Experiência de publicação

o caso da revista de letras da UERGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.223-232

Palavras-chave:

Letras, Uergs, leitura, educação, multiculturalidade, leitores

Resumo

Esse texto objetiva apresentar a Revista “Letras na Uergs: letramentos, leituras e formação de leitores”, temáticas e posicionamentos de egressos dos Cursos de Graduação - Letras: Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (Licenciatura) e de Pós-Graduação - Teoria e prática na Formação de Leitores; bem como relatar o processo de sua editoração até o momento dessa apresentação, desvelando aspectos de “Leitura e educação” e de “Leitura e multiculturalidade”. A metodologia de construção seguiu os trâmites da Revista Eletrônica da Uergs, sistema Open Journal System, com cronograma iniciado em julho e culminado em dezembro de 2021. Seus resultados pretendem demonstrar que a formação ministrada pelos Cursos da Uergs une a responsabilidade com o desenvolvimento do conhecimento transformador à paixão de ler e de fomentar ações de formação de leitores, ressaltando a qualidade das pesquisas realizadas e a importância de ampliar seu alcance (nacional e internacional) via Revista Eletrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Martins da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Prof.ª Dr.ª Luciane Sippert Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000). Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdades Alternativas Santo Augusto (2013), Mestrado em Educação nas Ciências, área de Letras, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Doutorado em Letras, área Teorias do texto e do discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2017.  Atualmente é professora Adjunta de Língua Portuguesa da UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, língua e ensino, leitura, relação texto e gramática, produção textual, letramento, linguagem e crenças no ensino de Língua Portuguesa, formação de professores, planejamento, avaliação, pesquisa em educação e metodologia da pesquisa.

Me. Mamadú Mutaro Embaló, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Referências

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/RS. COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR. Deliberação nº 337/2021. Processo UERGS nº 21/1950-0000396-1. Reconhece, por 5 anos, o Curso de Licenciatura em Letras, desenvolvido na Unidade em Porto Alegre, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Determina providência. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Silva, A. C. M. da, Lanzanova, L. S., & Embaló, M. M. (2021). Experiência de publicação: o caso da revista de letras da UERGS. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 7(3), 223–232. https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.223-232