Procrastinação e aprendizagem acadêmica

Autores

  • Bárbara Alves Branco MACHADO Universidade Federal do Pampa
  • Suzana SCHWARTZ Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.41.119-135

Palavras-chave:

procrastinação acadêmica, desempenho acadêmico, pesquisa acadêmica

Resumo

Esse estudo foi realizado no contexto do componente curricular Metodologia de Pesquisa, em um curso de licenciatura, no qual a proposta foi a de aprender pesquisar na prática. O tema, escolhido pelo grupo de alunos, foi a procrastinação em âmbito universitário, com o objetivo de compreender se ela contribui negativamente para o desempenho acadêmico. O motivo da escolha do tema foi a percepção da recorrência do fenômeno no contexto de inserção, inclusive entre os participantes. A pesquisa enfatizou a abordagem qualitativa, utilizando como instrumento metodológico entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e analisadas através da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a elaboração de uma estratégia de organização de tarefas pode contribuir para minimizar a procrastinação acadêmica, porém ideias como “automatismo de repetição” iniciando, muitas vezes, cursos com atitudes e procedimentos aprendidos em contextos escolares diferentes, no modo “cumprir tarefa”, sem que os alunos sejam acolhidos com a explicitação das mudanças de expectativas, sem perceber que aprender pode ser significativo e prazeroso, quando explicitados os “objetivos” os “procedimentos”, os “critérios avaliativos”, contribuíram para que os alunos/pesquisadores refletissem criticamente, percebendo que, ao longo dessa experiência não haviam procrastinado tarefas e que tinham aprendido metodologia de pesquisa na prática, realizando uma que está sendo compartilhada nesse artigo.

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Biografia do Autor

Bárbara Alves Branco MACHADO, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé/RS. Atuou como pesquisadora voluntária no projeto de desenvolvimento “Análise dos Significados e Impactos da Inovação no Ensino de Línguas”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Clara Dornelles, entre novembro de 2013 a junho de 2014. Entre agosto de 2014 e julho de 2015, atuou como bolsista de iniciação científica FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, no projeto de pesquisa “Letramentos na Form (ação) Docente”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Clara Dornelles. Também foi bolsista de ensino CAPES - Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, no “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Isaphi Alvarez, no qual ministrou aulas e oficinas de língua espanhola para alunos do ensino fundamental e médio entre abril de 2016 a fevereiro de 2017. Em seu trabalho de conclusão de curso, pesquisou a empatia e o estabelecimento de vínculos na relação professor/aluno. O trabalho intitulado “A busca da empatia e do estabelecimento de vínculos na relação professor/aluno - reflexões a respeito das práticas docentes realizadas em estágio supervisionado de língua espanhola” teve orientação da Profª Drª Valesca Brasil Irala. Recentemente, foi professora voluntária de língua espanhola no Núcleo de Línguas Adicionais (NLA), projeto de extensão universitária promovido pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé). No referido projeto, ministrou aulas para o curso de Espanhol Básico I para alunos da comunidade interna e externa da Universidade. Atualmente é professora contratada de língua inglesa e língua espanhola da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, atuando em três escolas da cidade de Bagé e uma escola localizada no município de Candiota/RS.

Suzana SCHWARTZ, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).  Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2018-04-13

Como Citar

MACHADO, B. A. B., & SCHWARTZ, S. (2018). Procrastinação e aprendizagem acadêmica. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 4(1), 119–135. https://doi.org/10.21674/2448-0479.41.119-135

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS