Revista Eletrônica Científica da UERGS http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs <h1>Diretrizes éticas</h1> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>A <em>Revista Eletrônica Científica da Uergs </em>publica manuscritos originais, mas se reserva o direito de não publicar textos científicos que agridam qualquer posicionamento político, ideológico, étnico-racial, de gênero, religioso ou ambiental.</p> <p>Autores, editores, revisores e avaliadores da revista devem se comprometer para manter boas práticas éticas. Devem observar os requisitos para submissão, a adequação ao formato e as normas adotadas pela revista, bem como a adequação linguística dos textos.</p> <p>A Revista não tolera má conduta (falsificação ou a fabricação de dados e imagens; cópia parcial ou total de um texto do próprio autor ou de terceiros, não autorizada ou não referenciada adequadamente). A revista fará uso de software para realizar uma primeira busca por similaridades com outras publicações; portanto, os manuscritos submetidos são, assim, verificados quanto à originalidade com programa de detecção de plágio antes de passar pela avaliação pelos pares.</p> <p>&nbsp;</p> <h1>Responsabilidades dos autores</h1> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Ao submeter um manuscrito à <em>Revista Eletrônica Científica da Uergs</em>, o autor declara que o texto submetido não está sendo considerado - ou já foi aceito - para publicação.</p> <p>Observe-se que a liberação para o envio para outras revistas é dada de maneira expressa no momento que ocorre a rejeição do manuscrito.</p> <p>O autor é responsável por fornecer ao editor cópia de qualquer manuscrito submetido e que possa conter conteúdo sobreposto ou estreitamente relacionado.</p> <p>Deve mencionar o registro e aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para projetos que contemplem metodologias que envolvam quaisquer tipos de interação com seres humanos considerando: Resolução n. 466, de 12 dezembro 2012, do Conselho Nacional de Saúde; Resolução CNS 240/1997; Resolução CNS 370/2007; Norma de Procedimentos 006/2009, do Conselho Nacional de Saúde; Resolução CNS 510/2016 que dispõe sobre normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.</p> <p>É esperado dos autores pronto envio de notificação aos editores da revista caso seja identificado erros em seu texto para, quando for o caso, seja publicada errata, retratação ou manifestação de preocupação.</p> <p>Os nomes dos autores e seus vínculos institucionais, agradecimentos, informações sobre financiamento ou quaisquer referências que os possam identificar devem ser retirados da versão do manuscrito enviado para avaliação, objetivando, assim, preservar a revisão duplo-cega (blind review).</p> <p>Os autores que submetem manuscritos à avaliação podem também ser convidados ou se voluntariar para participar do processo de revisão por pares na Revista Eletrônica Científica da Uergs.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <h1>Responsabilidades dos editores e da Comissão Editorial</h1> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>O editor é responsável pela avaliação inicial do manuscrito, independente da origem geográfica do autor, posicionamento político-ideológico, crença religiosa, do gênero e origem étnico-racial. A partir da avaliação inicial positiva, o manuscrito é enviado à avaliação cega por pares.</p> <p>Baseada nas normas de conduta ética do <em>Committee on Publication Ethics </em>- COPE, a Comissão Editorial da Revista Eletrônica Científica da Uergs, publicará, sempre que necessário, erratas, retratações e manifestações de preocupação sobre material publicado.</p> <p>Infrações éticas serão julgadas pela Comissão Editorial da revista e, se necessário, pelos membros do Conselho Editorial. Denúncias de infrações éticas podem ser comunicadas por qualquer pessoa a qualquer tempo, através do e- mail <a href="mailto:revista@uergs.edu.br">revista@uergs.edu.br</a>.</p> <p>Os editores e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos da Revista Eletrônica Científica da Uergs e devem resolver quaisquer conflitos de forma transparente, objetivando sempre a manutenção da credibilidade do periódico.</p> <p>&nbsp;</p> <h1>Responsabilidades do avaliador</h1> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>São responsabilidades de quem avalia textos para a revista:</p> <ol> <li class="show">manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou autor e não reter ou copiar conteúdos do manuscrito;</li> <li class="show">alertar a equipe editorial sobre qualquer conteúdo publicado ou enviado para publicação que seja substancialmente similar àquele em revisão e sem a adequada citação e referência;</li> <li class="show">estar ciente de quaisquer potenciais conflitos de interesses (financeiros, institucionais, colaborativos ou outros, entre o avaliador e o autor);</li> <li class="show">assegurar que não haja formas de identificação pessoal no documento a ser</li> </ol> <p>&nbsp;</p> <h1>Condutas em casos de suspeita de infração ética</h1> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Em casos de suspeita de infrações éticas, quaisquer membros da comunidade acadêmica (autores, leitores, revisores, avaliadores, pareceristas, editores, membros do conselho editorial), ou público em geral, devem realizar denúncia por escrito através do e-mail <a href="mailto:revista@uergs.edu.br">revista@uergs.edu.br</a> à Revista Eletrônica Científica da Uergs.</p> <p>As infrações éticas dizem respeito a: publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria (mudança, autor fantasma e etc.), conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista e outras questões éticas relacionadas à pesquisa (por exemplo, envolvendo pessoas).</p> <p>Os editores seguirão o fluxo de resolução de conflitos do <em>Committee on Publication Ethics </em>(COPE), a fim de investigar e solucionar as questões. Os fluxos utilizados pela <strong><em>Revista Eletrônica Científica da Uergs </em></strong>estão disponíveis no site do <a href="https://publicationethics.org/guidance?t=flwo&amp;sort=score">COPE</a> e também explicados no <a href="https://www.youtube.com/watch?v=BG6AuAfHMNM">vídeo</a>.</p> pt-BR <p>A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/" rel="license">Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional</a>.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> revista@uergs.edu.br (Dra. Biane de Castro) daniel-maia@uergs.edu.br (Israel Cefrin e Daniel Pires Maia) Sat, 30 Apr 2022 22:00:15 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente (abril de 2022) http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3376 Biane de Castro Copyright (c) 2022 Biane de Castro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3376 Sat, 30 Apr 2022 00:00:00 +0000 Editorial http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3377 <p>A Revista Eletrônica Científica da Uergs (RevUergs), no caminho de seu reconhecimento pela comunidade científica, acaba de ser indexada às bases internacionais <em>Directory of Open Access Journals</em> (DOAJ) e <em>Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico </em>(REDIB). Ser indexado em diretórios e plataformas internacionais como essas significa que o periódico atingiu altos níveis de qualidade de seus serviços e de serviços de publicação para autores e usuários. Para atingir esses níveis, foram necessárias algumas adaptações e mudanças no site e na versão final dos artigos. Em 2022, ano em que a Revista estará completando sete anos de existência, celebramos essas duas indexações e também as modificações no regulamento que institui a Revista Eletrônica da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. A Resolução Consun Nº 012/2015 foi revogada e substituída pela Resolução Conepe Nº 027/2021, que regulamenta a Revista Eletrônica Científica da Uergs, de 16 de dezembro de 2021. A nova resolução reflete a atual organização funcional, tanto da equipe editorial quanto das características da publicação.&nbsp;Também se encontra disponível na página da Revista a nova edição do manual do periódico, intitulado: “Orientações aos editores da Revista Eletrônica Científica da Uergs”.