Dynamics of the water and carbohydrate content in branches of peach tree during the winter in the South Region of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.37-42Palavras-chave:
Ramo, Casca, Lenho, Frutíferas de clima temperado, Açúcares solúveis totaisResumo
O objetivo deste trabalho foi determinar o conteúdo de água e de carboidratos em ramos de pessegueiro durante o inverno, na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Foram realizadas coletas quinzenais de ramos do ano de pessegueiros ‘Jubileu’ e ‘Eldorado’, entre os meses de junho e agosto/2010. Os ramos foram divididos em três secções: basal, mediana e apical, sendo que para determinação do conteúdo de água, estes foram divididos em dois tecidos: casca e lenho. Para o teor de carboidratos, foram analisados nas secções dos ramos o conteúdo de açúcares solúveis totais, sacarose e amido pelo método antrona. O conteúdo de água no tecido da casca não mostrou alterações nas duas cultivares ao longo do período analisado. Verificou-se que a dinâmica do conteúdo de água e de carboidratos apresentaram um grande aumento principalmente na secção apical do ramo próximo à brotação. Conclui-se que a dinâmica do conteúdo de água e carboidratos podem ser considerados marcadores fisiológicos para a retomada do crescimento para frutíferas de clima temperado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.