Sustentabilidade e aplicabilidade organizacional, sob a ótica acadêmica

Marjana Eloisa HENZEL, Jessica MARTINS, Cheila Carla SZAST, Laise POLLA

Resumo


A Gestão Ambiental é temática trivial da contemporaneidade, pauta de inúmeras discussões, grupos de estudos e também disciplina curricular. Sob esta ótica e sabendo da relevância deste tema é que se apresenta este artigo que tem como objetivo abordar a temática e suas contribuições para o meio acadêmico. O universo contemplado é o Curso Superior de Bacharelado em Administração do IFFarroupilha Campus Santa Rosa - RS com a perspectiva de aproximação entre conceitos e teorias estudadas. Elaborou-se um exercício para o desenvolvimento da tomada de decisões que visam à sustentabilidade, perenidade e competitividade dos negócios organizacionais. O estudo proporcionou uma análise do cenário atual de uma determinada organização, a partir desse contexto, foram criadas metodologias para a implementação de uma nova ferramenta de gestão sustentável, foco de estudo da disciplina do semestre letivo do curso; Gestão Ambiental. Dessa forma, a atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e competências do profissional em Administração, que tem como essência a formação teórica e prática, voltada à viabilidade e sustentabilidade das organizações. Por fim, entende-se que a sala de aula deve, sim, proporcionar exercícios que conduzam os acadêmicos a situações próximas da realidade, para que, de maneira efetiva, eles estejam capacitados para as adversidades inerentes ao mundo do trabalho. 


Palavras-chave


prática, ensino, administração, sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Daniela. ISO 14001 e a Legislação Ambiental Brasileira. São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2015.

BALCÃO, Yolanda F. Organograma: representação gráfica da estrutura. Revista HSM Management. Ed. 87, 201.

BRASIL. LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2015.http://certificacaoiso.com.br/iso-14001-legislacao-ambiental-brasileira/

CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002.

CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DAYCHOUW, Merhi. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 3.ed. São Paulo: Brasport, 2007. 245 p.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas. 2ª Edição. 2011.

FERREIRA, Luiz F. et al. Contabilidade Ambiental Sistêmica. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 2, 2008, Florianópolis.

HÖFLER, Claudio E.; MELLER, Cleria B.; HENZEL, Marjana E.; CANOVA, Raquel Fernanda G. Gestão de Resíduos e Efluentes. Curitiba: Livro Técnico, 2014.

HÖFLER, Claudio; JUCHEN, Dionise; WAGNER, Adriano. Gestão e Negócios: estratégias, processos e ferramentas para o desenvolvimento organizacional. Santa Rosa: Instituto Federal Farroupilha, 2014.

MAGRO, Luciana; TELÓ, Admir Roque. As mudanças organizacionais em Fusões e Incorporações. Programa de Apoio á Iniciação Científica da FAE Centro Universitário. 2011

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

NETO, J. L. et. al. A importância do sistema de gestão ambiental (SGA) - Estudo de caso na empresa grande Rio Honda em Palmas – Tocantins. Palmas - TO, 2011.

OLIVEIRA, Rafael Rez. Curso Marketing On Line. Conheça o 5W2H: uma poderosa ferramenta de gestão. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2015.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997.

PDI DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Santa Maria RS. 2014-2018. Disponível em: Acesso em: 14/05/2015.http://certificacaoiso.com.br/iso-14001-legislacao-ambiental-brasileira/

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Instituto Federal Farroupilha Santa Rosa RS, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2015.http://certificacaoiso.com.br/iso-14001-legislacao-ambiental-brasileira/

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2015.http://certificacaoiso.com.br/iso-14001-legislacao-ambiental-brasileira/

ROCHA, Luiz Oswaldo Leal da. Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 1998.

RODRIGUES, Marcos Vinicius. Ações para a Qualidade – GEIQ: Gestão Integrada para a Qualidade – Padrão Seis Sigma – Classe Mundial. Editora Qualitymark. Edição 2ª. Rio de Janeiro. 2006.

SANTOS, Antônia A.M.; GUIMARÃES, Edna A.; BRITO, Giliard P. Gestão da Qualidade: Conceito, Principio, Método e Ferramentas. Revista Científica INTERMEIO: Fortaleza, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.31.150-170

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.