Normas para publicação

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Revista Eletrônica Científica da UERGS tem por finalidade publicar trabalhos que abordem temas relevantes nas áreas de humanas e artes, exatas e engenharias e vida e meio ambiente, tendo caráter interdisciplinar e / ou multidisciplinar, de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência e da extensão no Brasil e no exterior.

Todas as contribuições enviadas para publicação serão submetidas à apreciação dos Editores-Chefes, Membros do Corpo Editorial e Revisores Convidados, reservando-se à Revista o direito de recusar o artigo considerado insuficiente ou que esteja em desacordo com os escopos, princípios e normas da revista. Os autores e a Revista detêm os direitos de reprodução. A Revista Eletrônica Científica da UERGS publica   conforme a licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

No momento da submissão o autor deve enviar uma carta de apresentação para explanar sucintamente a relevância do trabalho, contendo declaração de que o trabalho não foi publicado ou submetido a outro periódico. Nesta carta os autores podem sugerir 5 (cinco) avaliadores potenciais para o artigo, com sua filiação e e-mail para contato.

 

A Revista aceita submissões em português, inglês ou espanhol de:

  • Artigos Inéditos: reportam resultados científicos originais que ainda não tenham sido publicados em outro periódico. O documento não deve exceder 12 páginas considerando texto, imagens/figuras, tabelas/quadros e referências. Modelo disponível no site da Revista.
  • Notas Curtas ou Comunicações Breves: experiências originais, cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais de pequenas séries. O documento não deve exceder 6 páginas considerando texto, imagens/figuras e tabelas/quadros e referências. (Não exceder 6 páginas)
  • Editoriais sobre temas específicos serão publicados mediante convite dos Editores-Chefes.
  • Nota Técnica: é um artigo elaborado por técnico (os) especializado (os) em determinado assunto, devendo conter fundamentação teórica ou análise completa de todo o contexto. O documento não deve exceder 6 páginas considerando texto, imagens/figuras e tabelas/quadros e referências.
  • Artigos de Dados: apresentam vasto conjunto de dados, acompanhados por metadados que descrevem o conteúdo, contexto, qualidade e estrutura dos dados. Os dados devem estar em um arquivo aberto, por exemplo: excel, csv, em seu arquivo original.
  • Artigos de Revisão: apresenta a revisão de forma sistematizada da literatura sobre determinado assunto. O documento não deve exceder 12 páginas considerando texto, imagens/figuras e tabelas/quadros e referências.
  • Artigos de Extensão: apresenta resultados de projeto de extensão universitária. O documento não deve exceder 12 páginas considerando texto, imagens/figuras e tabelas/quadros e referências.

 

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

Os artigos devem ser submetidos unicamente pelo site da Revista Eletrônica Científica da Uergs: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs. O formato do trabalho deve seguir o modelo disponível no site https://proex.uergs.edu.br/revista-uergs, estar em Word for Windows versão 98 ou superior. Recomendamos que a submissão tenha no máximo 12 páginas e já considerando o máximo de 3 ilustrações (tabelas, fotos, gráficos, etc), lembrando de considerar o tipo de documento conforme item anterior.

Todos os artigos devem conter os seguintes itens: Título (considerando a língua do texto da submissão), Autores e afiliações (nome da instituição de vínculo, e-mail para contato e o link para currículo Lattes no doc word) e no OJS informar também o link para o Orcid. Em biografia no OJS informar o link para o Lattes no cadastro de todos os autores; Resumo (escrito na língua portuguesa, não excedendo 250 palavras), Palavras-chave (ao menos 3 e no máximo 5) devem ser informadas no momento da submissão (palavras-chave separadas por vírgula) e  no documento do artigo (palavras-chave separadas por ponto final), Título traduzido para o inglês, Abstract, Keywords; Título em espanhol, Resumen e palavras clave,  Introdução, Materiais e Métodos/Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações Finais e Referências (sem uso de numeração progressiva).

Em trabalhos que envolvam seres humanos, animais ou com manipulação genética, os autores deverão informar na seção Materiais e Métodos/Metodologia os aspectos éticos da pesquisa com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, em consonância com a Declaração de Helsinki https://www.ufrgs.br/bioetica/helsin1.htm

Trabalhos sem aprovação de Comitê de Ética não serão aceitos para a publicação.

Gráficos e tabelas devem ser inseridas no texto de acordo com a ordem em que são citadas e numeradas sequencialmente por algarismos arábicos. O título deve ser colocado acima da tabela e da figura, devendo ser curto, porém representativo, com descrição completa da informação contida na tabela. As imagens devem ser inseridas no texto com resolução de 150 dpis. Também devem ser enviadas separadamente na etapa de envio do arquivo da submissão, após inserir os metadados do artigo – na etapa 3 de Finalização – basta clicar em Enviar um novo arquivo.

 

AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS PELOS PARES

Todas as submissões enviadas à Revista serão avaliadas por no mínimo dois revisores ad hoc, cujos nomes serão mantidos em sigilo. Caso haja discrepância entre as avaliações, um terceiro revisor poderá ser consultado, ou a definição será realizada pelos Editores-Chefes. O Editor-Chefe, de posse desses dados, tomará a decisão final. Quando forem sugeridas modificações, estas serão encaminhadas ao autor correspondente para resposta e, em seguida, encaminhadas aos revisores para verificarem o cumprimento das exigências e solicitações.

As instruções devem ser seguidas integralmente. O aceite final do artigo é de atribuição dos Editores-Chefes, sendo que artigos que não estejam de acordo com as instruções da revista ou estejam fora do escopo da mesma, serão prontamente rejeitados. Casos omissos serão deliberados pelo Corpo Editorial e pelo Conselho Editorial da Revista Científica Eletrônica da UERGS.