</p> Biane de Castro; Monique Izoton, Simone Semensatto Copyright (c) 2022 Biane de Castro; Monique Izoton, Simone Semensatto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3377 Sat, 30 Apr 2022 00:00:00 +0000 Técnicas de reciclagens do papel em ambiente escolar: experiência alinhando teoria e prática http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3005 <p><a name="_Toc499224220"></a><a name="_Toc500175901"></a>Resumo</p> <p>Neste artigo temos como objetivo descrever o uso de técnicas de reciclagem de papel como atividade prática a ser realizada em sala de aula como forma de inserir as discussões sobre desenvolvimento sustentável e reaproveitamento de resíduos sólidos, oferecendo a outros professores da área exemplos destas práticas. As atividades práticas e os registros foram realizados com 25 estudantes do 9º. ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Clemente Pinto, localizada no bairro Primavera, em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), entre agosto e dezembro de 2019. As atividades envolveram a disciplina de Ciências e cumprem a exigência do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Ensino de Ciências, com Ênfase em práticas de pesquisa, oferecida pela UERGS em parceira com o Colégio Maria Auxiliadora (Canoas/RS) e a Rede de Escolas Associadas do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. A proposta foi dividida em três fases (contextualização e apresentação da atividade, coleta dos resíduos sólidos pelos estudantes e realização das práticas de reciclagem de papel) e foram realizadas quatro práticas de reciclagem de papel: “folha de papel artesanal”; “papel semente reciclado”; “papel machê” e “vasinhos de papel”.&nbsp; Os estudantes participaram ativamente de cada uma das etapas propostas demonstrando grande interesse e empolgação durante a realização das mesmas. Podemos concluir que, mesmo práticas relativamente simples, aliadas à exposição de conteúdos teóricos, reforçam o objetivo da escola de oferecer possibilidades de formação integral aos estudantes desenvolvendo o pensamento sobre os problemas ambientais e a busca por soluções para estes problemas. Desta forma incentivamos a replicação do método aqui apresentado não somente por professores de Ciências, mas por professores de todas as áreas do conhecimento como forma de incluir em suas práticas pedagógicas mais ações práticas associadas aos conteúdos teóricos.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-chave: Aulas de ciências; desenvolvimento sustentável; educação ambiental; práticas em ambiente escolar; resíduos sólidos urbanos.</p> <p><a name="_Toc499224221"></a><a name="_Toc500175902"></a>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>Paper recycling techniques in a school environment: experience aligning theory and practice</p> <p>&nbsp;</p> <p>In this article we aim to describe the use of paper recycling techniques as a practical activity to be carried out in the classroom as a way to introduce discussions on sustainable development and reuse of solid waste, offering examples of these practices to other teachers. The practical activities and records were carried out with 25 students from 9th grade, from August to December 2019. The students are from “Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Clemente Pinto”, located in the Primavera district, in Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul). The activities involved the discipline of Science and fulfill the requirement to the Conclusion of the Specialization in Science Teaching with Emphasis on Research Practices, offered by UERGS in partnership with Colégio Maria Auxiliadora (Canoas/RS) and the Program of the Associated Schools from UNESCO. The proposal was divided into three phases (contextualization and presentation of the activity, collection of solid waste by students and practices of paper recycling). Four paper-recycling practices were carried out: “handmade paper sheet”; “recycled seed paper”; “paper Mache” and “paper vases”. The students actively participated in each of the proposed steps, showing great interest and excitement during their performance. We can conclude that, even relatively simple practices, combined with exposure to theoretical content, reinforce the school's objective of offering possibilities for comprehensive education to students, developing thinking about environmental problems and the search for solutions to these problems. Thus, we encourage the replication of the method presented here not only by science teachers, but also by teachers from all areas of knowledge as a way to include more practical actions associated with theoretical content in their pedagogical practices.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Keywords: Science classes; sustainable development; environmental education; practices in a school environment; urban solid waste.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Técnicas de reciclaje de papel en un entorno escolar: experiencia alineando teoría y práctica</p> <p>En este artículo pretendemos describir el uso de técnicas de reciclaje de papel como una actividad práctica a realizar en el aula como una forma de insertar discusiones sobre desarrollo sostenible y reutilización de residuos sólidos, ofreciendo ejemplos de estas prácticas a otros docentes en el campo. Las actividades prácticas y registros se llevaron a cabo con 25 alumnos de 9° grado de la Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Clemente Pinto, ubicada en el distrito Primavera, en Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), entre agosto y diciembre de 2019. Las actividades involucraron la disciplina de Ciencias y cumplen con el requisito del Trabajo de Conclusión del Curso de la Especialización en Enseñanza de las Ciencias con Énfasis en Prácticas de Investigación, ofrecida por UERGS en alianza con el Colégio Maria Auxiliadora (Canoas/RS) y la Red de Escuelas Asociadas del Programa de Escuelas Asociadas de la UNESCO. La propuesta se dividió en tres fases (contextualización y presentación de la actividad, recogida de residuos sólidos por parte de los alumnos y realización de prácticas de reciclaje de papel) y se realizaron cuatro prácticas de reciclaje de papel: “hoja de papel artesanal”; “papel de semillas reciclado”; “papel maché” y “jarrones de papel”. Los alumnos participaron activamente en cada uno de los pasos propuestos, mostrando gran interés y entusiasmo durante su actuación. Podemos concluir que, incluso las prácticas relativamente simples, combinadas con la exposición de contenidos teóricos, refuerzan el objetivo de la escuela de ofrecer posibilidades de educación integral a los estudiantes, desarrollar el pensamiento sobre los problemas ambientales y la búsqueda de soluciones a estos problemas. Así, incentivamos la replicación del método aquí presentado no solo por los profesores de ciencias, sino por profesores de todas las áreas del conocimiento como una forma de incluir más acciones prácticas asociadas a los contenidos teóricos en sus prácticas pedagógicas.</p> <p>Palabras clave: Clases de ciencias; desarrollo sostenible; educación ambiental; Prácticas en un entorno escolar; residuos sólidos urbanos.