Escrita acadêmica de qualidade: compreendendo o gênero textual, aprende-se a escrever
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.43.478-486Palavras-chave:
curso de férias, gêneros de textos, redação acadêmicaResumo
A linguagem é a aptidão dos humanos que permite a capacidade de expressar algo, manifestar opiniões e desejos, assim como a troca de informações. A escrita e a oralidade são as formas mais amplas e eficientes para tais objetivos, no entanto elas seguem estruturas para a organização de ideias, através de gêneros textuais bem característicos. Na academia temos padrões de textos específicos. Esses padrões textuais, muitas vezes, são impedimentos aos acadêmicos novatos, em decorrência da falta de familiaridade e da ausência de uma direção sobre quais instrumentos utilizar. Observando essas adversidades, ofereceu-se o Curso de Inverno: Redação Científico/Acadêmica (des)complicada e formas de divulgação no recesso de inverno da UERGS. Realizaram-se discussões sobre as normas para elaboração de gêneros de textos como resumos acadêmicos, resenhas críticas, artigos científicos, comunicação oral e pôster científico. O objetivo foi guiar os acadêmicos em atividades de leitura, de produção e de exposição de conteúdo. O curso teve duração de 30 horas, com um total de 15 participantes concluintes. A dinâmica do curso envolveu atividades expositivas, práticas de elaboração do gênero resumo acadêmico, de 250 palavras, e uma resenha crítica. Os alunos também criaram uma apresentação padrão de tema livre para realizar uma comunicação oral no último dia do curso. Ao final do curso pôde-se observar nos participantes uma evolução do conhecimento sobre as estruturas que compõe cada forma acadêmica de escrita ou divulgação. Para muitos a barreira de não saber como fazer foi desfeita, restando agora iniciar a escrever as suas futuras publicações.
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