Centro de interpretação do pampa: estudo inicial sobre o fazer musical na comunidade do cerro da pólvora Jaguarão – RS

Autores

  • Helena Beatriz Costa de Oliveira Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Rua Conselheiro Dyana, 650. Bairro Kennedy. Jaguarão, RS. Brasil. CEP: 96300-000.
  • Everton Fêrrêr de Oliveira Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Rua Conselheiro Dyana, 650. Bairro Kennedy. Jaguarão, RS. Brasil. CEP: 96300-000.

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.74-78

Palavras-chave:

Músico, Instrumentistas, CIP

Resumo

O Centro de Interpretação do Pampa (CIP) é um Museu que será gerido pela UNIPAMPA e terá como objetivo realizar exposições, ter acervo museológico, área de auditório subterrânea, um anfiteatro, promoção da cultura local e da cultura do Pampa. Nesta pesquisa levantamos informações dos músicos instrumentistas que residem no entorno do CIP. Ainda não havia um levantamento sobre os músicos de Jaguarão. O objetivo da pesquisa foi verificar quais são as experiências e os conhecimentos desses músicos para identificarmos se eles estão aptos para apresentarem-se ou ministrarem cursos/oficinas no CIP. Em resultado identificamos que existem seis músicos instrumentistas no entorno do CIP, residentes a menos de cem metros do museu e moradores a mais de vinte anos no local. Quanto a experiência musical identificamos que todos tocam a mais de 20 anos e possuem um vasto conhecimento sobre seus instrumentos, porém não possuem educação formal musical. Analisando o tempo de prática e experiências instrumentais de cada um dos entrevistados consideramos que eles possuem capacidades plenas para ensinar o uso dos instrumentos que tocam e realizar apresentações no CIP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Oliveira, H. B. C. de, & Oliveira, E. F. de. (2016). Centro de interpretação do pampa: estudo inicial sobre o fazer musical na comunidade do cerro da pólvora Jaguarão – RS. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 2(1), 74–78. https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.74-78

Edição

Seção

Artigos