Ambiente escolar e sustentabilidade: as possibilidades de trabalhos interdisciplinares no ensino médio politécnico

Daniel de Almeida RABER, Ivele Anicet HERTZ, Ana Maria Coulon GRISA, Patrícia Luzia FROIS

Resumo


O ensino atual, com raras exceções, está distante das necessidades requeridas para a formação do aluno como cidadão autônomo, crítico e voltado para intervir de forma significativa na sociedade. Na busca por disseminar a investigação sobre o impacto do turismo no meio ambiente na cidade de Gramado/RS, foi proposto um projeto intitulado Sustentabilidade e o Turismo como economia, que este está sendo desenvolvido por alunos de uma escola pública com a supervisão de mestrandos e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, através do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras. O objetivo desta proposta é a elaboração de pesquisa com ações no ambiente dos alunos que viabilizem a construção de consciência de preservação ambiental e que gerem mudanças de atitudes na busca por soluções sustentáveis. Visando a formação de indivíduos conscientes e responsáveis, esta pesquisa tem a participação dos alunos com um aprendizado interdisciplinar focado na educação sustentável, formando cidadãos preocupados com os problemas ambientais de sua cidade e com indicativos de propostas de soluções. Seu resultado mais significativo foi uma tomada de consciência da importância da participação no ambiente escolar, na sua cidade e as possibilidades de ações que podem ser efetuadas com relação à sustentabilidade para a melhoria da qualidade de vida.

 

Palavras-chave


interdisciplinaridade, sustentabilidade, ensino médio, educação ambiental, meio ambiente

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DOI: http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.34.776-787

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