O conceito de saúde na ótica dos estudantes: contribuições para a formação de profissionais para o Sistema Único de saúde

Simone Leite MASAGÃO, Carla Garcia BOTTEGA

Resumo


Este trabalho analisa a percepção a respeito do conceito de saúde de estudantes do curso de Administração: Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A pesquisa, de cunho qualitativo, leva em conta os aspectos da realidade que não podem ser quantificados, buscando compreender e explicar a dinâmica das relações sociais. Também foram trabalhados dados sociodemográficos que permitiram analisar o perfil dos discentes, a partir de questionário autorrespondido. Além do conceito de saúde, também foram abordados o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a experiência como estudante no Curso. Com a análise e discussão dos resultados, evidenciamos certo desconhecimento, por parte dos ingressantes, do sistema de saúde brasileiro em sua totalidade e complexidade; mas para os concluintes percebe-se um acúmulo de conhecimento construído ao longo da formação. É possível verificar que a concepção de saúde sofreu diversas mudanças ao longo da história e essa transformação também foi demonstrada pelas respostas dadas, pois, à medida que os discentes avançam no curso, nas oportunidades de conhecerem ações práticas em saúde, em seu trabalho, estágios e atividades complementares, também aprofundam a construção do conhecimento nesta área.

Palavras-chave


Saúde, Administração, SUS

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

BAHIA, Lígia. Sistema Único de Saúde. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César F. (org.) Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPJV, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977). 2006

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Brasília, 2011. Disponível em: Acessado em 03 de abril de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). MANUAL ENADE 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/manual_enade_2015_30062015.pdf Acessado em: 31 de maio de 2016.

______. Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990: dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília/DF, 1990a.

______. Lei nº 8142, de 28 de Dezembro de 1990: Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília/DF, 1990b.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Seis desafios para o resgate do SUS. Fundação Oswaldo Cruz, Programa Radis de Comunicação e Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). Revista Radis n. 127, abr., 2013

Disponível em: http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/sites/default/files/radis_127_web.pdf Acessado em: 20 junho de 2016.

CANGUILHEM, Georges. O Normal e o Patológico. 6 ed. 2ª reimpressão. Editora Forense Universitária, Rio de Janeiro, 2009.

CZERESNIA, Dina; MACIEL, Elvira M. G. de S.; OVIEDO, Rafael A. M. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.

ENGRAZIA, Danielle. A evolução do conceito de saúde e a sua influência nas políticas públicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração - Sistema e Serviços de Saúde) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

LUZ, Madel Terezinha. Saúde. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César F. (org.) Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPJV, 2009.

MATTA, Gustavo Corrêa; MOROSINI, Márcia Valéria G. Atenção à Saúde. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César F. (org.) Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPJV, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza.(Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 5ª Ed, Petrópolis: Vozes, 1996.

________, M. C. S. & Sanches, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set., 1993.

UERGS. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Projeto Acadêmico Pedagógico. Curso de Administração (Bacharelado). Porto Alegre, 2005.

UERGS. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Relatório de Gestão 2014. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201608/18144317-relatorio-de-gestao-2014.pdf Acessado em: 07 setembro de 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.31.63-84

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.