Rubricas para avaliação formativa no ensino na área da saúde: uma proposta no conteúdo de incontinência urinária feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.42-50

Palavras-chave:

Educação em saúde, materiais de ensino, avaliação educacional, especialidade de fisioterapia, educação.

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de um Produto Educacional oriundo de um Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação de um Instituto Federal no Brasil. O Produto Educacional consistiu em uma Sequência Didática planejada e sistematizada no ensino do conteúdo de Incontinência Urinária na disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher, em um curso de Graduação em Fisioterapia no ano de 2021. Entre as estratégias das atividades educacionais dessa Sequência Didática há a proposta da Rubricas. A Rubricas é uma ferramenta avaliativa no processo de ensino e de aprendizagem e nesta proposta se constituiu em uma abordagem qualitativa. Esta pesquisa possui o intuito de potencializar as reflexões para a avaliação formativa pela ferramenta Rubricas no ensino na área da saúde e, com isso, proporcionar subsídios de avaliações no processo de ensino e de aprendizagem na área para as/os docentes.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Tomaschewski Bueno, M. B., & Giusti Moreira, M. I. . (2023). Rubricas para avaliação formativa no ensino na área da saúde: uma proposta no conteúdo de incontinência urinária feminina. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 9(1), 42–50. https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.42-50

Edição

Seção

N. Especial Ciências Humanas e Sociais 2023