Ensaios de sistemas de controle clássicos com uso de recursos didáticos significativos
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.53.229-235Palavras-chave:
controle digital, sistemas dinâmicos, técnicas de controle, distúrbios, aplicação de controleResumo
O aprendizado em sistemas de controle clássico é uma dificuldade nos cursos de engenharia. Os recursos computacionais amenizam o fato de serem analisados e equacionados por técnicas abstratas. Mas o maior efeito de um controlador é sua resposta ao distúrbio, porém este não pode ser simulado digitalmente devido sua característica aleatória. O objetivo da oficina de controle é a proposta de um aprendizado sobre controle de sistemas dinâmicos, a partir de recursos didáticos, que evidenciem os fenômenos físicos que ocorrem durante o processo de controle de forma lúdica. A metodologia do projeto prevê a pesquisa de requisitos dos sistemas, modelagem, implementação física, oficina de experimentos em controle ressaltando o efeito dos distúrbios. São implementados dois sistemas dinâmicos: sistema de controle de posição angular e de controle de servo posicionamento. Nestes sistemas os alunos modelam matematicamente, implementam controladores digitais e experimentam os resultados aplicando distúrbios para analisar a eficácia do controlador desenvolvido. É possível perceber que há uma grande diferença na qualidade da aprendizagem, quando esta acontece a partir de recursos didáticos significativos. As dificuldades no entendimento das teorias são minimizadas pela atração que os modelos físicos provocam. Os conceitos partem de uma abstração, o que requer maior esforço para compreender. É neste ponto que os recursos didáticos auxiliam na aprendizagem, trazendo os efeitos da abstração para realidade, permitindo correlação entre teoria e prática, proporcionando maior motivação por parte do aluno.
Comentários do autor disponível no canal youtube da Revista.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David. Psicologia Educativa: um punto de vista cognoscitivo. México: Trilhas, 1978.
COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.
DORF, Richard; BISHOP, Robert. Sistemas de Controle Modernos. 11. Ed. Rio de Janeiro: LCT, 2009. 724 p.
MONK, Simon; LASCHUK, Anatólio. Programação com Arduino: Começando com Sketches. 2. Ed. São Paulo: Bookman, 2017.
NATALE, F. Automação industrial. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001. 256 p. ISBN: 8571947074. ISBN-13: 9788571947078.
OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. [s/l]:Prentice-Hall, 2003. Ed. 4.
PIZZOL, Bruno Luiz De; KLEIN, Vanessa Lopes; PEIXOTO, João Alvarez. Ensaios de sistemas de controle clássicos com uso de recursos didáticos significativos. In: Siepex - Cachoeira do Sul, 2018. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/8-siepex/trabalho/58224. Acesso em: 12/12/2018 às 13:25
VIGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.