</p> <p>&nbsp;</p> Fernanda Machado Munhoz, Erli Schneider Costa , Daniela Mueller de Lara Copyright (c) 2022 Fernanda Machado Munhoz, Erli Schneider Costa , Daniela Mueller de Lara http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3005 Sat, 30 Apr 2022 00:00:00 +0000 Horta na escola: o ensino de química a partir da produção de adubo orgânico http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3011 <p>Resumo</p> <p>O presente artigo relata uma abordagem dos conteúdos de funções inorgânicas, através da produção de adubo orgânico em laboratório, utilizando como matéria-prima os resíduos descartados na escola, que podem atuar como fontes de nutrientes para o tratamento de solos inférteis. Em contrapartida ao modelo tradicional, o ensino de química deve trazer aos estudantes a compreensão dos fenômenos químicos e transformações que os cercam, tornando-os cidadãos capazes de intervir e melhorar o ambiente a sua volta. Este estudo tem como objetivo desenvolver no aluno pró-atividade, competências e habilidades para a pesquisa alinhada à prática escolar, assim como a compreensão de como ocorrem determinados processos químicos na natureza. A proposta de ensino voltada para pesquisa foi aplicada a estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita, em Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul). A primeira etapa abordou aspectos teóricos, pesquisas e determinação de locais estratégicos para execução das atividades práticas. Na segunda, iniciou-se construção de uma horta, da coleta de resíduos e a produção do adubo orgânico; e na terceira, foram realizadas as validações dos resultados obtidos. Observou-se o auxílio mútuo entre os discentes nas atividades experimentais, além do desenvolvimento da capacidade de intervenção, quando necessária, na busca por melhores resultados. Foi possível perceber uma mudança positiva em relação aos resíduos descartados, tais como cascas de batata, banana, ovo e também erva-mate, na escola, onde os estudantes com total autonomia, compartilharam entre si, informações observadas no estudo.</p> <p>Palavras-chave: Compostagem; elementos químicos; horta na escola.</p> <p>Abstract</p> <p>Veggie Garden at school: chemistry teaching from organic fertilizer production</p> <p>&nbsp;</p> <p>This article reports an approach to the contents of inorganic functions, through the production of organic fertilizer in the laboratory, through the use of waste material discarded at school, which can function as sources of macro and micronutrients for enrichment and treatment of infertile soils. In contrast to the traditional model, teaching chemistry should bring the student an understanding of the chemical phenomena and transformations that surround them, making them citizens capable of intervening and improving the environment around them. This study aims to develop in the student proactivity, skills and abilities for research aligned to school practice, as well as the understanding of how certain chemical processes take place in nature. The teaching proposal for research was applied to students at Santa Rita State School of Basic Education in Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul). The first stage covered theoretical aspects, research and determination of strategic locations for carrying out practical activities. In the second, the construction of a vegetable garden began, the collection of residues and the production of organic fertilizer, and in the third, the validations of the results obtained were carried out. It was observed the mutual help among the students in experimental activities, in addition to the development of intervention capacity, when necessary, in the search for better results. It was possible to notice a positive change in relation to the discarded garbage, such as banana and potatoes peels, egg shells and also tea herbs, at school, where students with full autonomy shared with each other the observed information in the study.</p> <p>Keywords: Composting; chemical elements; school garden.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Huerta en la escuela: la enseñanza de química a partir de la producción de abono orgánico</p> <p>&nbsp;</p> <p>El presente artículo relata un abordaje de los contenidos de funciones inorgánicas, a través de la producción de abono orgánico en laboratorio, utilizando como materia prima los residuos descartados en la escuela, que pueden servir como fuentes de macro y micronutrientes para enriquecimiento y tratamiento de suelos infértiles. En contrapartida al modelo tradicional, la enseñanza de química debe ofrecer a los estudiantes la comprensión de los fenómenos químicos y de las transformaciones que los rodean, convirtiéndolos en ciudadanos capaces de intervenir y mejorar el ambiente alrededor. Este estudio tiene como objetivo desarrollar en el alumno proactividad, competencias y habilidades investigativas alineadas a la práctica escolar, así como la comprensión de como ocurren determinados procesos químicos en la naturaleza. La propuesta de enseñanza destinada a la investigación fue aplicada a estudiantes de la Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita, en Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul). La primera etapa abordó aspectos teóricos, investigaciones y determinación de locales estratégicos para la realización de las actividades prácticas. En la segunda, se inició la construcción de una huerta, la recolección de residuos y la producción del abono orgánico, y, en la tercera, fueron realizadas las validaciones de los resultados obtenidos. Se observó el auxilio mutuo entre los discentes en las actividades experimentales para las medidas de pH, demostrando preocupación con los resultados obtenidos, además de la capacidad de intervención, cuando necesaria, en la búsqueda de una alteración de los datos obtenidos. Fue posible percibir un cambio positivo con relación a los residuos descartados en la escuela, tales como cáscaras de papa, plátano, huevo y también yerba mate, y los estudiantes, con total autonomía, compartieron informaciones observadas en el estudio.</p> <p>Palabras clave: Compostaje; elementos químicos; huerta en la escuela.&nbsp;</p> Carine Borchert Rosa, Daniela Mueller de Lara, Erli Schneider Costa Copyright (c) 2022 Carine Borchert Rosa, Daniela Mueller de Lara, Erli Schneider Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3011 Sat, 30 Apr 2022 00:00:00 +0000 Percepções dos consumidores sobre a rotulagem nutricional para aquisição de alimentos em Boa Vista do Buricá/RS http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3012 <p>Resumo</p> <p>A leitura, observação e interpretação da rotulagem nutricional pelos consumidores podem determinar escolhas alimentares mais saudáveis. Para isso, a verificação das expressões utilizadas nos rótulos são hábitos determinantes para assegurar a aquisição de alimentos seguros, do ponto de vista higiênico sanitário e do valor nutricional. A indústria de alimentos brasileira tem trabalhado para que as informações constantes nos rótulos sejam cada vez mais de fácil compreensão, com o teor calórico calculado por porções e com o máximo de informações que possibilitem uma escolha consciente pelos consumidores, seguindo o que preconiza a legislação do setor. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos consumidores sobre as informações presentes nos rótulos e se estes contribuem para a escolha dos alimentos. A metodologia utilizada foi a entrevista, através de questionário misto, realizada com consumidores habituais e aleatorizados dos supermercados do Município de Boa Vista do Buricá, Rio Grande do Sul. Como resultados, observou-se que a faixa etária predominante que respondeu à pesquisa foi de indivíduos de 40 a 50 anos; sendo 80% do gênero feminino; 45% com ensino médio completo, além de 45% com renda entre 2 a 5 salários mínimos. Verificou-se ainda que apenas 11% do público pesquisado tem o hábito de sempre ler o rótulo dos alimentos. As razões que levam o consumidor a uma leitura mais interessada são várias, com destaque para a validade e o valor nutricional. Portanto, no município avaliado são poucos os consumidores que leem o rótulo, e estes o fazem principalmente em função de saber o prazo de validade e a quantidade de calorias.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-chave: Segurança alimentar; rótulos de alimentos; saúde.