Diretrizes Éticas

Diretrizes éticas

A Revista Eletrônica Científica da Uergs publica manuscritos originais, mas se reserva o direito de não publicar textos científicos que agridam qualquer posicionamento político, ideológico, étnico-racial, de gênero, religioso ou ambiental. Autores, editores, revisores e avaliadores da revista devem se comprometer para manter boas práticas éticas. Devem observar os requisitos para submissão, a adequação ao formato e as normas adotadas pela revista, bem como a adequação linguística dos textos. A Revista não tolera má conduta (falsificação ou a fabricação de dados e imagens; cópia parcial ou total de um texto do próprio autor ou de terceiros, não autorizada ou não referenciada adequadamente). A revista fará uso de software para realizar uma primeira busca por similaridades com outras publicações; portanto, os manuscritos submetidos são, assim, verificados quanto à originalidade com programa de detecção de plágio antes de passar pela avaliação pelos pares.

 

Responsabilidades dos autores

Ao submeter um manuscrito à Revista Eletrônica Científica da Uergs, o autor declara que o texto submetido não está sendo considerado - ou já foi aceito - para publicação. Observe-se que a liberação para o envio para outras revistas é dada de maneira expressa no momento que ocorre a rejeição do manuscrito. O autor é responsável por fornecer ao editor cópia de qualquer manuscrito submetido e que possa conter conteúdo sobreposto ou estreitamente relacionado. Deve mencionar o registro e aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para projetos que contemplem metodologias que envolvam quaisquer tipos de interação com seres humanos considerando: Resolução n. 466, de 12 dezembro 2012, do Conselho Nacional de Saúde; Resolução CNS 240/1997; Resolução CNS 370/2007; Norma de Procedimentos 006/2009, do Conselho Nacional de Saúde; Resolução CNS 510/2016 que dispõe sobre normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. É esperado dos autores pronto envio de notificação aos editores da revista caso seja identificado erros em seu texto para, quando for o caso, seja publicada errata, retratação ou manifestação de preocupação. Os nomes dos autores e seus vínculos institucionais, agradecimentos, informações sobre financiamento ou quaisquer referências que os possam identificar devem ser retirados da versão do manuscrito enviado para avaliação, objetivando, assim, preservar a revisão duplo-cega (blind review). Os autores que submetem manuscritos à avaliação podem também ser convidados ou se voluntariar para participar do processo de revisão por pares na Revista Eletrônica Científica da Uergs.

 

Responsabilidades dos editores e da Comissão Editorial

O editor é responsável pela avaliação inicial do manuscrito, independente da origem geográfica do autor, posicionamento político-ideológico, crença religiosa, do gênero e origem étnico-racial. A partir da avaliação inicial positiva, o manuscrito é enviado à avaliação cega por pares. Baseada nas normas de conduta ética do Committee on Publication Ethics - COPE, a Comissão Editorial da Revista Eletrônica Científica da Uergs, publicará, sempre que necessário, erratas, retratações e manifestações de preocupação sobre material publicado. Infrações éticas serão julgadas pela Comissão Editorial da revista e, se necessário, pelos membros do Conselho Editorial. Denúncias de infrações éticas podem ser comunicadas por qualquer pessoa a qualquer tempo, através do e-mail revista@uergs.edu.br. Os editores e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos da Revista Eletrônica Científica da Uergs e devem resolver quaisquer conflitos de forma transparente, objetivando sempre a manutenção da credibilidade do periódico.

 

Responsabilidades do avaliador

São responsabilidades de quem avalia textos para a revista: a) manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou autor e não reter ou copiar conteúdos do manuscrito; b) alertar a equipe editorial sobre qualquer conteúdo publicado ou enviado para publicação que seja substancialmente similar àquele em revisão e sem a adequada citação e referência; c) estar ciente de quaisquer potenciais conflitos de interesses (financeiros, institucionais, colaborativos ou outros, entre o avaliador e o autor); d) assegurar que não haja formas de identificação pessoal no documento a ser avaliado.

 

Condutas em casos de suspeita de infração ética

Em casos de suspeita de infrações éticas, quaisquer membros da comunidade acadêmica (autores, leitores, revisores, avaliadores, pareceristas, editores, membros do conselho editorial), ou público em geral, devem realizar denúncia por escrito através do e-mail revista@uergs.edu.br à Revista Eletrônica Científica da Uergs. As infrações éticas dizem respeito a: publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria (mudança, autor fantasma e etc.), conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista e outras questões éticas relacionadas à pesquisa (por exemplo, envolvendo pessoas).
Os editores seguirão o fluxo de resolução de conflitos do Committee on Publication Ethics (COPE), a fim de investigar e solucionar as questões. Os fluxos utilizados pela Revista Eletrônica Científica da Uergs estão disponíveis no site do COPE e também explicados no vídeo.