Estudo de caso: o perfil do consumidor superendividado no projeto de apoio às famílias superendividadas do PRASJUR e a educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.44.582-594Palavras-chave:
perfil, superendividamento, mediação, educação financeiraResumo
O presente estudo versa sobre o superendividamento e a educação financeira. Após quase uma década dos primeiros estudos no Brasil sobre superendividamento, bem como de sete anos da criação do Projeto Piloto de Tratamento das Situações de Superendividamento do Consumidor das juízas Clarissa Costa Lima e Káren Rick Danilevcz Bertoncello, a questão é saber se o perfil de consumidor superendividado identificado naquela época corresponde ao encontrado na mediação no Programa de Apoio às Famílias Superendividadas da UNISINOS em 2013. Assim, realizou-se pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa no banco de dados do projeto, constatando-se que o perfil é praticamente o mesmo, com algumas poucas diferenças. Contudo, a análise dos dados também revelou as possíveis causas que resultaram na situação de ruína financeira do consumidor, a relação entre participação no projeto e não reincidência no endividamento, além da identificação dos produtos e serviços financeiros que exigem mais esforços em educação financeira.
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Referências
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