Ciência Polar e a Comunicação entre estudantes, educadores e cientistas

Autores

  • Nubia CARAMELLO Universidad Autónoma de Barcelona
  • Juliana Assunção IVAR DO SUL Universidade Federal de Rio Grande (FURG) https://orcid.org/0000-0003-0851-3559
  • Juliana Silva SOUZA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Elaine Alves dos SANTOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0001-9620-9498
  • Roberta da Cruz PIUCO Colégio La Salle Esteio
  • Sandra Freiberger AFFONSO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Francyne ELIAS-PIERA Division of Polar Ocean Environment, Korea Polar Research Institute
  • Moacir SILVA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Luiz Antônio da Costa RODRIGUES Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0003-0025-4177
  • José Carlos Caetano XAVIER Universidade de Coimbra
  • Erli Schneider COSTA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) http://orcid.org/0000-0002-3739-1178

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.340-371

Palavras-chave:

Pesquisa polar. Multidisciplinaridade. Avanço científico. Educação científica.

Resumo

A Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil), comitê brasileiro da Association of Polar Early Career Scientists (APECS), vem desenvolvendo, no Brasil, atividades de divulgação da ciência polar de forma direta e contínua, reflexo das ações e projetos desenvolvidos no contexto do Ano Polar Internacional (2007-2009). A APECS-Brasil, no contexto das Semanas Polares Internacionais (SPIs), promove desde 2008 a integração de escolas de todo o Brasil. Nossos objetivos são: incentivar a comunicação, divulgação e compreensão da ciência em sala de aula e em ambientes não formais de educação e; aproximar educadores, cientistas e estudantes da ciência polar, trazendo conhecimentos para o dia-a-dia da sala de aula. A ideia é de preparar o professor, agente direto de construção do conhecimento dentro da sala de aula, como disseminador do conhecimento sobre o mar e os polos através da troca de informações entre pesquisadores e professores. Para facilitar a inclusão destas atividades e auxiliar os professores foi desenvolvido um tutorial que apresenta ideias de abordagem da ciência antártica em sala de aula, despertando o interesse dos estudantes pela pesquisa científica e aproximando a ciência da realidade local e possibilitando um diálogo interdisciplinar e multidisciplinar em sala de aula.

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

CARAMELLO, N., IVAR DO SUL, J. A., SOUZA, J. S., SANTOS, E. A. dos, PIUCO, R. da C., AFFONSO, S. F., … COSTA, E. S. (2017). Ciência Polar e a Comunicação entre estudantes, educadores e cientistas. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(2), 340–371. https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.340-371

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS