Livro na praça: o espaço não-formal contribuindo para a formação do leitor literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.240-247

Palavras-chave:

Espaços não formais;, literature;, leitor literário.

Resumo

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo analisar como o espaço não formal pode contribuir para a formação do leitor literário. Os instrumentos de análise foram três projetos de leitura denominados “Livro na Praça”, “Árvore de Livros” e “Piquenique Literário”, destinados a crianças alfabetizadas ou não. Os mesmos aconteceram em espaço não-formal, mais especificamente, no município de Canoas/RS.  A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa-ação, com análise qualitativa. Nessa perspectiva, neste espaço não-formal, as crianças puderam encontrar livros diversos, fazer suas próprias escolhas, ler ou escutar histórias e, ainda, trocar livros e ideias.

 

Palavras-chave: Espaços não formais; literature; leitor literário.

 

Abstract 

 

This work aims to analyze how the non formal space can contribute to the formation of the literary reader. The analysis instruments were three reading projects called “Livro na Praça”, “Árvore de Livros” and Literary Picnic”, aimed at children who are literate or not. The same took place in a non-formal space, more specifically, in the city of Canoas/RS. The methodology used in this study was an action research, with qualitative analysis. From this perspective, in this non-formal space, children could find different books, make their own choices, read or listen to stories, and also exchange books and ideas. 

 

Keywords: Non-formal spaces; literature; literary reader.

 

 

Resumen

 

Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo el espacio no formal puede contribuir con la formación del lector literario. Los instrumentos de analisis   fueron tres proyectos de lectura denominados “Libro en la plaza”, “Árbol de libros” y “Picnic literario”, dirigidos a niños alfabetizados o no. Dichos proyectos ocurrieron en un espacio no formal, más concretamente, en la ciudad de Canoas/RS. La metodología utilizada en este estudio fue una investigación-acción, con análisis cualitativo. Desde esta perspectiva, en este espacio no formal, los niños pudieron encontrar diferentes libros, tomar sus propias decisiones, leer o escuchar cuentos y también intercambiar libros e ideas.

 

Palabras clave:  Espacios no formales; literatura; lector literario.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Cagliari, Prefeitura Municipal de Canoas

http://lattes.cnpq.br/2143554426641371

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. LITERATURA INFANTIL: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1993. 173p.

COSSON, Rildo. LETRAMENTO LITERÁRIO: Teoria E Prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

FAILA, Zoara (org.). RETRATO DA LEITURA NO BRASIL 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em:

<http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf.> Acesso em: 23 jan. 2017.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. 136 p.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA. EM EXTENSÃO, V. 7, Uberlândia, Proex EDUFU, 2008. Disponível em:

<http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390> Acesso em 05 dez. 2016.

PETIT, Michèle. LEITURAS: do espaço íntimo ao espaço público. 1ªEd. Editora 34. São Paulo, 2013.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 132 p.

VIEIRA, Valéria; BIANCONI, Maria Lúcia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, n. 4, Oct./Dec. 2005. Dispónivel em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 17 fev. 2017.

ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: Leitura em crise na escola: As alternativas do professor. ZILBERMAN, Regina (Org.). 9ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Cagliari, S., & Camargo da Silva, V. . (2021). Livro na praça: o espaço não-formal contribuindo para a formação do leitor literário. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 7(3), 240–247. https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.240-247