Inserción de las mujeres en el periodismo deportivo ecuatoriano

  • María Alexandra Clavijo Loor Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Elizabeth Tufiño Pozo Universidad Tecnológica Equinoccial
Palavras-chave: Mulheres, Jornalismo esportivo, Posicionamento profissional

Resumo

O presente artigo contem os resultados de um trabalho de pesquisa realizado durante 2014 e 2015 no qual analisamos a situação atual das mulheres que exercem atividades profissionais dentro do jornalismo esportivo equatoriano. Através de entrevistas individuais e grupais, com homens e mulheres que trabalham nesta área nos propusemos compreender as trajetórias e condições atuais de trabalho para as mulheres jornalistas esportivas dentro de transformações históricas nas quais influenciam diferentes fatores, destacamos entre eles, a existência de concepções machistas e a discriminação que ainda limitam o desenvolvimento da igualdade entre homens e mulheres na sociedade toda e especificamente no campo do jornalismo esportivo. Entre os principais resultados destacamos a trajetória de vida esportiva familiar, os apoios entre colegas e as oportunidades de exercício profissional, as exigências profissionais diferenciadas por gênero e os riscos de assédio âmbito do trabalho.

Biografia do Autor

María Alexandra Clavijo Loor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação. Linha de pesquisa: universidade teoria e prática.
Fernanda Elizabeth Tufiño Pozo, Universidad Tecnológica Equinoccial
Formada em Jornalismo pela Universidad Tecnológica Equinoccial
Publicado
2016-04-30
Como Citar
Loor, M. A. C., & Pozo, F. E. T. (2016). Inserción de las mujeres en el periodismo deportivo ecuatoriano. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 2(1), 63-73. https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.63-73
Seção
Artigos