Consumo e pós-consumo de equipamentos digitais por escolares na Região Celeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.249-258

Palavras-chave:

Comportamento social, Resíduos eletrônicos, Logística reversa, Educação ambiental

Resumo

A problemática da geração de resíduos eletroeletrônicos (REE) pela população está cada vez mais presente. As tecnologias tornam-se obsoletas em questão de tempo e viram lixo, poluindo o ambiente e causando danos à saúde. Desta forma é de caráter irrefutável que a comunidade escolar tenha conhecimento sobre a problemática da geração de REE e as soluções acerca deste tema. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o consumo e pós-consumo de equipamentos digitais por escolares do nono ano em um Município da Região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário em três escolas da rede municipal de ensino, sendo uma rural e duas urbanas. O questionário possuía 10 questões, de múltiplas escolhas, que foi aplicado, após a aprovação junto ao comitê de ética, para 60 estudantes no segundo semestre de 2016. Como resultados, foi possível observar que o grau de interesse dos estudantes por assuntos relacionados ao meio ambiente é razoável. A vida útil dos eletrônicos, como o celular, é curta sendo que mais de 50% dos entrevistados o utiliza somente por dois a cinco anos. E ao final da vida útil dos celulares mais de 50% prefere guardar, ao invés de realizar práticas de reciclagem. Observa-se ainda que mais de 60% dos estudantes desconhecem as políticas de logística reversa. Portanto, os resultados expressam claramente que os jovens têm consciência dos problemas ambientais, porém com pouco interesse. 

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Biografia do Autor

Divanilde Guerra, Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS)

Possui graduação em Agronomia (2005), Mestrado em Fitotecnia na área de concentração Plantas de lavoura (2008), Doutorado em Fitotecnia, com Ênfase em Melhoramento e Biotecnologia Vegetal (2011) e Pós-Doutorado Junior (PDJ/CNPq) (2012/2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Atua principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético vegetal por técnicas tradicionais e marcadores moleculares em cereais e fruticultura. Agroecologia e manejo e produção agroecológica de espécies frutíferas e olerículas. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2020-11-10

Como Citar

Arndt, R. ., Guerra, D., Vasquez Hengles, A. C. ., Bisognin, R. P. ., Silva, D. M. da ., & Bohrer, R. E. G. . (2020). Consumo e pós-consumo de equipamentos digitais por escolares na Região Celeiro . Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(3), 249–258. https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.249-258

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS