A influência do modelo de letramentos acadêmicos sobre a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.3-9Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, formação de professores, identidade docente, engajamento.Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar e discutir os impactos do modelo de letramentos acadêmicos sobre a formação inicial de pedagogos, acadêmicos do curso de Pedagogia em uma universidade pública no interior do Estado do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento de competências na perspectiva das demandas da vida acadêmica tem relação com outros fatores para além do domínio técnico científico e da socialização, mobilizando sentidos e relações de identidade e poder, inclusive a formação de uma identidade docente. Sob uma abordagem qualitativa; quanto aos seus objetivos, o estudo se insere como pesquisa aplicada. Metodologicamente, vale-se da técnica de análise de conteúdo, pautada pela exploração dos dados, inferência e interpretação das falas dos participantes. Os resultados indicam que, entre outros aspectos, o engajamento se constitui a partir da inserção em práticas diversificadas em contextos situados, as quais potencializam sentidos e subjetividades. Foi possível identificar a significativa potência dos diferentes modos de interação com as práticas acadêmicas para o aprimoramento de letramentos relevantes em face das vivências na universidade e do desempenho do futuro pedagogo.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARTON David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Black well; 1994. 260 p.
BATISTA, Tatiana Mendes. Contribuições do diário de bordo para a formação e prática docente: uma análise dos registros de bolsistas de iniciação à docência do PIBID-inglês-UFCG. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. 2008.
GEE, James. P. Social Linguistics and Literacies: ideology in discourses. 3. ed. London: Routledge, 2008.
LEA, M. R.; STREET, B.V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e
aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes
Limitada, 2014
SANTOS, J. R. d. A construção de identidades docentes em práticas de letramentos acadêmicos do PIBID. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Blumenau, p. 156. 2017.
STREET, B.V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no
desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo:
Parábola Editorial, 2014. 240p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.