Programa Brasil alfabetizado: uma análise à luz da teoria dos múltiplos fluxos de Kingdon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.22-31

Palavras-chave:

Programa Brasil alfabetizado, política pública, educação.

Resumo

O presente trabalho busca analisar o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) à luz da Teoria dos Múltiplos Fluxos de Kingdon (2003), procurando verificar como este programa se estrutura e vem passando por modificações ao longo da sua oferta. Para isso, metodologicamente, adota-se uma pesquisa qualitativa descritiva fazendo-se uso de análise documental por meio da legislação que regula o PBA. Foram selecionados o Decreto nº 6.093 e a Resolução nº 32 devido aos dados disponibilizados serem os mais recentes no momento de execução da pesquisa. Como resultados, pode-se perceber que, a partir da teoria adotada para análise, abordando as questões referentes ao fluxo dos problemas, ao fluxo das alternativas e soluções e ao fluxo político, foi possível verificar as condições prévias para a instituição do PBA e como ele se estrutura. Quanto aos processos de modificação, a análise foi limitada, visto que a Teoria dos Múltiplos Fluxos se destaca mais especificamente na parte de preconcepção de políticas públicas.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Motta Santana Abrahan, J., & Rostas, G. R. (2023). Programa Brasil alfabetizado: uma análise à luz da teoria dos múltiplos fluxos de Kingdon. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 9(1), 22–31. https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.22-31

Edição

Seção

N. Especial Ciências Humanas e Sociais 2023