Foco e Escopo

Missão: Promover o desenvolvimento sustentável e solidário, publicando resultados oriundos de projetos de ensino, pesquisa, inovação, arte e extensão desenvolvidos no Brasil e no exterior.

Visão: Tornar-se uma referência acadêmico-científica e artístico-cultural que contribua para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo: Estimular o debate e a reflexão na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as ciências, as letras e as artes por meio do intercâmbio de ideias, práticas e resultados.

Não são cobradas taxas para submissão e/ou processamento de artigos ou para acesso ao seu conteúdo.

Processo de Avaliação pelos Pares

1º Os artigos submetidos à Revista são direcionados pelo Editor Chefe (ou pelo Editor Adjunto) a um Editor Executivo que passa a ser responsável pelo andamento do artigo e deverá verificar o texto em relação à missão, visão e normas da Revista;

2º Nesta fase o artigo poderá ser reprovado ou re-encaminhado aos autores para revisão e re-submissão posterior;

3º Artigos que estejam em acordo com as normas, missão e visão da Revista serão encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas externos. O Editor Executivo poderá consultar os membros do Conselho Editorial para que sirvam como pareceristas ou indiquem potencial parecerista para o artigo;

4º A Revista adota o sistema duplo cego (double blind peer review) para a avaliação dos trabalhos. Nomes e instituições dos autores e dos revisores são mantidos em sigilo durante todo o processo. Para tanto é responsabilidade do autor remover qualquer identificação no conteúdo do artigo submetido sendo que o artigo poderá ser rejeitado caso a identificação seja possível;

5º Os artigos serão avaliados pelos pareceristas com base em critérios previamente estabelecidos em formulário próprio que será disponibilizado pelo SEER e definido conjuntamente pelo Editor Chefe e restante do Corpo Editorial.

6º No momento do parecer final, o parecerista poderá incluir informações adicionais relativas à avaliação bem como sugestões que considerar pertinentes para a melhoria da publicação, podendo o autor acatar as sugestões ou justificar a não inclusão das mesmas. Isto será avaliado pelo Editor Chefe ou por membro do Conselho Editorial designado pelo Editor Chefe;

7º Artigos que forem aceitos para publicação pelos pares serão publicados em número subsequente. Em alguns casos, definidos pelo Editor Chefe, os artigos poderão ser publicados antecipadamente no sistema “on-line first” para posterior inclusão no número que irá compor;

8º Eventualmente poderão ser publicados artigos de autores convidados pelo Corpo Editorial, consultado anteriormente o Editor Chefe. Estes artigos também passarão pela revisão dos pares.

Periodicidade

Os números em fluxo contínuo serão lançados sempre nos meses de:

1) Abril; 2) Agosto; 3) Dezembro.

Adicionalmente poderão ser publicados números especiais. 

Artigos aceitos serão imediatamente publicados pela revista ficando disponível imediatamente ao público. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica Científica da UERGS foi criada em 2015 através da Resolução 012/2015 do Conselho Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Atualmente é indexada nas bases de dados: Sumários.org, Latindex, Diadorim, Pkp Index e Academic Search Index - Researchbib.