Um estudo sobre evasão e permanência em instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul: um estudo com características do tipo do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.31.98-132

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Abandono, Educação Superior

Resumo

Este estudo possui características de uma pesquisa do tipo do Estado do Conhecimento já que não temos a intenção de trabalhar com todos os tipos de publicações possíveis. Tem como objetivo evidenciar a temática da evasão e permanência nas Instituições Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, apresentando como maior propósito o de verificar o modo que esse assunto vem sendo anunciado nos programas de Pós-Graduação em Educação Stricto Senso no estado, fazendo um levantamento de dissertações e teses que versam sobre essa temática. O levantamento de dados deu-se através do portal de teses e dissertações da CAPES e também através dos repositórios digitais de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu do Rio Grande do Sul, sendo utilizada posteriormente técnica de análise de conteúdo nas pesquisas encontradas. A análise indica uma preocupação recente com a evasão, pois é legítimo observar um aumento significativo no número de publicações nos últimos três anos. Foi possível verificar vários motivos relacionados ao abandono por parte dos estudantes e as estratégias para sua permanência, verificando a peculiaridade de cada caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Yérsia Souza de. A experiência das ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe : os cursos de Direito e Medicina. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

ASSUNÇÃO,R.M; SOARES, J. F; CALDEIRA, L.L (2000) . Evasão nos cursos de graduação da UFMG. Avaliação Institucional: Belo Horizonte. UFMG.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edi-ções 70, 2010.

BUENO, R. C. S. Políticas públicas na educação supe-rior – as ações de permanência para estudantes cotis-tas no programa de ações afirmativas da UFRGS. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado). Universidade Fede-ral do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre. 2015.

BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Insti-tui o Programa Universidade para Todos –PROUNI, 2005. Presidencia da República. Brasília, DF: Diário oficial da união. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Ato2004-2006/ 2005/LEI/ L11096.htm Acesso em: 10 maio de 2016.

______. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior. Brasília: Andifes/Abruem/Sesu/Mec

FAVERO, R. O. Dialogar ou evadir: Eis a questão!Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. 2006. 167f. Dissertação (Mestrado). Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Por-to Alegre. 2006.

FELLICETTI, Vera; MOROSINI, Marilia C. (2009). Equidade e iniquidade no ensino superior: uma refle-xão. Ensaio: aval. Pol. pub. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 9-24,jan./mar. 2009.

GOMES, K. A. Indicadores de permanência na educa-ção superior: o caso da disciplina de cálculo diferen-cial e integral I. 2015. 217f. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário La Salle, Canoas 2015.

GOULARTE, B. R. Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos. 2014. 107f. Dissertação (Mes-trado). Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, Santa Maria. 2014.

LASSIBILLE, G. & Gómez, L. N. (2008), ‘Why do higher education students drop out? evidence from spain’, Education Economics 16(1), 89–105.

LAVARDA, E. S. O currículo e a inclusão na educa-ção superior: ações de permanência nos cursos de graduação da UFSM. 2014. 124f. Dissertação (Mes-trado). Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, Santa Maria. 2014.

LOPES, J. C. S. Evasão nos cursos de graduação em ciências contábeis em instituições de ensino superior da região sul do Brasil.2014. 114f. Dissertação (Mes-trado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo. 2014.

MAURÍCIO, W. P. D. De uma educação a distância para uma educação sem distância: a problemática da evasão nos cursos de Pedagogia a distância. 2015. 189f. Tese (Doutorado). ). Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo. 2015.

MEC/INEP/DEED. (2016). Censo da Educação Supe-rior 2014: resumo técnico. Brasilia – Distrito Federal.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento: sua con-tribuição à ruptura de pré-conceitos. Revista de Edu-cação da UFSM, Santa Maria: Centro de Educação, v. 40, 2015.

Ortiz, J. A. O. (2015). La crisis de laUniversidad y su-transformación: lacolaboración y eltrabajoen red. (2015). Revista de teoría, investigación y práctica edu-cativa. España, nº 28, jan., p. 190-211.

ROCHA, S. C. Por que eles abandonam? Evasão de bolsistas PROUNI dos cursos de licenciaturas. 2015. 133f. Tese (Doutorado). ). Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo. 2015.

ROMANOWSKI, J. P; Ens, T. R.AS PESQUISAS DENOMINADAS DO TIPO“ESTADO DA ARTE” EM EDUCAÇÃO. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTANA, M. Z. FERNANDES, P. Políticas de educa-ção inclusiva no Brasil: uma reflexão acerca da in-clusão do Estudante com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior a partir da legislação. I Seminário Internacional em Direitos Humanos e Escola Inclusiva: construindo boas práticas. Portugal/Algarve: 2014.

SANTOS, P. K. Permanência na graduação a distân-cia na perspectiva dos estudantes: um estudo a partir da experiência do projeto Alfa Guia. 2015. 226f. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre. 2015

SILVA, P. C. A. Políticas de fidelização dos estudantes na educação superior: Um Estudo do Unilasalle Ca-noas/RS. 2014. 2123f. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário La Salle, Canoas 2014.

Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Se-mesp) - Mapa do Ensino Superior de 2015. Disponível em <http://convergenciacom.net/pdf/mapa-ensino-superior-brasil-2015.pdf> Acessado em 01 de maio de 2016.

VITELLI, R. I. Evasão em cursos de licenciatura: per-fil do evadido, fatores intervenientes no fenômeno. 2013. 124f. Dissertação (Mestrado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo. 2013.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

HENGLES, A. C. V., & PEREIRA, M. V. (2017). Um estudo sobre evasão e permanência em instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul: um estudo com características do tipo do estado do conhecimento. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(1), 95–128. https://doi.org/10.21674/2448-0479.31.98-132

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS