Revista Eletrônica Científica da UERGS http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs pt-BR <p>§ 1º Os autores cedem à Revista da UERGS os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.</p><p>§ 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/" rel="license">Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional</a>. </p><p>§ 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.</p> revista@uergs.edu.br (RevUERGS) israel.cefrin@gmail.com (Israel Cefrin) Tue, 31 Mar 2020 14:38:10 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Neutralização da acidez em substrato de casca de pinus com diferentes granulometrias http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2274 <p>Os substratos são utilizados na maioria dos cultivos em plantas ornamentais. Entre suas características essenciais, destaca-se o valor do potencial hidrogeniônico (pH), que pode influenciar a disponibilidade de nutrientes às plantas, podendo favorecer sua absorção, dificultar e ainda causar fitotoxidez. Apesar da sua importância, as informações que auxiliem na sua manutenção para adequar às necessidades das plantas são escassas. Desse modo, o presente trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a neutralização da acidez em substrato de casca de pinus com diferentes granulometrias. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento experimental de blocos ao acaso com 5 doses de calcário dolomítico (5, 10, 15, 20 e 25 g L-1), 5 granulometrias de casca de pinus (&lt;4mm; 4-2mm; &lt;2mm; 2-1mm; &lt;1mm), 4 tempos de incubação (10, 20, 30 e 40 dias) e 4 repetições. Os valores de pH da solução do substrato foram determinados a cada 10 dias, utilizando o método de diluição do 1:5.Os valores de pH do substrato diferiram entre as diferentes granulometrias, doses de calcário e dias de incubação. As menores granulometrias, de &lt;1mm e de 1-2mm apresentaram maiores valores de pH. O aumento das doses de calcário resultou em aumento do pH, enquanto o aumento do tempo de incubação, resultou em decréscimo do pH. Os substratos com diferentes granulometrias de casca de pinus devem receber quantidades de calcário distintas para adequar os valores de pH. Não se recomenda utilizar o substrato na primeira semana após a aplicação do calcário devido à instabilidade do pH, independente da granulometria.</p> Fernanda LUDWIG, Dirceu Maximino FERNANDES, Amaralina Celoto GUERRERO, Guilherme Amaral FERREIRA, Valeria POHLMANN Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2274 Wed, 04 Mar 2020 14:31:01 +0000 Dimensionamento de um sistema de obtenção e purificação de biogás a partir de dejetos suínos http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2253 <p>A suinocultura é uma atividade que representa riscos ao meio ambiente, devido à quantidade de dejetos gerados. Um suíno com um porte de 25 a 100 kg produz aproximadamente 7 litros de dejetos líquidos/dia. A utilização de biodigestores para o tratamento de dejetos suínos reduz os poluentes e ainda produz biogás. Os resultados deste estudo referem-se ao projeto de uma unidade geradora de biometano para uma granja de 250 suínos, com uma vazão de 1,75 m³/dia de dejetos. Nesta unidade os dejetos são encaminhados para um reator UASB com altura de 6 m e diâmetro de 2,005 m. No reator é realizada a digestão anaeróbia operando com uma temperatura de 30 a 35°C. A COV adotada foi 3,35 kgDQO/m³.dia e a concentração de DQO solúvel 36,26 kgDQO/m³, com estes parâmetros foi obtido TDH de 259,75 horas e uma eficiência de remoção de DQO e DBO de 90,29% e 95,66% respectivamente. A produção volumétrica de biogás gerada no reator foi 22,54 m³/dia. Para remover o H₂S e o CO₂ foi projetado um tanque de dessulfurização de 145,54 mm de altura e 83,17 mm de diâmetro, aplicando como agente dessulfurante uma lama de cal com vazão de 458 mL/dia, na qual é borbulhado o biogás. Após, o biogás dessulfurado segue para uma coluna de adsorção de 1,286 m de altura e 64,3 mm de diâmetro, utilizando como adsorvente 1.721,95 g de carvão vegetal, para fazer a remoção da umidade.