Desenvolvendo a Agroecologia no Vale do Taquari -RS: atividade de introdução ao tema e práticas agroecológicas na escola

Autores

  • Jaíne de Oliveira SIMONETTI Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Amanda da Rosa CARDOSO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Micheline FRIZZO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Elaine BIONDO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.33.546-561

Palavras-chave:

agricultura familiar, agroecologia, educação, escola

Resumo

A Escola propicia a construção de conhecimento, não somente conteúdos obrigatórios, mas conteúdos relacionados ao dia-a-dia do aluno, desde o ensino fundamental até o ensino médio, e no turno inverso escolar. Assim, envolver a comunidade escolar, no tema produção agroecológica e alimentação saudável, é valorizar a produção local de alimentos e a sustentabilidade. No Vale do Taquari a produção de alimentos é realizada pela agricultura familiar, via manejo convencional, com uso de insumos químicos, especialmente agrotóxicos, aumentando a insustentabilidade na produção de alimentos e a insegurança alimentar. O incentivo para a produção orgânica e agroecológica vem sendo discutidas e implementadas nas comunidades, a fim de produzir alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis. No entanto, muito ainda necessita ser entendido, sendo a disseminação deste tema fundamental, inclusive nas escolas. Assim, o presente trabalho objetivou levar à escola os princípios da agroecologia, através de palestra e atividades práticas realizadas com alunos de Turno Inverso em uma escola municipal de Nova Bréscia, Vale do Taquari, RS. Foi abordado o tema Agroecologia e seus princípios, a importância da diversidade de sementes crioulas, realizada visita a propriedade agroecológica e atividade prática na horta escolar e avaliação via questões. Os resultados permitiram constatar que as crianças tem grande interesse pelo tema, participando ativamente das atividades propostas. Ao serem questionadas sobre a importância do tema abordado, o consideraram muito importante. Os alunos, além de aprenderem sobre agroecologia e produção sustentável de alimentos e alimentação saudável, também disseminam este conhecimento com os pais e na comunidade, favorecendo a transição agroecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaíne de Oliveira SIMONETTI, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Bolsista de Iniciação Científica Fapergs

Amanda da Rosa CARDOSO, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Administração Rural e Agroindustrial e Bolsista de Extensão

Micheline FRIZZO, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora da Uergs Administradora

Elaine BIONDO, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Uergs Área da Vida e do Meio Ambiente

Referências

BARROS, L.C.; DAMBROS, G.; MACHADO, D.T.M. Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na Rede Pública de Ensino de Cachoeira do Sul/RS. Monografias Ambientais, Santa Maria, v.5, n.5, p.1032-1037, 2012.

BORIN, V.C.Z. et al. Educação agroecológica um dos caminhos para mediação dos problemas entre sociedade moderna e natureza. Cadernos de Agroecologia, v.8, n.2, nov. 2013.

BRASIL. Instrução Normativa nº 46, de 06 de outubro de 2011. Diá-rio Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 out. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/LmEqKb> Acesso em: 13 de out. de 2015.

BRASIL. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Políti-ca Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 ago. 2012. Disponível em: < https://goo.gl/FEtmWG >. Acesso em: 13 de out. de 2015.

FREITAS, H.R. et al. Hortas escolares agroecológicas como instru-mento de educação ambiental e alimentar na creche municipal Dr. Washington Barros – Petrolina/PE. Extramuros: Revista de Exten-são da Univasf, v.1, n.1, p. 155 – 169. 2013.

KRONBAUER, E.A. Transição Agroecológica e o Caminho para Garantia de Qualidade Orgânica: Estudo de Caso de um Orga-nismo de Controle Social (OCS) em Arroio do Meio-RS. 2016. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências e Tecnologia de Alimentos) Unidade em Encantado, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado, RS. 2016.

MACHADO, L.C.P. As necessidades humanas, os saberes, a utopia: a agroecologia, os cerrados e sua proteção. In.: SAUER, S.; BALESTRO, M. V. Agroecologia e os desafios da transição agroe-cológica. 2¬¬ ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 229 – 260.

NODARI, R. O.; GUERRA M. P., E. A Agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Estudos Avançados, v. 29, n.83, p. 183-207, 2015.

PADOVAN, M.P.; CAMPOLIN, A.I. Caminhos para mudanças de processos e práticas rumo à agroecologia. Dourados, MS.: Em-brapa Agropecuária Oeste, 2011. 59p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SDR/RS, 2013.

RITA, F.S.; SANTOS, C.S.; BARBIERI, M.S. Abordagem dos princí-pios de agroecologia em escola pública de ensino fundamental do município de Muzambinho/MG. Cadernos de Agroecologia, v.8, n.2, nov. 2013.

SANTOS, A. S. et al. Caracterização e desenvolvimento de quintais produtivos agroecológicos na comunidade Men de Sá, Itaporanga d’Ajuda. Revista Brasileira de Agroecologia, Sergipe, v.8, n.2, p 100-111, 2013.

SCHMITT, C.J. Transição agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In.: SAUER, S.; BALESTRO, M. V. Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. 2¬¬ ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 173 – 198.

SCHULTZ , G. et al. Agricultura orgânica na região do Vale do Taquari/RS: Análise da estrutura de coordenação e gerenciamento da cadeia produtiva de hortaliças orgânicas. Porto Alegre: Socieda-de Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2009.

SIMONETTI, J.O. et al. Agroecologia desde a infância: atividades de introdução e práticas agroecológicas no turno inverso da escola. In: Livro de Resumos... 6 SIEPEX, 2a JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UERGS e 1 SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE TERRITORIALIDADE – RS, Bagé, 2016. ISSN: 2448-0010

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

SIMONETTI, J. de O., CARDOSO, A. da R., FRIZZO, M., & BIONDO, E. (2017). Desenvolvendo a Agroecologia no Vale do Taquari -RS: atividade de introdução ao tema e práticas agroecológicas na escola. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(3), 546–561. https://doi.org/10.21674/2448-0479.33.546-561

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS