Vídeo-documentário como ferramenta sensibilizadora de educação ambiental, nos Butiazais de Tapes (RS)

Autores

  • Éderson Gustavo de Souza FERREIRA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Universitária em Tapes, RS, Brasil
  • Daniela Cristina Haas LIMBERGER Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Universitária em Tapes, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.34.764-775

Palavras-chave:

meio ambiente, conservação ambiental, área de preservação ambiental, Butia odorata

Resumo

O butiazal do Estado do Rio Grande do Sul tem sua maior área de preservação no município de Tapes. Nesta paisagem do Pampa, vivem 50 espécies ameaçadas de extinção entre fauna e flora. O objetivo do projeto é promover a sensibilização dos alunos das escolas municipais e estaduais deste municúpio, quanto a preservação dos butiazais. A metodologia do projeto fundamenta-se no conhecimento de que a relação educação-cinema oportuniza tematizar, por diferentes ângulos, questões da realidade cotidiana. E ainda, que o uso de filmes enquanto recurso didático cresce a cada dia, possibilitando que a pessoa adquira mais conhecimentos sobre um tema específico e ao mesmo tempo desenvolva novas competências. Dessa forma, para que se tenha a sensibilização dos alunos, se utilizará recursos vídeos-documentários relacionado aos butiazais acompanhado por palestras, orientando sobre a preservação deste ecossistema e posterior feedback com perguntas coletivas. A educação ambiental é o processo que se constroem valores sociais, voltadas para a conservação do meio ambiente. Acredita-se que o cinema possa ser considerado capaz de auxiliar a transformação de atitudes e valores das pessoas diante do cotidiano e, portanto, ser uma excelente ferramenta de disseminação da educação ambiental. Apresenta-se por fim, a conscientização em preservar os butiazais e biodiversidade local, tornando os estudantes destas escolas disseminadores da educação ambiental.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éderson Gustavo de Souza FERREIRA, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Universitária em Tapes, RS, Brasil

   

Daniela Cristina Haas LIMBERGER, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Universitária em Tapes, RS, Brasil

   

Referências

ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: Aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, n.24, nov. 2006.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei Federal No 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacao ambiental/lei9795.pdf. Acesso em: jan. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Ciências. BRASÍLIA: MEC, 2007.

BECKER, F.; MOURA, L. A. Biodiversidade. Regiões da Lagoa do Casamento e dos Butiazais de Tapes, planície costeira do Rio Grande do Sul Ministério do Meio Ambiente. – Brasília: MMA / SBF, 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/cap_1_lagoa_casamento.pdf>. Acesso em: out. 2016.

FRANCO, G.E.L. O Vídeo Educativo: Subsídios para a leitura crítica de documentários. Revista Tecnologia Educacional, n. 136-137, mai./ago. 1997.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1999.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3º ed. Campinas: Papirus, 2001.

PAIM, P.G. A história da borracha na Amazônia e a Química Orgânica: Produção de um vídeo didático-educativo para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Mestrado em Ensino de Ciências, Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

RIVAS, M; BARBIERI, R.L. Boas Práticas de manejo para o extrativismo sustentável do butiá. 1ª Edição. Brasília, DF: Embrapa. Pallotti. 2014.

SEARA FILHO,G. Apontamentos de introdução à educação ambiental. Revista Ambiental, ano 1, v. 1, 1987.

SILVA, S. Diagnostico Ambiental do Município de Tapes. Projeto de Iniciação Cientifica. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

FERREIRA, Éderson G. de S., & LIMBERGER, D. C. H. (2017). Vídeo-documentário como ferramenta sensibilizadora de educação ambiental, nos Butiazais de Tapes (RS). Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(4), 764–775. https://doi.org/10.21674/2448-0479.34.764-775

Edição

Seção

Resumos expandidos 3º SIGA