</p> Anelise Cristine Scussel, Luis Antonio Rezende Muniz Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2253 Wed, 04 Mar 2020 16:30:38 +0000 Métodos de inoculação artificial de Alternaria alternata em sementes de canola http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2307 <p>Como alternativa aos métodos tradicionais e baseada no princípio de controle de germinação, a inoculação sobre meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA), utilizando a técnica de restrição hídrica, tem sido também empregada na promoção de infecção de sementes com fungos fitopatogênicos. O objetivo deste trabalho foi de avaliar diferentes métodos de inoculação artificial de <em>Alternaria alternata</em> em sementes de canola (<em>Brassica napus</em>). Os métodos de inoculação artificial basearam-se em método de suspensão de conídios por 30 minutos, contato das sementes com a colônia fúngica em BDA sem restrição hídrica e o método da restrição hídrica em meio BDA com períodos de inoculação de 24, 48, 72 e 96 horas. O percentual germinativo das sementes foi inversamente proporcional à colonização de <em>Alternaria alternata</em> nas mesmas. O método de restrição hídrica com os diferentes períodos de inoculação foi o que proporcionou maior incidência de <em>Alternaria alternata</em> nas sementes de canola consequentemente, apresentaram o menor vigor. A inoculação das sementes por meio da técnica de restrição hídrica possibilitou a obtenção de sementes com níveis diferenciados de infecção. Os maiores índices de doença nas sementes de canola inoculadas artificialmente foram alcançados em potencial hídrico modificado.</p> Paulo Roberto KHUN, Stela Maris Kulczynski, Cristiano Bellé, Rodrigo Ferraz Ramos , Marcia Gabriel Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2307 Thu, 05 Mar 2020 11:59:12 +0000 Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117 <p>Este artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio &nbsp;– T9, em&nbsp; aula de Matemática e em aula de História, com&nbsp; distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando<em>, </em>responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições. &nbsp; &nbsp;</p> Maria Clara RAMOS NERY, Juliana Oliveira PEREIRA, Patricia Guerreiro do AMARAL Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2117 Thu, 05 Mar 2020 12:19:17 +0000 Vantagem comparativa revelada da indústria da carne de frango brasileira e dos principais players (2009-2016) http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2374 <p>Este artigo objetivou analisar a competitividade das exportações de carne de frango pelos principais <em>players</em>, incluindo o Brasil, e pela Polônia. Nesse sentido, utilizaram-se os Índices de Vantagem Comparativa Revelada e o de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica para analisar a cadeia de produção da carne de frango exportada pelos principais produtores. Os dados de natureza secundária foram coletados na <em>Food and Agriculture Organization</em> (FAO), além do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), no período de 2009 a 2016. Os resultados indicaram vantagem comparativa nas exportações brasileiras, em todo o período. Em relação aos Estados Unidos e à China, houve vantagem em dois anos, mas em momentos distintos, enquanto que, nos demais, houve desvantagem comparativa. O Brasil perdeu representatividade e vem diminuindo seus índices assim como os demais países, exceto a Tailândia, que vem melhorando seus índices mesmo com a crise, e a Polônia, que aumentou sua representatividade devido ao incentivo à produção e à conquista do produto pela alta qualidade empregada no processo produtivo.