E-participation dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.81.73-83Palavras-chave:
Comunicação, redes sociais, instituições de ensino superior, interação, sociedade.Resumo
Resumo
O Ministério da Educação lançou, em 2016, um projeto denominado Desafio da Educação Profissional e Tecnológica (doravante DEPT) que incentiva cidadão a participarem ativamente, por meio de uma plataforma online, do processo de tomada de decisões. Tal condição reforça a necessidade das instituições de ensino superior e, em especial, dos Institutos Federais da região sudeste do Brasil, a se interagirem com a sociedade. O presente trabalho teve como O objetivo desta pesquisa é analisar se os IF’s da região sudeste do Brasil fazem uso das ferramentas da rede social para promover a participação social. Para tanto, foram analisados posts, likes, reactions, comentários e shares de cada página oficial dos institutos federais da região supracitada. Houve aumento no engajamento da região sudeste desde o lançamento do lançamento DEPT, constatando que os institutos federais passaram a utilizar a rede social Facebook para aumentar sua interação com a sociedade.
Palavras-chave: Comunicação; redes sociais; instituições de ensino superior; interação; sociedade.
Abstract
E-participation of federal education, science and technology institutes in southeastern Brazil
In 2016, the Ministry of Education launched a project called the Challenge of Professional and Technological Education (hereinafter DEPT) that encourages citizens to actively participate, through an online platform, in the decision-making process. This condition reinforces the need for higher education institutions and, in particular, for Federal Institutes in the southeast region of Brazil, to interact with society. The present work had as The objective of this research is to analyze if the FI's of the Southeast region of Brazil make use of social network tools to promote social participation. To this end, posts, likes, reactions, comments and shares on each official page of the federal institutes in the aforementioned region were analyzed. There has been an increase in the engagement of the Southeast region since the launch of the DEPT launch, noting that the federal institutes started to use the social network Facebook to increase their interaction with society.
Keywords: Communication; social networks; higher education institutions; interaction. society.
Resumen
Participación electrónica de institutos federales de educación, ciencia y tecnología del sureste de Brasil
En 2016, el Ministerio de Educación lanzó un proyecto denominado Reto de la Educación Profesional y Tecnológica (en adelante DEPT) que incentiva a la ciudadanía a participar activamente, a través de una plataforma en línea, en el proceso de toma de decisiones. Esta condición refuerza la necesidad de que las instituciones de educación superior y, en particular, los Institutos Federales de la región sureste de Brasil, interactúen con la sociedad. El presente trabajo tuvo como objetivo El objetivo de esta investigación es analizar si las IF de la región Sudeste de Brasil utilizan herramientas de redes sociales para promover la participación social. Para ello se analizaron publicaciones, me gusta, reacciones, comentarios y compartidos en cada página oficial de los institutos federales de la mencionada región. Ha habido un aumento en el compromiso de la región sureste desde el lanzamiento del lanzamiento del DEPT, y se señaló que los institutos federales comenzaron a utilizar la red social Facebook para aumentar su interacción con la sociedad.
Palavras clave: Comunicación. redes sociales; instituciones de educación superior; interacción; sociedad.
Downloads
Referências
AGOSTINO, D.; ARNABOLDI, M. A Measurement Framework for Assessing the Contribution of Social Media to Public Engagement: An empirical analysis on Facebook. Public Management Review, v. 18, p. 1-20, 2015.
ALEXA. Top sites in Brazil. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/2uXkGP8>. Acesso em: 20 fev. 2020.
ALI, H.; ALI, T. E-participation: Factors affect citizen’s acceptance and readiness in Kingdom of Bahrain. Anais… International Conference on Information Society, p. 146-150, 2014.
BAMPI, A; DIEL, J. O Modelo Multicampus de Universidade e suas Relações com a Sociedade. XIII Coloquio de Gestión Universitaria en Américas, 2013.
BRASIL. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/>. Acesso em: 15. jan. 2020.
FACEBOOK. Engajamento com a publicação. Central de Ajuda para Empresas. 2020. Disponível em: <https://www.Facebook.com/business/help/735720159834389>. Acesso em: 15 fev. 2020.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
KIETZMANN, J. H.; et al. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business horizons, v. 54, n. 3, p. 241-251, 2011.
KIM, P. H.; BUFFART, M.; CROIDIEU, G. TMI: Signaling credible claims in crowdfunding campaign narratives. Group & Organization Management, v. 41, n. 6, p. 717-750, 2016.
HAIR JÚNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
LEE, S. M.; HWANG, T.; CHOI, D. Open innovation in the public sector of leading countries. Management decision, v. 50, n. 1, p. 147-162, 2012.
LEV-ON, A.; STEINFELD, N. Local engagement online: Municipal Facebook pages as hubs of interaction. Government Information Quarterly, v. 32, p. 299-307, 2015.
MACINTOSH, A. Characterizing e-participation in policy-making. Anais…International Conference on System Sciences, v. 5, p. 1-10, 2004.
MEDAGLIA, R. e-participation research: Moving characterization forward (2006-2011). Government Information Quarterly, v. 29, p. 346-360, 2012.
MEDAGLIA, R.; ZHENG, L. Characterizing government social media research: towards a grounded overview model. Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 0, n. 0., p. 2991-2999, 2016.
RIEDER, B. Studying Facebook via data extraction: the Netvizz Application. University of Amsterdam. Anais… 5th Annual ACM Web Science Conference, Paris: WebSci 13, p. 346-355, 2013.
SAEBØ, Ø.; ROSE, J.; FLAK, L. S. The shape of e-participation: characterizing an emerging research area. Government information quarterly, v. 25, n. 3, p. 400-428, 2008.
SOARES, F. R.; MONTEIRO, P. R. R. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS-revista de gestão e tecnologia, v. 5, n. 3, p. 42-59, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.