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>Consumers' perceptions on nutritional labeling for food purchase in Boa Vista do Buricá/RS</p> <p>Reading, observing and interpreting nutrition labeling by consumers can determine healthier food choices. Thus, verifying the expressions used on the labels are determining habits to guarantee the acquisition of safe food, in sanitary hygienic matter and nutritional value. The Brazilian food industry has been working so that the information on the labels is increasingly easy to understand, with the caloric content updated in portions and with the maximum amount of information that allows a conscious choice for consumers, following what the Brazilian legislation recommends for the sector. In this sense, this work aimed to evaluate the consumers' knowledge about the information presented on the labels and if they contribute to the choice of food. The methodology used was the interview through a mixed questionnaire carried out with regular and random consumers from supermarkets in the city of Boa Vista do Buricá. As a result, it was observed that a predominant age group that answered the survey was individuals from 40 to 50 years old; 80% female; 45% with high school education, in addition to 45% with income between 2 and 5 minimum wages. It was also found that only 11% of the surveyed public has the habit of always reading the food label. There are several reasons that lead consumer to a more interested reading, with emphasis on the validity and nutritional value. Therefore, in the evaluated city, only a few consumers read the label, and they do so mainly because of the expiration date and the amount of calories.</p> <p>Keywords: Food safety; food labels; health.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Percepciones de los consumidores sobre el etiquetado nutricional para la compra de alimentos en Boa Vista do Buricá / RS</p> <p>Leer, observar e interpretar el etiquetado nutricional por parte de los consumidores puede determinar opciones de alimentos más saludables. Por eso, verificar las expresiones utilizadas en las etiquetas son hábitos determinantes para asegurar la adquisición de alimentos inocuos, desde el punto de vista higiénico sanitario y valor nutricional. La industria alimentaria brasileña ha estado trabajando para que la información de las etiquetas sea cada vez más fácil de entender, con el contenido calórico calculado en porciones y con la máxima cantidad de información que permita una elección consciente por parte de los consumidores, siguiendo lo recomendado por la legislación del sector. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo evaluar el conocimiento de los consumidores sobre la información presente en las etiquetas y si contribuyen a la elección de los alimentos. La metodología utilizada fue la entrevista a través de un cuestionario mixto realizado con consumidores habituales y aleatorios de los supermercados del municipio de Boa Vista do Buricá, Rio Grande do Sul. Como resultado, se observó que el grupo de edad predominante que respondió la encuesta fueron los individuos de 40 a 50 años; 80% de los cuales son mujeres; 45% con primaria completa, además del 45% con ingresos entre 2 y 5 salarios mínimos. También se encontró que solo el 11% del público encuestado tiene el hábito de leer siempre la etiqueta de los alimentos. Los motivos que llevan al consumidor a una lectura más interesada son varios, con énfasis en la caducidad y valor nutricional. Por lo tanto, en el municipio evaluado, pocos consumidores leen la etiqueta, y lo hacen principalmente por la fecha de caducidad y la cantidad de calorías.</p> <p>Palavras clave:&nbsp; Seguridad alimentaria; etiquetas de los alimentos; salud.</p> Fernanda Hart Weber, Leisi Cristiani Demarchi Deimling , Divanilde Guerra, Danni Maisa da Silva, Fernanda Leal Leães Copyright (c) 2022 Fernanda Hart Weber, Leisi Cristiani Demarchi Deimling , Divanilde Guerra, Danni Maisa da Silva, Fernanda Leal Leães http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3012 Sat, 30 Apr 2022 21:42:34 +0000 Funcionalidades das plataformas de sistema multiagentes JADE e PADE em aplicações de manufatura industrial http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2998 <p>Resumo</p> <p>O uso de sistemas multiagentes vem surgindo como uma solução para proporcionar o autogerenciamento no fluxo produtivo da indústria, sem a necessidade da interferência humana. Atualmente, a alternativa funcional melhor documentada para esta finalidade é a plataforma JADE (<em>Java Agent DEvelopment Framework</em>), o que implica no uso da linguagem de programação Java. Este trabalho tem como objetivo investigar uma nova alternativa a esta plataforma, utilizando a plataforma PADE (<em>Python Agent DEvelopment Framework</em>) para programar um sistema multiagentes dedicado à manufatura industrial. A partir de uma planta industrial simulada, foram executadas simulações com o uso deste sistema para o controle das máquinas usadas na produção de um produto que necessitava de uma montagem multiprocessos. Os resultados apresentaram que a plataforma PADE, mesmo sendo mais nova que a já consolidada JADE, demonstra ser um <em>framework</em> promissor, impulsionada pelo uso da linguagem de programação Python, em ascensão no meio computacional. Ter os resultados comparativos entre as duas plataformas em métricas distintas agrega valor quando da escolha de quais sistemas e qual linguagem utilizar a partir das métricas que o usuário necessitar.</p> <p>Palavras-Chaves: Sistema multiagente; PADE; JADE; indústria 4.0; sistema auto-organizável.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>Features of the JADE and PADE multi-agent system platforms in industrial manufacturing applications.</p> <p>The use of multi-agent systems has emerged as a solution to provide self-management in the industry's production flow, without the need for human interference. Currently, the best documented functional alternative for this purpose is the JADE platform (Java Agent DEvelopment Framework), which implies the use of the Java programming language. This work aims to investigate a new alternative to this platform, using the PADE platform (Python Agent DEvelopment Framework) to program a multi-agent system dedicated to industrial manufacturing. From a simulated industrial plant, simulations were performed with the use of this system to control the machines used in the manufacturing of a product, which required a multi-process assembly. The results showed the PADE platform, even though it is newer than the one already consolidated that JADE, proves to be a promising framework, driven by the use of the Python programming language, on the rise in the computing environment. Having the comparative results between the two platforms in different metrics adds value when choosing which systems and which language to use, based on the metrics that the user needs.</p> <p>Keywords: Multiagent system; PADE; JADE; industry 4.0; self-organizing system.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Características de las plataformas de sistemas multiagente JADE y PADE en aplicaciones de fabricación industrial</p> <p>El uso de sistemas multiagente ha surgido como una solución para proporcionar la autogestión en el flujo de producción de la industria, sin la necesidad de interferencia humana. Actualmente, la alternativa funcional mejor documentada para este propósito es la plataforma JADE (<em>Java Agent DEvelopment Framework</em>), que implica el uso del lenguaje de programación Java. Este trabajo tiene como objetivo investigar una nueva alternativa a esta plataforma, utilizando la plataforma PADE (<em>Python Agent DEvelopment Framework</em>) para programar un sistema multiagente dedicado a la fabricación industrial. A partir de una planta industrial simulada, se realizaron simulaciones con el uso de este sistema para el control de las máquinas utilizadas en la producción de un producto, que requería un ensamblaje multiprocesos. Los resultados evidenciaron que la plataforma PADE, aunque es más nueva que la ya consolidada que JADE, demuestra ser un <em>framework</em> promisor, impulsado por el uso del lenguaje de programación <em>Python</em>, en auge en el entorno computacional. Tener los resultados comparativos entre las dos plataformas en métricas diferentes agrega valor a la hora de elegir qué sistemas y qué lenguaje utilizar, en base a las métricas que el usuario necesitar.</p> <p>Palabras clave: Sistema multiagente; PADE; JADE; industria 4.0; sistema de autoorganización.