</p> Vitor Galle, Enrique Rachor, Daniel Arruda Coronel, Nelson Guilherme Machado Pinto, Nilson Luiz Costa Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2374 Thu, 05 Mar 2020 12:38:38 +0000 Ativos intangíveis http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2404 <p>O valor econômico de uma empresa ou de um órgão Público é o resultado da soma dos seus ativos tangíveis e intangíveis. A valorização de empresas ou órgãos Públicos que se utilizam de ativos intangíveis tem configurado a grande importância desses ativos na manutenção de suas vantagens competitivas e de seus valores econômicos. Este trabalho tem por objetivo analisar as demonstrações contábeis divulgadas pelas prefeituras que compõem a região Central do COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento), com foco nos Ativos Intangíveis. O suporte teórico da análise apoia-se nas orientações de divulgação conforme o MCASP (Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público). Mostra-se, na análise, que os municípios não divulgam de forma adequada sua contabilidade, pois, em sua maioria, omitem ou esquecem os ativos intangíveis. Discute-se, ainda, nas considerações finais, que ao se comportarem dessa forma os municípios pesquisados ferem o Princípio Constitucional da Transparência.</p> Juliano Prado Stradioto, Carlos Honorato Schuch Santos, Celmar Corrêa de Oliveira Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2404 Thu, 05 Mar 2020 12:47:09 +0000 "E" Ethephon no raleio químico de frutos de pessegueiro cultivar Chimarrita http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2415 <p>O raleio é uma das principais práticas culturais do pessegueiro, podendo ser realizada de maneira manual ou química. Este estudo objetivou avaliar o efeito de ethephon como raleante químico de frutos da cultivar de pessegueiro Chimarrita. O experimento consistiu na aplicação de ethephon nas doses de 0, 50, 80, 110 and 140 mg L<sup>-1, </sup>por pulverização até o ponto de gotejo, e de um tratamento de raleio manual, todos realizados em 10/09/2015, em pomar comercial localizado em Veranópolis-RS. O delineamento experimental foi completamente casualizado com seis repetições e uma planta por parcela. As avaliações ocorreram em seis ramos demarcados por planta, totalizando 36 ramos por tratamento. As variáveis analisadas foram: percentual de frutos raleados, índice de frutificação, massa, diâmetro e comprimento de fruto, firmeza de polpa, sólidos solúveis (SS) e acidez titulável (AT). A concentração de ethephon de 80 mg L<sup>-1 </sup>apresentou taxas de índice de frutificação (21,2%) e de frutos raleados (72,1%) próximos ao tratamento de raleio manual (manejo tomado como referência), com valores obtidos de 22,4% e 75,2%, respectivamente. As características físico-químicas não diferiram entre o tratamento de ethephon 80 mg L<sup>-1 </sup>e o raleio manual, com massa de fruto e SS de 104,9 g e 8,0 ºBrix para a dose de 80 mg L<sup>-1 </sup>e 113,1 g e 8,1 ºBrix para o raleio manual. A aplicação de ethephon a dose de 80 mg L<sup>-1 </sup>mostra-se eficiente para o raleio de frutos de pessegueiro cultivar Chimarrita.</p> Rafael Anzanello, Assis Tedesco Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2415 Thu, 05 Mar 2020 12:47:47 +0000 Educação ambiental não-formal em jornais de circulação na Região Celeiro do Rio Grande do Sul http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2523 <p>A Educação Ambiental está cada vez mais inserida no cotidiano da sociedade. Este artigo teve como objetivo estudar como jornais de circulação no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul noticiam assuntos que versem sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental. A metodologia utilizada consistiu na avaliação e quantificação de assuntos relacionados ao Meio Ambiente e Educação Ambiental nos jornais Atos e Fatos, Atualidades, O Celeiro e Novo Noroeste. Para tanto, utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, e, posteriormente, analisou-se o número de notícias; a temática abordada; a presença das funções do Jornalismo Ambiental e o uso das funções da Alfabetização Ecológica. Com base na Teoria da Análise de Conteúdo conforme Bardin (2004), Funções do Jornalismo Ambiental descrita por Bueno (2008) e Alfabetização Ecológica proposta por Nunes (2005). Escolheu-se o período de análise de forma aleatória, restringindo-se aos meses