A educação de jovens e adultos nas vozes de licenciandos (as) de Letras

Palavras-chave: PIBID-EJA;, EJA na letras;, vozes de licenciandos(as) de letras;, EJA no Rio Grande do Sul.

Resumo

Resumo

 

Este artigo apresenta pesquisa enfocando os sentidos da formação inicial em Educação de Jovens e Adultos – EJA tendo por base as vozes de estudantes do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, efetivou-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e com aplicação de questionário semiestruturado, com uma parte fechada e outra aberta, com respostas livres. Visou-se, com isso, a compreender quais sentidos da formação inicial se fazem presentes nas vozes de três licenciandos(as) do Curso de Letras que desenvolveram atividades na EJA. As reflexões sobre o tema foram referenciadas com base nos estudos de Dourado (2009) e Freire (1997, 2002, 2009), entre outros. Como principais resultados, destacam-se as aprendizagens destes acadêmicos e acadêmicas a partir das práticas desenvolvidas, como bolsistas do PIBID/ CAPES/UERGS, no Centro Municipal de Cultura Paulo Freire em Porto Alegre e as suas demandas de maior inserção de abordagens de EJA no currículo do Curso de Letras.

Palavras-chave: PIBID-EJA; EJA na letras; vozes de licenciandos(as) de Letras; EJA no

Rio Grande do Sul.

Abstract

This article presents a research focusing on the meanings of initial training in Youth and Adult Education - EJA (abbreviation in Portuguese), based on the voices of students from the Licentiate Degree Course in Languages at the State University of Rio Grande do Sul. For this purpose, a qualitative bibliographical research was carried out with the application of a semi-structured questionnaire, with a closed and an open part, with free answers. With this, the aim was to understand which meanings of initial training are present in the voices of three undergraduates of the Languages Course who developed activities in EJA. Reflections on the theme were referenced based on studies by Dourado (2009) and Freire (1997, 2002, 2009), among others. As main results, we highlight the learning of these academics from the practices developed, as scholarship holders from PIBID/ CAPES/UERGS, at the Paulo Freire Municipal Culture Center in Porto Alegre and their demands for greater inclusion of EJA approaches in the curriculum of  Languages Course.

Keywords: PIBID-EJA; EJA in languages; voices of undergraduate students of languages; EJA in Rio Grande Sul.

Resumen

Este artículo presenta una investigación centrada en los significados de la formación inicial en Educación de Jóvenes y Adultos - EJA, teniendo por base las voces de los estudiantes de Licenciatura en Letras de la Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Por lo tanto, se realizó una investigación cualitativa, bibliográfica y con aplicación de un cuestionario semiestructurado, con una parte cerrada y una parte abierta, con respuestas libres por parte de los participantes. Se buscó comprender qué significados de formación inicial están presentes en las voces de tres profesores con Licenciatura en el Curso de Letras que desarrollaron actividades en la EJA. Las reflexiones sobre el tema fueron referenciadas a partir de estudios de Dourado (2009) y Freire (1997, 2002, 2009), entre otros. Como principales resultados, destacamos el aprendizaje de estos académicos a partir de las prácticas desarrolladas como becarios de PIBID / CAPES / UERGS, en el Centro Municipal de Cultura Paulo Freire, en Porto Alegre, y de las demandas de mayor inclusión de los enfoques EJA en el currículo del Curso de Letras.

Palabras clave: PIBID-EJA; EJA en Letras; voces de los licenciantes de letras; EJA en Rio Grande Sul.

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Biografia do Autor

Luane Machado da Silva Pacheco, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
Machado da Silva Pacheco, L., & Lopes Sant’Anna, S. M. (2021). A educação de jovens e adultos nas vozes de licenciandos (as) de Letras. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 7(3), 258-266. https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.258-266