Ciência Polar e a Comunicação entre estudantes, educadores e cientistas
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.340-371Palavras-chave:
Pesquisa polar. Multidisciplinaridade. Avanço científico. Educação científica.Resumo
A Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil), comitê brasileiro da Association of Polar Early Career Scientists (APECS), vem desenvolvendo, no Brasil, atividades de divulgação da ciência polar de forma direta e contínua, reflexo das ações e projetos desenvolvidos no contexto do Ano Polar Internacional (2007-2009). A APECS-Brasil, no contexto das Semanas Polares Internacionais (SPIs), promove desde 2008 a integração de escolas de todo o Brasil. Nossos objetivos são: incentivar a comunicação, divulgação e compreensão da ciência em sala de aula e em ambientes não formais de educação e; aproximar educadores, cientistas e estudantes da ciência polar, trazendo conhecimentos para o dia-a-dia da sala de aula. A ideia é de preparar o professor, agente direto de construção do conhecimento dentro da sala de aula, como disseminador do conhecimento sobre o mar e os polos através da troca de informações entre pesquisadores e professores. Para facilitar a inclusão destas atividades e auxiliar os professores foi desenvolvido um tutorial que apresenta ideias de abordagem da ciência antártica em sala de aula, despertando o interesse dos estudantes pela pesquisa científica e aproximando a ciência da realidade local e possibilitando um diálogo interdisciplinar e multidisciplinar em sala de aula.
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