</p> <p><a name="_Toc500175902"></a><a name="_Toc499224221"></a>&nbsp;</p> João Alvarez Peixoto , André Borin Soares, Ramon Simeone Fagundes Copyright (c) 2022 João Alvarez Peixoto , André Borin Soares, Ramon Simeone Fagundes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2998 Sat, 30 Apr 2022 21:43:51 +0000 Desenvolvimento e avaliação da composição da farinha de dente-de-leão (Taraxacum officinale) http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3200 <p>Resumo</p> <p>O dente-de-leão (<em>Taraxacum officinale</em>) é uma hortaliça que pertence à família <em>Asteraceae</em>, juntamente com os crisântemos, margaridas e os girassóis. O dente-de-leão vem ganhando notoriedade pelo mundo todo como uma planta comestível não convencional; no entanto, são poucos os estudos acerca de sua caracterização nutricional e fitoquímica. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma farinha a partir das folhas do dente-de-leão e avaliá-la quanto à composição centesimal, à atividade antioxidante (métodos DPPH, ABTS e <em>Folin Ciocalteau</em>) e aos compostos majoritários (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – CLAE). A farinha apresentou teor de umidade de 7,36 ± 0,27 g/100g, estando dentro do previsto pela legislação para farináceos. O teor de cinzas e proteínas foi de 15,53 ± 0,01 e 15,96, ± 9,21 g / 100g, respectivamente, e seu teor de fibra foi de 47,62 ± 0,65 g / 100g, caracterizando-o como um alimento com alto teor de fibra. Encontrou-se expressiva atividade antioxidante (22,3 ± 0,04 mg/mL e 35,3 ± 3,25 µMTrolox/g frente aos radicais DPPH e ABTS, respectivamente) para o extrato aquoso obtido a partir da farinha. O conteúdo fenólico total do extrato foi de 11,72 ± 0,32 mg/g, e os ácidos clorogênico e ferúlico, e os flavonoides hesperidina, vitexina, epigalocatequina, rutina e epigalocatequina-galato, foram detectados. Os resultados demonstram que a farinha de dente-de-leão é uma interessante fonte de proteína, minerais, fibras e compostos antioxidantes, sendo importante incentivar seu consumo, evitando desperdício e agregando valor nutricional à alimentação.&nbsp;</p> <p>Palavras-chave: Alimento funcional; antioxidantes; compostos fenólicos.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>Development and evaluation of the composition of dandelion flour (<em>Taraxacum officinale</em>)</p> <p>&nbsp;</p> <p>Dandelion (<em>Taraxacum officinale</em>) is a vegetable that belongs to the Asteraceae family, along with chrysanthemums, daisies, and sunflowers. This plant has been gaining notoriety around the world as an unconventional edible plant, however, there are few studies on its nutritional and phytochemical characterization. The present study aimed to develop a flour from dandelion leaves and to evaluate the chemical composition, antioxidant activity (DPPH, ABTS and Folin Ciocalteau methods), and major compounds (High-Performance Liquid Chromatography - HPLC). The flour had a moisture content of 7.36 ± 0.27 g / 100g, which is recommended by the legislation for flour products. Ash protein and fiber contents were 15.53 ± 0.01, 15.96 ± 9.21 and 47.62 ± 0.65 g/100g, characterizing it as a food with high fiber content. An expressive antioxidant activity (22.3 ± 0.04 mg/mL and 35.3 ± 3.25 µM Trolox/g against the DPPH and ABTS radicals, respectively) was found for the aqueous extract from the flour. Total phenolic content of the extract was 11.72 ± 0.32 mg/g, and chlorogenic and ferulic acids, along with flavonoids hesperidin, vitexin, epigallocatechin, rutin, and epigallocatechin-gallate were found. Results demonstrate that dandelion flour is an interesting source of protein, minerals, fibers, and antioxidant compounds, being important to encourage its consumption, avoiding waste, and adding nutritional value to food preparation.</p> <p>Keywords: Functional food; antioxidants; phenolic compounds.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Desarrollo y evaluación de la composición de harina de diente de león (<em>Taraxacum officinale</em>)</p> <p>&nbsp;</p> <p>El diente de león (<em>Taraxacum officinale</em>) es un vegetal que pertenece a la familia de las Asteraceae, junto a los crisantemos, margaritas y girasoles. Ha ido ganando notoriedad en todo el mundo como una planta comestible no convencional, sin embargo, existen pocos estudios sobre su caracterización nutricional y fitoquímica. El presente estudio tuvo como objetivo desarrollar una harina a partir de hojas de diente de león y evaluarla por su composición química, actividad antioxidante (métodos DPPH, ABTS y Folin Ciocalteau) y compuestos principales (Cromatografía líquida de alto rendimiento - HPLC). La harina presentó un contenido de humedad de 7,36 ± 0,27 g / 100 g, lo que se encuentra dentro de las disposiciones de la legislación para productos harinosos. El contenido de cenizas y proteínas fue de 15.53 ± 0.01 y 15.96, ± 9.21 g/100g, respectivamente, y su contenido de fibra fue de 47.62 ± 0.65 g/100g, caracterizándolo como un alimento con alto contenido en fibra. Se encontró una actividad antioxidante expresiva (22,3 ± 0,04 mg/mL y 35,3 ± 3,25 µMTrolox/g contra los radicales DPPH y ABTS, respectivamente) para el extracto acuoso obtenido de la harina. El contenido fenólico total del extracto fue de 11,72 ± 0,32 mg/g, encontrándose los ácidos clorogénico y ferúlico, y los flavonoides hesperidina, vitexina, epigalocatequina, rutina y galato de epigalocatequina. Los resultados demuestran que la harina de diente de león es una fuente interesante de proteínas, minerales, fibras y compuestos antioxidantes, por lo que es importante fomentar su consumo, evitar el desperdicio y agregar valor nutricional a los alimentos.</p> <p>Palavras clave: Alimentos funcionales; antioxidantes; compuestos fenólicos.</p> <p>&nbsp;</p> Joice Colussi, Elizete M. P. Facco, Catia Santos Branco, Gabriela Chilanti Copyright (c) 2022 Joice Colussi, Elizete M. P. Facco, Catia Santos Branco, Gabriela Chilanti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3200 Sat, 30 Apr 2022 21:45:28 +0000 Reação de diferentes genótipos de pessegueiro quanto a podridão parda em flores http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2966 <p>Resumo</p> <p>Reação de diferentes genótipos de pessegueiro quanto à podridão parda em flores</p> <p>A podridão parda é a principal doença do pessegueiro. A contaminação das flores pode causar perdas significativas na produção, o que torna necessário o efetivo controle para evitar que continuem presentes no pomar. O objetivo deste trabalho foi testar o comportamento de genótipos de pessegueiro quanto à podridão parda em flores em dois ciclos produtivos. O experimento foi conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos. Foi utilizado o delineamento experimental completamente casualizado, com quatro repetições de 4 ramos com flores, considerando cada genótipo como tratamento. Os ramos coletados foram preparados com a eliminação de flores velhas e danificadas. Os botões florais e as flores recém-abertas foram inoculados, individualmente, com 0,15 mL de suspensão conidial (1,0 x 10<sup>5</sup> esporos mL<sup>-1</sup>) de <em>M. fructicola.</em> No tratamento controle, foram pulverizados com 0,15 mL de água destilada. As flores foram examinadas 72 horas após a inoculação e avaliou-se visualmente a percentagem de flores infectadas. Os genótipos de pessegueiro avaliados diferiram significativamente quanto à incidência de podridão parda nas flores em ambos os ciclos. Houve diferentes graus de suscetibilidade à podridão parda em flores. Os genótipos ‘Cascata 1070’ e ‘Cascata 1055’ foram os que apresentaram menor suscetibilidade a ela.</p> <p>Palavras-chave: Queima de flores; <em>Monilinia fructicola</em>; resistência a doenças; divergência genética; melhoramento do pessegueiro.