O conceito de saúde na ótica dos estudantes: contribuições para a formação de profissionais para o Sistema Único de saúde

Autores

  • Simone Leite MASAGÃO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Carla Garcia BOTTEGA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.31.63-84

Palavras-chave:

Saúde, Administração, SUS

Resumo

Este trabalho analisa a percepção a respeito do conceito de saúde de estudantes do curso de Administração: Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A pesquisa, de cunho qualitativo, leva em conta os aspectos da realidade que não podem ser quantificados, buscando compreender e explicar a dinâmica das relações sociais. Também foram trabalhados dados sociodemográficos que permitiram analisar o perfil dos discentes, a partir de questionário autorrespondido. Além do conceito de saúde, também foram abordados o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a experiência como estudante no Curso. Com a análise e discussão dos resultados, evidenciamos certo desconhecimento, por parte dos ingressantes, do sistema de saúde brasileiro em sua totalidade e complexidade; mas para os concluintes percebe-se um acúmulo de conhecimento construído ao longo da formação. É possível verificar que a concepção de saúde sofreu diversas mudanças ao longo da história e essa transformação também foi demonstrada pelas respostas dadas, pois, à medida que os discentes avançam no curso, nas oportunidades de conhecerem ações práticas em saúde, em seu trabalho, estágios e atividades complementares, também aprofundam a construção do conhecimento nesta área.

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Publicado

2017-04-20

Como Citar

MASAGÃO, S. L., & BOTTEGA, C. G. (2017). O conceito de saúde na ótica dos estudantes: contribuições para a formação de profissionais para o Sistema Único de saúde. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(1), 63–82. https://doi.org/10.21674/2448-0479.31.63-84

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS