Ideias de Vanguarda: o Design do Festival Hacking Arts

Autores

  • João Ricardo Aguiar da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da saúde, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Laboratório Em Formação, Bloco N – 208, Sala 9, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7741-8128
  • Ericka G. Telles Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, Av. Pedro Calmon, 550, 7° andar, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, CEP: 21941-901, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.
  • Denise Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da saúde, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Laboratório Em Formação, Bloco N – 208, Sala 9, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.24-32

Resumo

Conexões criativas são tão essenciais para o modelo de inovação, que organizações consideradas inovadoras promovem eventos a fim de reunir grupos criativos para acelerar o movimento de ideias, desde o seu conceito até sua realização. Um exemplo de iniciativas internacionais que convergem neste sentido  é o Hacking Arts, uma ação de vanguarda na integração entre arte, ciência e inovação. Realizado dentro do ambiente acadêmico, mas aberto à comunidade em geral, o festival pretende estimular o empreendedorismo e a inovação nas artes criativas e fora delas. O evento subdivide-se em três momentos: a Conferência, a Tech Expo e o Hackathon. Neste artigo é descrita e analisada a edição do evento que ocorreu em Cambridge, Estados Unidos no ano de 2015. Pretende-se, através deste trabalho, descrever o formato desse evento, contextualizando-o a partir das ideias dos autores. O objetivo é que as informações e discussões expostas possam servir de inspiração para o fomento de eventos futuros os quais diminuam a distância entre iniciantes e profissionais renomados e fomentem a aproximação entre arte, ciência e inovação no Brasil. 

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Biografia do Autor

João Ricardo Aguiar da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da saúde, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Laboratório Em Formação, Bloco N – 208, Sala 9, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, CEP: 21941-590, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Mestre em Educação, Gestão e Difusão de Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é doutorando pelo mesmo instituto. Em 2012 começou a pesquisar sobre a relação entre arte, ciência e educação e sobre o potencial da integração destas áreas na popularização da ciência. Este trabalho já foi apresentado em diversos eventos acadêmicos em universidades como Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade Ryerson (Canadá) e Imperial College London. É membro da International Society for the Arts, Sciences and Technology (Leonardo/ISAST) e da Art & Science Collaborations (ASCI). Atua profissionalmente na área das artes, mais especificamente na área da dança como bailarino, coreógrafo e diretor de espetáculos. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nesta área e atuou em mais de 4000 apresentações realizadas no Brasil e no exterior. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com experiência em atenção farmacêutica, toxicologia clínica e em fisiologia. Possui experiência profissional na área de gestão farmacêutica e na área de importação e comercialização de equipamentos de instrumentação científica.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Silveira, J. R. A. da, Telles, E. G., & Lannes, D. (2016). Ideias de Vanguarda: o Design do Festival Hacking Arts. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 2(1), 24–32. https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.24-32

Edição

Seção

Artigos