Cultura e linguagem: concepções da expressão “mulherão da porra” em textos de diferentes gêneros

Conceptions of the expression “mulherão da porra” in texts of different genres

Palavras-chave: Discurso, mulherão da porra, gêneros textuais, significados.

Resumo

A língua e as diferentes linguagens que utilizamos para nos comunicar são determinadas e influenciadas pela cultura na qual estamos inseridos. Novas expressões linguísticas, gestos e símbolos irrompem todo o tempo e são introduzidos no nosso discurso diário de maneira natural. Por conseguinte, torna-se fundamental a análise de novas expressões para se entender o contexto em que se inserem. Um desses casos é o da expressão “mulherão da porra”. Para tanto, este artigo analisa três ocorrências dessa expressão em textos de diferentes gêneros – no blog Descomplica os Trinta, na crônica O que é um mulherão da p.? e no videoclipe Mulherão da porra, da dupla Munhoz e Mariano – a fim de examinar se a expressão agrega ao universo feminino esse significado ligado à virilidade masculina pelo uso da locução adjetiva “da porra” como reforço positivo, empoderamento, ou como equiparação de forças. Percebeu-se, através da análise, que a expressão é geralmente utilizada como ênfase ao empoderamento feminino e equiparação de forças entre os gêneros. Além disso, conota um padrão de mulheres que, em comum, são belas e bem-sucedidas financeiramente, o que indica que a expressão varia muito em seu significado de acordo com o objetivo discursivo de quem a utiliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 56ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

DICIONÁRIO Aurélio de Português Online. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/ Acesso em: 10 de jan. 2018.

DICIONÁRIO informal: O dicionário onde o português é definido por você! Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/ Acesso em: 14 de mai. 2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.

MARTINS, Ivan. O que é um mulherão da p.? 2017. Disponível em: http://epoca.globo.com/sociedade/ivan-martins/noticia/2017/09/o-que-e-um-mulherao-da-p.html Acesso em: 11 jan. 2018.

MUNHOZ e Mariano - Mulherão da Porra feat. Jerry Smith (Lyric Video). Direção: Thiago Thesari. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hahZfegBOxo Acesso em: 12 jan. 2018.

ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006.

PASSERINI, Ju. Descomplica os trinta. São Paulo, 2017. Disponível em: https://descomplicaostrinta.com/category/mulherao-da-porra/ Acesso em: 13 jan. 2018.
Publicado
2023-04-30
Como Citar
KleinL. G., & Bueno AccorsiA. M. (2023). Cultura e linguagem: concepções da expressão “mulherão da porra” em textos de diferentes gêneros. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 9(1), 10-21. https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.10-21
Seção
N. Especial Ciências Humanas e Sociais 2023