</p> <p>Abstract</p> <p>Brown rot is the main disease of peach trees. Contamination of flowers can cause significant losses in production, which requires effective control. &nbsp;The aim of this work was to test different flower peach genotypes for blossom blight in two production cycles. The work was carried out at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná – <em>Campus </em>Dois Vizinhos. The experimental design was entirely randomized, with four replications of four branches, considering each genotype as treatment. The collected branches were prepared with the removal of old opened flowers and damaged ones. The flower buds and newly opened flowers were inoculated individually with 0.15 mL of <em>Monilina fructicola</em> conidial suspension (1.0 x 10<sup>5</sup> spores mL<sup>-1</sup>). Branches of the control treatment were sprayed with 0.15 mL of distilled water. The flowers were examined 72 hours after inoculation, and the infected flowers percentage was evaluated. The peach genotypes evaluated in the two production cycles differ statistically for blossom blight incidence, in both cycles. The results demonstrate that there are different susceptibility degrees for blossom blight, being 'Cascata 1070' and 'Cascata 1055' genotypes with the lower susceptibility to disease.</p> <p>Keywords: Blossom blight; <em>Monilinia fructicola</em>; resistance to diseases; divergence genetic; breeding peach.</p> <p>Resumen</p> <p>Reacción de diferentes genotipos de melocotón para la pudrición parda en flores</p> <p>La podredumbre parda es la principal enfermedad del melocotonero. La contaminación de las flores causa pérdidas importantes en la producción, así es necesario un control eficaz. En este trabajo, se objetivó evaluar el comportamiento de genotipos de melocotón para la pudrición parda en flores en dos ciclos productivos. El ensayo se realizó en la Universidade Tecnológica Federal do Paraná - <em>Campus </em>Dois Vizinhos. Se utilizó un diseño completamente al azar, con cuatro réplicas de cuatro ramas con flores y se consideró cada genotipo como tratamiento. Las ramas recogidas fueron preparadas con la eliminación de flores viejas y dañadas. Los botones florales y las flores recién abiertas fueron inoculados individualmente con 0.15 mL de suspensión de conidios (1.0 x 10<sup>5</sup> mL<sup>-1</sup>) de <em>Monilinia fructicola</em>. En el tratamiento de control, fueron rociados con 0,15 mL de agua destilada. Las flores se las examinaron 72 horas después de la inoculación y se evaluó visualmente el porcentaje de flores infectadas. Los genotipos de melocotón evaluados difirieron significativamente en la incidencia de pudrición parda en las flores en ambos ciclos. Hubo diferentes grados de susceptibilidad a la pudrición parda en las flores. Los genotipos "Cascata 1070" y "Cascata 1055" fueron los menos susceptibles a enfermedad.</p> <p>Palabras clave: Marchitez de las flores; <em>Monilinia fructicola</em>; resistencia a enfermedades; divergencia genética; mejora del melocotonero</p> Kamila Cristina Fabiane, Keli Cristina Fabiane, Américo Wagner Júnior, Cristiano Hossel, Idemir Citadin, Maristela dos Santos Rey Borin Copyright (c) 2022 Kamila Cristina Fabiane, Keli Cristina Fabiane, Américo Wagner Júnior, Cristiano Hossel, Idemir Citadin, Maristela dos Santos Rey Borin http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2966 Sat, 30 Apr 2022 21:47:26 +0000 Estimativa de produção de álcool de segunda geração de plantas de cobertura de solo http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3254 <p>Resumo</p> <p>O grande desafio para a produção de álcool de segunda geração (Álcool 2G) é encontrar fontes baratas de materiais lignocelulósicos. O objetivo foi avaliar o rendimento teórico de álcool 2G a partir da biomassa seca de plantas de cobertura do solo. Neste estudo foram utilizadas seis das espécies mais representativas de primavera/verão: Mucuna cinza (<em>Mucuna pruriens</em>), feijão de porco (<em>Canavalia ensiformis</em>), crotalária espectábilis (<em>Crotalaria spectabilis</em>), crotalária juncea (<em>Crotalaria juncea</em>), guandu anão (<em>Cajanus cajan</em>) e milheto (<em>Pennisetum glaucum</em>). A produção de matéria seca, a composição química dos resíduos culturais e os posteriores rendimentos em hidrólise e fermentação foram obtidos através de cálculos utilizando-se dados de literatura. Foram testados diferentes cenários de remoção/utilização da biomassa produzida pelas espécies: 1) 100%, 2) 75%, 3) 50% e 4) 25%. O rendimento médio de álcool variou de 2.121 (mucuna cinza, feijão de porco e crotalália spectabilis) a 8.876 litros/ha no milheto. Com a utilização de apenas 25% da biomassa do milheto é possível produzir 2.219 litros de álcool por hectare e, por outro lado, somente 418 litros com a cultura da mucuna cinza. As culturas do milheto e guandu anão, com utilização de 75% e 50% da biomassa seca, respectivamente, mostram-se espécies potenciais para produção de álcool 2G e com sobra acima de 5 ton/ha de resíduos culturais para proteção do solo.</p> <p>Palavras-chave: Etanol; aproveitamento energético; biomassa; energia sustentável.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>Estimate of second-generation alcohol production from cover crop plants</p> <p>The great challenge for the production of second-generation alcohol (2G Alcohol) is to find cheap sources of lignocellulosic materials. The aim was to evaluate the theoretical yield of 2G alcohol from the dry biomass of cover crops. Six of the most representative species of spring/summer were used in this study: Gray mucuna (<em>Mucuna pruriens</em>), jack bean (<em>Canavalia ensiformis</em>), showy rattlebox (<em>Crotalaria spectabilis</em>), crotalaria juncea (<em>Crotalaria juncea</em>), dwarf pigeonpea (<em>Cajanus cajan</em>) and millet (<em>Pennisetum glaucum</em>). Dry matter production, chemical composition of crop residues and subsequent hydrolysis and fermentation yields were obtained through calculations using literature data. Different scenarios for the removal/use of biomass produced by the species were tested: 1) 100%, 2) 75%, 3) 50% and 4) 25%. The average alcohol yield ranged from 2,121 (grey mucuna, jack bean and showy rattlebox) to 8,876 liters/ha in millet. With the use of only 25% of the millet biomass, it is possible to produce 2,219 liters of alcohol per hectare and, on the other hand, only 418 liters with the cultivation of gray mucuna. The millet and dwarf pigeonpea plants, with use of 75% and 50% of dry biomass, respectively, are potential species for the production of 2G alcohol and with a surplus of more than 5 ton/ha of crop residues for soil protection.</p> <p>Keywords: Ethanol; energy use; biomass; sustainable energy.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Estimación de la producción de alcohol de segunda generación de cultivos de cobertura del suelo</p> <p>El gran desafío para la producción de alcohol de segunda generación (alcohol 2G) es encontrar fuentes baratas de materiales lignocelulósicos. El objetivo fue evaluar el rendimiento teórico de alcohol 2G a partir de la biomasa seca de cultivos de cobertura. En este estudio se utilizaron seis de las especies más representativas de la primavera/verano: mucuna gris (<em>Mucuna pruriens</em>), frijol cerdo (<em>Canavalia ensiformis</em>), crotalaria spectabilis (<em>Crotalaria spectabilis</em>), crotalaria juncea (<em>Crotalaria juncea</em>), gandul enano (<em>Cajanus cajan</em>) y mijo (<em>Pennisetum glaucum</em>). La producción de materia seca, la composición química de los residuos de los cultivos y los rendimientos posteriores de hidrólisis y fermentación se obtuvieron mediante cálculos utilizando datos de la literatura. Se probaron diferentes escenarios para la remoción/uso de biomasa producida por la especie: 1) 100%, 2) 75%, 3) 50% y 4) 25%. El rendimiento alcohólico medio osciló entre 2.121 (mucuna gris, frijol cerdo y crotalalia spectabilis) y 8.876 litros/ha en mijo. Con el uso de 25% de la biomasa de mijo es posible producir 2.219 litros de alcohol por hectárea y, por otro lado, solamente 418 litros con el cultivo de mucuna gris. Los cultivos de mijo y gandul enano, con uso de 75% y 50% de biomasa seca, respectivamente, son especies potenciales para la producción de alcohol 2G y con un excedente superior a 5 ton/ha de residuos de cultivos para protección de suelos.</p> <p>Palavras clave: Etanol; aprovechamiento energético; biomassa; energía sostenible.