Inserción de las mujeres en el periodismo deportivo ecuatoriano

Autores

  • María Alexandra Clavijo Loor Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Elizabeth Tufiño Pozo Universidad Tecnológica Equinoccial

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.63-73

Palavras-chave:

Mulheres, Jornalismo esportivo, Posicionamento profissional

Resumo

O presente artigo contem os resultados de um trabalho de pesquisa realizado durante 2014 e 2015 no qual analisamos a situação atual das mulheres que exercem atividades profissionais dentro do jornalismo esportivo equatoriano. Através de entrevistas individuais e grupais, com homens e mulheres que trabalham nesta área nos propusemos compreender as trajetórias e condições atuais de trabalho para as mulheres jornalistas esportivas dentro de transformações históricas nas quais influenciam diferentes fatores, destacamos entre eles, a existência de concepções machistas e a discriminação que ainda limitam o desenvolvimento da igualdade entre homens e mulheres na sociedade toda e especificamente no campo do jornalismo esportivo. Entre os principais resultados destacamos a trajetória de vida esportiva familiar, os apoios entre colegas e as oportunidades de exercício profissional, as exigências profissionais diferenciadas por gênero e os riscos de assédio âmbito do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Alexandra Clavijo Loor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação. Linha de pesquisa: universidade teoria e prática.

Fernanda Elizabeth Tufiño Pozo, Universidad Tecnológica Equinoccial

Formada em Jornalismo pela Universidad Tecnológica Equinoccial

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Loor, M. A. C., & Pozo, F. E. T. (2016). Inserción de las mujeres en el periodismo deportivo ecuatoriano. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 2(1), 63–73. https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.63-73

Edição

Seção

Artigos