Estudo de caso: o perfil do consumidor superendividado no projeto de apoio às famílias superendividadas do PRASJUR e a educação financeira

Autores

  • Letícia Cancian Selba da SILVA Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.44.582-594

Palavras-chave:

perfil, superendividamento, mediação, educação financeira

Resumo

O presente estudo versa sobre o superendividamento e a educação financeira. Após quase uma década dos primeiros estudos no Brasil sobre superendividamento, bem como de sete anos da criação do Projeto Piloto de Tratamento das Situações de Superendividamento do Consumidor das juízas Clarissa Costa Lima e Káren Rick Danilevcz Bertoncello, a questão é saber se o perfil de consumidor superendividado identificado naquela época corresponde ao encontrado na mediação no Programa de Apoio às Famílias Superendividadas da UNISINOS em 2013. Assim, realizou-se pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa no banco de dados do projeto, constatando-se que o perfil é praticamente o mesmo, com algumas poucas diferenças. Contudo, a análise dos dados também revelou as possíveis causas que resultaram na situação de ruína financeira do consumidor, a relação entre participação no projeto e não reincidência no endividamento, além da identificação dos produtos e serviços financeiros que exigem mais esforços em educação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cancian Selba da SILVA, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Advogada. Auditora Interna, Banco do Estado do Rio Grande do Sul, graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005); especialização em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul em convênio com o Instituo Meridional (2007); especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); MBA em Gestão Bancária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012); mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Prêmio Banrisul.

Referências

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA (ASAV); UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS). Centro de Cidadania e Ação Social. Relatório anual de atividades: projeto de apoio às famílias superendividadas: 2012. São Leopoldo: Unisinos, [2013].

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Taxas de juros de operações de crédito. Brasília: [S.n.], [2018]. Disponível em: < http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros>. Acesso em: 28 maio 2018.

CARPENA, H.; CAVALLAZZI, R. L. Superendividamento: proposta para um estudo empírico e perspectiva da regulação. In: MARQUES, C. L.; CAVALLAZZI, R. L. (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

LIMA, C. C. de; BERTONCELLO, K. R. D. Adesão ao projeto Conciliar é legal -- CNJ : Projeto Piloto “Tratamento das situações de superendividamento do consumidor”. In: LIMA, C. C. de; BERTONCELLO, K. R. D. Superendividamento aplicado: aspectos doutrinários e experiência no Poder Judiciário. Rio de Janeiro: GZ Ed., 2010. p. 298-299.

LIMA, C. C. de; BERTONCELLO, K. R. D. Conciliação aplicada ao superendividamento: estudo de casos. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 18, n. 71, p. 108, jul./set. 2009.

LIMA, C. C. de; BERTONCELLO, K. R. D. Relatório do superendividamento no sul do Brasil (2007/2008): estudo de caso, perfil, estatísticas e a experiência da conciliação. In: LIMA, C. C. de; BERTONCELLO, K. R. D. Superendividamento aplicado: aspectos doutrinários e experiência no Poder Judiciário. Rio de Janeiro: GZ Ed., 2010.

LIMA, C. C. de. O Mercosul e o desafio do superendividamento. Revista do Direito do Consumidor, São Paulo, ano 19, n. 73, p. 39, jan./mar. 2010.

LIMA, M. M. de. O limite para concessão de crédito previsto no Projeto de Lei sobre o Superendividamento. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais, São Paulo, ano 15, n. 57, p. 99, jul./set. 2012.

LOPES, C. P. F. N. Direito do credor e dignidade do devedor: o problema da ponderação de interesses: anatomia de um caso. In: ANDRIGHI, F. N.(Coord.). Responsabilidade civil e inadimplemento no direito brasileiro. São Paulo: Atlas, 2014.

MARQUES, C. L. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das relações contratuais. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

PROTESTE. Perguntas frequentes para Calculadora de Cartão de Crédito. [S.l: s.n.], [2012]. Disponível em: <https://www.proteste.org.br/institucional/imprensa/press-release/2012/perguntas-frequentes-para-calculadora-de-cartao-de-credito#>. Acesso em: 28 mai. 2018.

SAMPAIO, M. de Á. e S. A garantia dos direitos de personalidade, a proteção do devedor superendividado no Brasil e a proposta de alteração do CDC. In: ANDRIGHI, F.l N. (Coord.). Responsabilidade civil e inadimplemento no direito brasileiro. São Paulo: Atlas, 2014.

SCHMITT, C. H. Consumidores hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo. São Paulo: Atlas, 2014.

TOMAZETTE, M. Disciplina dos juros moratórios e remuneratórios no direito brasileiro. In: ANDRIGHI, F. N. (Coord.). Responsabilidade civil e inadimplemento no direito brasileiro. São Paulo: Atlas, 2014.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS. Programa de Práticas Sociojurídicas (PRASJUR). Projeto de apoio às famílias superendividadas. São Leopoldo: Unisinos, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

SILVA, L. C. S. da. (2018). Estudo de caso: o perfil do consumidor superendividado no projeto de apoio às famílias superendividadas do PRASJUR e a educação financeira. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 4(4), 582–594. https://doi.org/10.21674/2448-0479.44.582-594

Edição

Seção

Banrisul Número especial