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Jackson Eduardo Schmitt Stein, Rodrigo Rotili Junior, Eduardo Canepelle, Divanilde Guerra, Danni Maisa da Silva, Marciel Redin Copyright (c) 2022 Jackson Eduardo Schmitt Stein, Rodrigo Rotili Junior, Eduardo Canepelle, Divanilde Guerra, Danni Maisa da Silva, Marciel Redin http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3254 Sat, 30 Apr 2022 21:50:42 +0000 E-participation dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sudeste do Brasil http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3068 <p>Resumo</p> <p>O Ministério da Educação lançou, em 2016, um projeto denominado Desafio da Educação Profissional e Tecnológica (doravante DEPT) que incentiva cidadão a participarem ativamente, por meio de uma plataforma online, do processo de tomada de decisões. Tal condição reforça a necessidade das instituições de ensino superior e, em especial, dos Institutos Federais da região sudeste do Brasil, a se interagirem com a sociedade. O presente trabalho teve como O objetivo desta pesquisa é analisar se os IF’s da região sudeste do Brasil fazem uso das ferramentas da rede social para promover a participação social. Para tanto, foram analisados <em>posts</em>, <em>likes</em>, <em>reactions</em>, comentários e <em>shares</em> de cada página oficial dos institutos federais da região supracitada. Houve aumento no engajamento da região sudeste desde o lançamento do lançamento DEPT, constatando que os institutos federais passaram a utilizar a rede social <em>Facebook</em> para aumentar sua interação com a sociedade.</p> <p>Palavras-chave: Comunicação; redes sociais; instituições de ensino superior; interação; sociedade.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>E-participation of federal education, science and technology institutes in southeastern Brazil</p> <p>In 2016, the Ministry of Education launched a project called the Challenge of Professional and Technological Education (hereinafter DEPT) that encourages citizens to actively participate, through an online platform, in the decision-making process. This condition reinforces the need for higher education institutions and, in particular, for Federal Institutes in the southeast region of Brazil, to interact with society. The present work had as The objective of this research is to analyze if the FI's of the Southeast region of Brazil make use of social network tools to promote social participation. To this end, posts, likes, reactions, comments and shares on each official page of the federal institutes in the aforementioned region were analyzed. There has been an increase in the engagement of the Southeast region since the launch of the DEPT launch, noting that the federal institutes started to use the social network Facebook to increase their interaction with society.</p> <p>Keywords: Communication; social networks; higher education institutions; interaction. society.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Participación electrónica de institutos federales de educación, ciencia y tecnología del sureste de Brasil</p> <p>En 2016, el Ministerio de Educación lanzó un proyecto denominado Reto de la Educación Profesional y Tecnológica (en adelante DEPT) que incentiva a la ciudadanía a participar activamente, a través de una plataforma en línea, en el proceso de toma de decisiones. Esta condición refuerza la necesidad de que las instituciones de educación superior y, en particular, los Institutos Federales de la región sureste de Brasil, interactúen con la sociedad. El presente trabajo tuvo como objetivo El objetivo de esta investigación es analizar si las IF de la región Sudeste de Brasil utilizan herramientas de redes sociales para promover la participación social. Para ello se analizaron publicaciones, me gusta, reacciones, comentarios y compartidos en cada página oficial de los institutos federales de la mencionada región. Ha habido un aumento en el compromiso de la región sureste desde el lanzamiento del lanzamiento del DEPT, y se señaló que los institutos federales comenzaron a utilizar la red social Facebook para aumentar su interacción con la sociedad.</p> <p>Palavras clave: Comunicación. redes sociales; instituciones de educación superior; interacción; sociedad.</p> <p>&nbsp;</p> Danielle Lima Peixoto, André Gützmann, Thaísa Barcellos Pinheiro do Nascimento, Marcelo Oliveira Júnior, Alyce Cardoso Campos, Leandro Carvalho Bassotto Copyright (c) 2022 Danielle Lima Peixoto, André Gützmann, Thaísa Barcellos Pinheiro do Nascimento, Marcelo Oliveira Júnior, Alyce Cardoso Campos, Leandro Carvalho Bassotto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3068 Sat, 30 Apr 2022 21:51:51 +0000 Sensibilização ambiental no ambiente escolar: relação entre a geração dos resíduos sólidos e hábitos de consumo http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3033 <p>Resumo</p> <p>O adequado gerenciamento dos resíduos sólidos reflete uma preocupação constante devido aos atuais modos de consumo adotados pela maior parte da sociedade, inclusive no ambiente escolar. Devido à grande quantidade de resíduos sólidos produzidos nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dona Luiza Vale Aranha, localizada na zona sul de Porto Alegre/RS, uma ação ambiental com propósito de sensibilizar os estudantes em relação à geração dos resíduos sólidos e seus hábitos alimentares e de consumo foi desenvolvida. Para isso, a metodologia constituiu-se por revisão bibliográfica e execução da pesquisa de campo. As atividades realizadas com os alunos foram planejadas e executadas na forma de conversa, com incentivo à participação ativa e de construção do conhecimento através da apresentação do problema e coleta de dados e por fim, aplicação de questionário. Foi possível constatar que a grande quantidade de resíduos produzidos é oriunda de alimentos trazidos pelos estudantes até a escola, caracterizados predominantemente pelas embalagens de papel e plástico. O diagnóstico inicial identificou grande quantidade de resíduos descartados sem nenhum critério de segregação nas lixeiras espalhadas na escola, com média determinada em 0,0023 kg por pessoa (sem incluir os resíduos dos sanitários e cozinha). Percebeu-se que a maioria dos estudantes desconhece assuntos relevantes sobre separação, reaproveitamento e os impactos que esses materiais podem causar ao meio ambiente. Entretanto, observou-se uma reflexão significativa por parte dos alunos, interessados em participar ativamente em novos projetos e comprometidos em reforçar nas suas casas a importância da separação adequada dos resíduos.</p> <p>Palavras-chave: Escola; segregação; resíduos sólidos; sensibilização ambiental.</p> <p>&nbsp;</p> <h2>Abstract</h2> <p>Environmental awareness in the school environment: relationship between the generation of solid waste and consumption habits</p> <p>The proper management of solid waste is a constant due to the current consumption methods adopted by most of society, including in the school environment. Demanding the large amount of solid waste on the premises of the Dona Luiza Vale Aranha State Elementary School, located in the southern zone of Porto Alegre-RS, is an environmental action with the purpose of sensitizing students in relation to the generation of solid waste and their habits food and consumption was developed. For this, the methodology consisted of a literature review and field research. The activities carried out with the students were planned and carried out in the form of conversation, encouraging active participation and knowledge construction through the presentation of the problem and data collection, and finally, a questionnaire application. It was possible to verify that the large amount of waste eliminated comes from food brought by students to school, predominantly characterized by paper and plastic from packaging. The initial diagnosis identifies a large amount of waste discarded without segregation criteria in the dumps around the school, with an average provided at 0.0051 lbs per person (not including toilet and kitchen waste). It was noticed that most students are unaware of relevant issues about separation, reuse and the impacts that these materials can cause to the environment. However, there was a reflection on the part of students, interested in actively participating in new projects and committed to reinforcing in their homes the importance of separating solid waste.