Formação continuada em educação ambiental através de cursos de formação online de educadores

análise do curso “Água: Gotas de Conscientização” Projeto Escolas Conectadas

Autores

  • Camila da Silva Cardoso Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS)
  • Juçara Bordin Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS) https://orcid.org/0000-0002-6964-7334
  • Patrícia Behling Schäfer B&S Educação e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.184-192

Palavras-chave:

Água; Educação Ambiental; Formação de professores; Projeto Escolas Conectadas.

Resumo

Esta pesquisa teve como tema o Projeto Escolas Conectadas como parceiro na formação continuada em Educação Ambiental de educadores do Brasil e, como objetivo de pesquisa, buscou-se analisar como o Projeto Escolas Conectadas auxilia na formação continuada em Educação Ambiental de educadores do Brasil, com foco no curso Água: gotas de conscientização. Como referencial teórico, embasou-se em diferentes autores(as) de Educação Ambiental e formação de professores, como Albanus (2008) e Nóvoa (2001). Numa abordagem qualitativa, mas com expedientes de apoio quantitativos, desenvolveu-se uma pesquisa com a plataforma digital do Projeto Escolas Conectadas – Fundação Telefônica Vivo, com foco no curso Água: gotas de conscientização – edição 2018. Utilizou-se a técnica de observação participante com 409 cursistas inscritos, através da mediação do curso e de análise documental. Constatou-se que o Projeto Escolas Conectadas auxilia na formação continuada em Educação Ambiental de educadores do Brasil, possibilitando sua capacitação. Conclui-se que a edição investigada viabilizou aprendizagens por meio das trocas de experiências com pares residentes em diferentes estados brasileiros (favorecendo a compreensão das singularidades do meio ambiente considerada cada região, bem como acerca da importância da água), promoveu inspirações para a prática na sala de aula (fomentando não só aos educadores participantes do curso, como também aos seus alunos, o respeito, o zelo e o apreço pela natureza) e suscitou visão crítica sobre as questões analisadas no decorrer da formação.

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Biografia do Autor

Juçara Bordin, Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS)

Doutora e Mestre em Botânica (Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) pelo Instituto de Botânica de São Paulo (2011 e 2008, respectivamente). É professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade Litoral Norte-Osório.

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

Cardoso, C. da S. ., Bordin, J., & Schäfer, P. B. . (2020). Formação continuada em educação ambiental através de cursos de formação online de educadores: análise do curso “Água: Gotas de Conscientização” Projeto Escolas Conectadas. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(3), 184–192. https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.184-192

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS