Diálogo e concertação: estratégia para repensar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Autores

  • Luciano Andreatta-da-Costa Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS)
  • J. D. Vieira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.11.62-68

Palavras-chave:

Educação Superior. Gestão Universitária. Política Públicas em Educação.

Resumo

Este artigo apresenta um movimento dialógico e dialético entre governo, universidades e outros atores sociais, que visava a criação de soluções para a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo parte do relatório das atividades de um grupo de trabalho - GT, destinado para esta finalidade. O artigo identifica a possibilidade de diálogo e consulta como uma forma de elaboração de políticas públicas, apesar dos papéis sociais distintos de pessoas envolvidas no processo. Os autores tiveram participação direta no processo, de modo que suas percepções não são livres de motivação nem crença anterior nos resultados do trabalho. Por outro lado esta circunstância motivou este registro, tornando-se esta experiência uma contribuição teórica e metodológica para o debate sobre o ensino superior público.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Andreatta-da-Costa, L., & Vieira, J. D. (2015). Diálogo e concertação: estratégia para repensar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 1(1), 62–68. https://doi.org/10.21674/2448-0479.11.62-68

Edição

Seção

Artigos