O Associativismo dos Trabalhadores em Educação e suas lutas em torno da Educação de Jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.52.198-207Palavras-chave:
Associativismo e Sindicalismo Docente, Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre, educação de jovens e adultos, políticas curricularesResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla, realizada junto ao PPG/EDU/UFRGS, que situa o Associativismo e o Sindicalismo Docente como sujeitos fundamentais na afirmação de uma identidade e pertença coletiva dos trabalhadores em educação e, ao mesmo tempo, campo de estudos para a análise das políticas educacionais. No texto é destacado o papel da ATEMPA (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre) em relação às políticas educacionais e curriculares da Educação de Jovens e Adultos junto à Secretaria Municipal de Educação no período 2005-2018. Conclui-se afirmando o papel estratégico da Associação dos Trabalhadores, na manutenção da oferta da modalidade. Ao mesmo tempo são identificadas novas ameaças de desmonte da EJA e o agravamento do cenário sob uma hegemonia conservadora multiescalar, sob um projeto de precarização e mercantilização da educação pública e de ataque à autonomia docente; o que coloca em risco os marcos legais e os avanços políticos-pedagógicos e programáticos construídos ao longo das duas últimas décadas em relação à modalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.