de março e abril de 2017. Como resultado verificou-se a presença da Educação Ambiental não-formal em trinta notícias encontradas nas editorias agricultura, rural, geral, entre outras. As principais temáticas abordadas foram condição de produção de alimentos e grãos, reciclagem e mudanças climáticas. A função Informativa do Jornalismo Ambiental contou com maior ocorrência e os critérios da Alfabetização Ecológica que mais apareceram foram Conhecimento, Atitude e valores e Participação. Portanto, este estudo foi importante porque possibilitou a análise de jornais de circulação regional onde percebeu-se que é preciso desenvolver a Educação Ambiental não-formal, pois o seu crescimento e disseminação também acarretará no envolvimento das pessoas quanto a discussão sobre meio ambiente e novas atitudes.</p> Mayara BONN, Divanilde Guerra, Luciane Sippert LANZANOVA, Ramiro Pereira Bisognin, Danni Maisa da SILVA, Marciel REDIN Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2523 Thu, 05 Mar 2020 15:42:36 +0000 Caracterização biométrica de Guabijuzeiros (Myrcianthes pungens (O. Berg) d. Legrand) http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2520 <p>O guabijuzeiro (<em>Myrcianthes pungens</em>&nbsp;(O. Berg) d. Legrand) se destaca pela produção de frutos para consumo <em>in natura,</em> porém estes são pouco conhecidos. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização de 22 acessos de guabijuzeiros. As plantas, folhas e frutos foram avaliados quanto a sua morfologia. Como resultados observou-se que a média da circunferência do caule foi de 69,1 cm, a altura de 5,8 m, a largura das folhas de 2,61 cm e o comprimento de 6,1 cm. Nos frutos, obteve-se as médias de circunferência de 1,65 a 1,98 cm; massa total de 2,87 g; massa de polpa de 1,28 g, de casca de 0,76 g; de semente de 2,99 g; e o grau brix foi 12,53%; e massa seca de 3,41 g. A viabilidade média do pólen foi de 95,21%. Portanto, os acessos avaliados, podem ser propagados, pois possuem ótimas características morfológicas e qualidade de frutos.</p> Marlene Aparecida RODRIGUES, Divanilde GUERRA, Talia Talita Sehn SEHN, Robson Evaldo Gehlen Bohrer BOHRER, Danni Maisa da Silva GUERRA Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2520 Fri, 06 Mar 2020 12:42:09 +0000 Avaliação da evasão do curso de licenciatura em ciências agrárias da Uergs Vacaria http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2397 <p>As desistências no ensino superior variam de acordo com a área de conhecimento, região, perspectivas de mercado, tipos de processos seletivos, problemas financeiros e formação sólida no ensino médio. Devido ao alto percentual de evasão do curso de Licenciatura em Ciências Agrária, esse trabalho tem como objetivo verificar os motivos que elevaram essa taxa para 75% de desistência durante o curso. A metodologia para a criação deste trabalho se deu através da interação da pesquisa documental e de campo.&nbsp; A pesquisa documental foi realizada em artigos, materiais de congressos, seminários, revistas, sites e plataformas idôneas. Para a pesquisa de campo foi realizada entrevistas com perguntas abertas, de forma individual e gravada a fim de saber a opinião dos professores e universitários que continuam e que evadiram do curso, sobre possíveis causas para a evasão. Os motivos relatados nas entrevistas foram diversos, entre os mais mencionados a falta de reconhecimento e divulgação e afinidade com o curso, falta de interesse da instituição e dos professores com o curso. A forma como se criou do curso afetou diretamente todos os envolvidos. Deste modo, faz-se necessário um planejamento elaborado de forma eficaz, para a abertura de novos cursos, para que a Universidade possa ofertar cursos de qualidade com a satisfação de tosos os envolvidos, professores, alunos e funcionários e desta forma a evasão será apenas por falta de afinidade ou por problemas pessoais.</p> Guilherme Kunde Braunstein, Carina Barboza Pegoraro Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2397 Fri, 06 Mar 2020 13:59:40 +0000