O incentivo à leitura através da contação de histórias

  • Márcia Gonçalves Londero Colégio Marista Assunção. Rua Dom Bosco, 103. Glória. Porto Alegre, RS - Brasil. CEP: 90680580. Este trabalho é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Magali de Morais Menti Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Rua Bento Gonçalves, 8855, Agronomia, CEP: 91540-000, Porto Alegre, RS, Brasil.

Resumo

O artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor.

Publicado
2016-04-30
Como Citar
Londero, M. G., & Menti, M. de M. (2016). O incentivo à leitura através da contação de histórias. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 2(1), 18-23. https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.18-23
Seção
Artigos