</p> <p>Key words: School; segregation; solid waste; environmental awareness.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Sensibilización ambiental en el entorno escolar: relación entre generación de residuos sólidos y hábitos de consumo</p> <p>El manejo adecuado de los residuos sólidos es una constante debido a los métodos de consumo actuales adoptados por la mayor parte de la sociedad, incluso en el ámbito escolar. Exigir la gran cantidad de residuos sólidos en las instalaciones de la Escuela Primaria Estatal Doña Luiza Vale Aranha, ubicada en la zona sur de Porto Alegre-RS, es una acción ambiental con el propósito de sensibilizar a los estudiantes en relación a la generación de residuos sólidos y se desarrollaron sus hábitos alimentarios y de consumo. Para ello, la metodología consistió en una revisión de la literatura y una investigación de campo. Las actividades realizadas con los estudiantes se planificaron y llevaron a cabo en forma de conversación, fomentando la participación activa y la construcción del conocimiento a través de la presentación del problema y la recolección de datos, y finalmente, la aplicación de un cuestionario. Se pudo constatar que la gran cantidad de desperdicios eliminados proviene de los alimentos que traen los estudiantes al colegio, caracterizados predominantemente por el papel y el plástico de los envases. El diagnóstico inicial identifica una gran cantidad de residuos descartados sin criterios de segregación en los botaderos aledaños a la escuela, con un cálculo medio de 0,0023 kg por persona (sin incluir desperdicios de inodoro y cocina). Se notó que la mayoría de los estudiantes desconocen los problemas relevantes sobre la separación, la reutilización y los impactos que estos materiales pueden causar al medio ambiente. Sin embargo, hubo una reflexión por parte de los estudiantes, interesados ​​en participar activamente en nuevos proyectos y comprometidos en reforzar en sus hogares la importancia de separar los residuos sólidos.</p> <p>Palabras clave: Escuela; segregación; residuos sólidos; advertencia ambiental.</p> <p>&nbsp;</p> Juares de Oliveira Gonçalves, Joyce Cristina Gonçalvez Roth Copyright (c) 2022 Juares de Oliveira Gonçalves, Joyce Cristina Gonçalvez Roth http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3033 Sat, 30 Apr 2022 21:53:04 +0000 Análise de qualidade da água e do solo utilizando Alfakit®: abordagem teórico-prática para ensino de ciências na Escola Paulo VI, Canoas - RS http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3207 <p>Resumo</p> <p>As ações relacionadas ao meio ambiente e ao uso dos recursos naturais são de extrema importância para a formação do cidadão consciente. Quando realizadas em ambientes escolares podem propiciar a união entre teoria e prática e possibilitar o protagonismo dos estudantes, além de atender às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, este estudo teve por objetivo realizar análise da qualidade da água e do solo de quatro pontos de amostragem (A1 a A4 e S1 a S4) utilizando Alfakit®, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, com o envolvimento dos estudantes do 6º ano de uma escola pública no município de Canoas, RS. O método utilizado foi de pesquisa-ação, uma vez que a proposta pretendia fomentar a discussão de um problema de forma colaborativa e participativa, desenvolvida por meio de observação, análise e prática. Foi possível perceber o desenvolvimento de autonomia e um movimento maior dos estudantes com a construção do conhecimento a partir da proposta de estudo. Na avaliação das amostras, A1 apresentou valores acima do permitido de amônia, presença de coliformes totais e <em>Escherichia coli </em>e a amostra A3 apresentou pH abaixo dos parâmetros e presença de fosfato acima do permitido pela legislação. A educação ambiental na escola trabalha competências voltadas para conservação do meio ambiente possibilitando uma vivência do estudante com os problemas da comunidade na qual está inserida.</p> <p>Palavras-chave: Educação ambiental; sustentabilidade; ensino de ciências.</p> <p><a name="_Toc499224221"></a><a name="_Toc500175902"></a>&nbsp;</p> <p>Abstract</p> <p>Analysis of water and soil quality using Alfakit®: theoretical-practical approach to science teaching at Escola Paulo VI, Canoas - RS</p> <p>Actions related to the environment and the use of natural resources are extremely important for the formation of conscious citizens. When carried out in school environments, they can provide a link between theory and practice and enable students to take a leading role, in addition to meeting the competencies of the National Common Curriculum Base (BNCC). Therefore, this study aimed to analyze the water and soil quality of four sampling points (A1 to A4 and S1 to S4) using Alfakit®️, over physical-chemical and microbiological analysis, with the involvement of the sixth-year students from a public school in the city of Canoas, RS. The method used was action research since the proposal aimed to foster a discussion of a problem in a collaborative and sharing way, developed through observation and practice. It was possible to perceive the development of autonomy and greater involvement of students with the construction of knowledge from the study proposal. In the evaluation of the samples, A1 presented values above the allowed for ammonia, presence of total coliforms, and <em>Escherichia coli</em> and the sample A3 presented pH below the parameters and the presence of phosphate above that allowed by the legislation. Environmental education at school works on skills aimed at environmental conservation, enabling students to experience the problems of the community they are part of.</p> <p>Keywords: Environmental education; sustainability; science teaching.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Resumen</p> <p>Análisis de la calidad del agua y del suelo con Alfakit®: abordaje teórico-práctico de la enseñanza de las ciencias en la Escola Paulo VI, Canoas – RS</p> <p>Las acciones relacionadas con el medio ambiente y el uso de los recursos naturales son de suma importancia para la formación de ciudadanos conscientes.&nbsp; Cuando essas acciones se realizan en ambientes escolares, pueden proporcionar una unión entre la teoría y la práctica, permitiendo que los estudiantes asuman un papel protagónico, además de cumplir con las propósitos de la Base Curricular Común Nacional (BNCC).&nbsp; Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo analizar la calidad del agua y del suelo de cuatro puntos de muestreo (A1 a A4 y S1 a S4) utilizando Alfakit®️, a través de análisis físico-químicos y microbiológicos, con la participación de estudiantes de 6to año de una escuela pública de&nbsp; la ciudad de Canoas, RS, Brasil. El método utilizado fue la investigación-acción, ya que la propuesta pretendía incentivar la discusión de un problema de forma colaborativa y participativa, desarrollada a través de&nbsp; la observación, análisis y práctica.&nbsp; Fue posible percibir el desarrollo de autonomía y un mayor movimiento de los estudiantes con la construcción del conocimiento a partir de la propuesta de estudio.&nbsp; En la evaluación de las muestras, A1 presentó valores por encima de los permitidos de amoníaco, presencia de coliformes totales y <em>Escherichia coli</em>. La muestra&nbsp; A3 presentó pH por debajo de los parámetros y presencia de fosfato por encima de los&nbsp; valores permitidos por la legislación.&nbsp; La educación ambiental en la escuela trabaja habilidades dirigidas a la conservación del medio ambiente, capacitando al alumno para experimentar los problemas de la comunidad en la que está inserto.</p> <p>&nbsp;Palabras llave: Educación ambiental; sostenibilidad; enseñanza de las ciencias.</p> Jaqueline Milani, Daniela Lara, Erli Costa Copyright (c) 2022 Jaqueline Milani, Daniela Lara, Erli Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3207 Sat, 30 Apr 2022 21:54:06 +0000