O gênero narrativo e Renato Russo: a formação de leitores cidadãos

Autores

  • Lilian da Silva Carvalho Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini (E.M.F.A.P.) /Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro (E.E.E.G.C.)
  • Ana Carolina Martins da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) https://orcid.org/0000-0002-5786-6636

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.248-257

Palavras-chave:

Educação;, formação de leitores;, Renato Russo;, faroeste caboclo;, gênero narrativo.

Resumo

 

Resumo

 

Adaptação de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 2017. A questão de pesquisa: “Como as músicas com traços de gênero narrativo podem unir poesia, arte e educação emancipadora para formação de leitores críticos?” o inspirou, e foi usada a metodologia de pesquisa bibliográfica, usando fontes como: websites, encartes de cds, livros, monografias, teses, bem como de comunicações orais: gravações em vídeo (via Youtube); e filmes. Com a hipótese de que este tipo de canção de teor narrativo pode fomentar reflexões profundas dentre os ouvintes, a partir de sua identificação com os dramas dos personagens, o objeto escolhido foi “Faroeste Caboclo”, do autor e compositor Renato Russo. O objetivo geral foi verificar se essa música poderia responder à questão de pesquisa. Como resultado, observou-se que sua Letra demonstra os dramas e angústias que vive o ser humano num contexto adverso; trata-se de uma história cantada, permeada pelos elementos da narrativa; permitindo ao leitor a apropriação dos valores simbólicos discutidos na canção, além de poder vir a servir como recurso didático na formação de leitores emancipados e críticos, a partir de mediações pedagógicas adequadas para tal.

Palavras-chave: Educação; formação de leitores; Renato Russo; faroeste caboclo; gênero narrativo.

 

Abstract

Adaptation of Course Conclusion Paper presented to the Specialization in Theory and Practice of Reader Education, at the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, in Porto Alegre, in 2017. The research question: “How can songs with narrative genre traits unite poetry, art and emancipatory education to train critical readers?” inspired him, and the bibliographic research methodology was used, using sources such as: websites, CD inserts, books, monographs, theses, as well as oral communications: video recordings (via Youtube); and movies. With the hypothesis that this type of song with a narrative content can foster deep reflections among listeners, based on its identification with the characters' dramas, the chosen object was “Faroeste Caboclo”, by author and composer Renato Russo. The general objective was to verify if this song could answer the research question. As a result, it was observed that its lyrics demonstrates the dramas and anxieties that human beings experience in an adverse context; it is a sung story, permeated by the elements of the narrative; allowing the reader to appropriate the symbolic values ​​discussed in the song, in addition to being able to serve as a didactic resource in the formation of emancipated and critical readers, based on pedagogical mediations suitable for this purpose.

Keywords: Education; reader training; Renato Russo; faroeste caboclo; narrative genre.

 

Resumen

Adaptación del Trabajo de Conclusión de Curso presentado en Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, de la Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, en Porto Alegre, en 2017. La pregunta de investigación: "¿Cómo pueden las canciones con trazos de género narrativo unir la poesía, el arte y la educación emancipadora para formar lectores críticos?" inspiró este trabajo, y se utilizó la metodología de investigación bibliográfica, utilizando fuentes como: sitios web, encartes de CD, libros, monografías, tesis, así como comunicaciones orales: grabaciones de video (vía Youtube) y películas. Con la hipótesis de que este tipo de canción de contenido narrativo puede generar profundas reflexiones entre los oyentes, a partir de su identificación con los dramas de los personajes, el objeto elegido fue “Faroeste Caboclo”, del autor y compositor Renato Russo. El objetivo general fue verificar si esta canción podría responder a la pregunta de investigación. Como resultado, se observó que su letra demuestra los dramas y angustias que vive el ser humano en un contexto adverso; es una historia cantada, impregnada de elementos de la narración, permitiendo al lector apropiarse de los valores simbólicos discutidos en la canción, además de poder servir como recurso didáctico en la formación de lectores emancipados y críticos, a partir de mediaciones pedagógicas adecuadas para tal fin.

Palabras clave: Educación; formación de lectores; Renato Russo; faroeste caboclo; género narrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian da Silva Carvalho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini (E.M.F.A.P.) /Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro (E.E.E.G.C.)

Ana Carolina Martins da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Referências

Biografia da banda Legião Urbana. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/biografia/ . Acesso: 02 de fev.2017.

Biografia de Renato Russo. Disponível em: http://www.renatorusso.com.br/bio/ . Acesso: 02 de fev.2017.

BULLA, Neusa Maria Vasques. A música como possibilidade de desenvolvimento humano: crítico, leitura, oralidade e escrita. In Cadernos PDE, Volume II: O professor PDE e os desafios da Escola Pública Paranaense, PARANÁ, 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uem_ped_pdp_neusa_maria_vasques_bulla.pdf . Acesso em 16 de jan. 2017.

DAPIEVE, Arthur. Renato Russo - O Trovador Solitário. Rio de Janeiro: Editora Relume Dumará, 2000.

DAPIEVE, Arthur. BRock: O rock brasileiro dos anos 80. São Paulo, Editora 34, 2015.

EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação e argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

Faroeste caboclo – o filme. Disponível em: http://globofilmes.globo.com/noticia/faroeste-caboclo-9/ . Acesso em 10 de jan.2017.

FONSECA, Solange Gomes da. Anatomia de um leitor!!!. In Overmundo, comentário postado em 17/1/2013. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/anatomia-de-um-leitor . Acesso em 04 de jan. 2017.

LEGIÃO URBANA. Que país é este – 1978/1987. EMI, 1998. Encarte. 1 CD digital estéreo remasterizado.

LOIS, Lena. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Estilo punk: Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estilo-punk.htm . Acesso em 01 de fev. de 2017.

RUSSO, Renato. Faroeste Caboclo. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/faroeste-cabloco.html . Acesso em 10 jan.2017.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 7.ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

Tragédia Grega. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/tragedia/ . Acesso em: 8 de fev. 2017.

Vagalume – Musicas e discografia. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/biografia/ . Acesso: 4 de fev.2017.

VIEIRA, A. G. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. In Psicologia: Reflexão e Crítica, 2001, 14(3), pp. 589-597.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Carvalho, L. da S., & Silva, A. C. M. da. (2021). O gênero narrativo e Renato Russo: a formação de leitores cidadãos. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 7(3), 248–257. https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.248-257