 61, n. 1, p. 19-35, 1991.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SIMON-MAEDA, Andrea. The complex construction of professional identities: Female EFL educators in Japan speak out. TESOL Quarterly, v. 38, n.1, p. 405–434, 2004.

SLEETER, Christine. White preservice students and multicultural education coursework. In Joseph Larkin and Christine Sleeter (eds.), Developing Multicultural Teacher Education Curriculum (pp. 17–29). New York: State University of New York Press, 1995.

SLEETER, Christine. Preparing teachers for culturally diverse schools: Research and the overwhelming presence of whiteness. Journal of teacher education, v. 52, n. 2, p. 94-106, 2001.

SMITH, Roberth. The influence of teacher background on the inclusion of multicultural education: A case study of two contrasts. The Urban Review, v. 32, n. 2, p. 155-176, 2000.

SU, Zhixin. Teaching as a profession and as a career: Minority candidates' perspectives. Teaching and Teacher Education, v. 13, n. 3, p. 325-340, 1997.

TATAR, Moshe; DA’AS, Ruba. Teacher's perceptions of their significance towards their students: the effects of cultural background, gender, and school role. European Journal of Psychology of Education, v. 27, n. 3, p. 351-367, 2012.

TELLO-GAMARRA, Jorge Estuarto; LEO, Ricardo Machado. AVILA, Ariane Mello Silva; WENDLAND, Jonatas. Innovation studies in Latin America: a bibliometric analysis. Journal of technology management & innovation, v. 13, n. 4, p. 24-36, 2018.

ZEE, Marjolein; KOOMEN, Helma. Similarities and dissimilarities between teachers' and students' relationship views in upper elementary school: The role of personal teacher and student attributes. Journal of School Psychology, v. 64, n. 1, p. 43-60, 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

Pereira Junior, E. F. Z., Paes, K. D., & Fehlberg Ribeiro, N. (2020). Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(3), 278–288. https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO