Mudanças climáticas e seus efeitos no Litoral Médio do Rio Grande do Sul

Stefania Hoff AMBOS, Ricardo Silva Pereira MELLO, Amanda Nascimento DA SILVA, Patrícia BINKOWSKI

Resumo


A discussão sobre as mudanças climáticas têm sido muito frequente nos últimos anos, devido aos efeitos estarem atingindo o ambiente, a sociedade e a economia. Os efeitos das mudanças do clima geralmente são abordados em uma escala global, porém, há a necessidade de se explicar, em escala regional, os efeitos que o clima tem ocasionado em consonância com os aspectos socioeconômicos regionais. Identificar os efeitos climáticos em escala regional e traçar sua influencia na economia e na sociedade é um desafio para o planejamento de políticas de mitigação e adaptação ao clima. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, ambientais e econômicos das mudanças climáticas no Litoral Médio do Rio Grande do Sul. Foram realizados levantamentos bibliográficos e registros documentais sobre o histórico de eventos climáticos intensos com danos socioeconômicos ocorridos no Litoral Médio. A identificação das projeções climáticas para o sul do Brasil foi realizada através de relatórios governamentais, em que foram analisadas as tendências anuais e das estações. Para a caracterização socioeconômica e ambiental foi realizada pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre a demografia do Litoral Médio. Foram identificados 132 eventos climáticos ocorridos de 1972 a 2015, que causaram desastres no Litoral Médio. Esses eventos foram divididos em 4 categorias sintéticas que são: chuvas intensas, seca, granizo e vendaval. As projeções climáticas identificadas foram realizadas para o período de 2071 – 2100 em que se identifica a tendência de um período mais seco, com 10 a 20% menos pluviosidade em relação aos registros climatológicos de 1961-1990. Porém, nos outonos se prevê aumento de precipitação que pode variar de 10 a 40%. Em relação à caracterização socioeconômica identificou-se que os municípios do Litoral Médio possuem populações em vulnerabilidade social que estão sendo impactadas frequentemente por desastres, como as enchentes ocorridas em Tapes nos anos de 2009, 2012, 2014 e 2015 que danificaram residências. Assim, se faz  necessário estimular um amplo debate com as sociedades locais, poder público e as instituições  para que sejam elaboradas e aplicadas políticas públicas para a mitigação e adaptação a tais mudanças climáticas.

 

Palavras-chave


Litoral Médio; Mudanças Climáticas; Rio Grande do Sul.

Texto completo:

PDF

Referências


AMBOS, S.H. Efeito das Mudanças Climáticas sobre a Vulnera-bilidade Social do Litoral Médio do Estado do Rio Grande Do Sul [trabalho de conclusão de curso]. Tapes: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, 2016.

BENCKE, G. A. et al. O que é o Pampa? In: BENKE, G. A.; CHOMENKO, L (org.) Nosso Pampa Desconhecido. Porto Alegre, RS: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, p. 17- 20, 2016.

CASTRO, C. B. Mudanças Climáticas. In: GERLING, C. (Org). Manual de Ecossistemas Marinhos e costeiros para educadores. Santos, SP: Editora comunnicar, p. 44- 45, 2016.

CHOMENKO, L. Litoral médio: Aspectos socioeconômicos e culturais. Projeto RS Biodiversidade. Natureza em Revista, Ed. 14. p. 80- 83. mar, 2016.

HODSON, M; S. MARVIN. Ecocidades transcendentais ou segu-rança ecológica urbana? In: MOSTAFAVI M.; DOHERTY G. (Org.) Urbanismo Ecológico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, p. 208- 215, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA E ESTATISTICA. Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

MARENGO, J. A. Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade: Caracterização do Clima Atual e Defini-ção das Alterações Climáticas para o Território Brasileiro ao Longo do Século XXI. Biodiversidade 26 Brasília – DF. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.34.683-693

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.