Proposta de uso de padrões no ensino de Matemática e de Física
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.83.199-205Palavras-chave:
Padrões, ensino-aprendizagem de matemática, ensino-aprendizagem de física.Resumo
No presente artigo é apresentado um breve estudo sobre padrões e sua relação com a Matemática. O objetivo é fornecer um embasamento para a realização de oficinas bem como apresentar e avaliar o potencial que tem o uso desses padrões no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Física. Apresentamos também uma proposta de curso de formação para professores sobre padrões no ensino de Matemática e Física, a ser ministrado na modalidade EAD.
Downloads
Referências
BAQUEIRO, Grace Dórea Santos et ali. Caracterizadores do Pensamento Algébrico e Generalização de Padrões Matemáticos. Comunicação Científica. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo(SP), julho, 2016. ISSN 2178-034X.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf > Acesso 17 agosto 2022.
BOALER, J. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso, Tradução de Daniel Bueno, Porto Alegre: Penso, 2019.
DE ANDRADE, Patrícia Cardoso; DE OLIVEIRA, Guilherme Colherinhas. Matemática Básica Aplicada ao Ensino de Física: Relação Entre Competências e Habilidades Técnicas Necessárias para a Resolução de Problemas de Física Segundo o Inep. ETR Ensino e Tecnologia em Revista. Ens. Tecnol. R., Londrina, v. 2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2018. ISSN 2594-3901. http:// periódicos.utfpr.edu.br/etr.
DA SILVA Júnior, João Domingo Gomes; DA COSTA, Liliana Manuela Gaspar Cerveira. Matemática a Ciência dos Padrões e a Demonstração. INTERMATHS ISSN 2675-8318. Vol. 2, N. 2, Jul - Dez 2021, p. 156 – 177 .
DEVLIN, Keith. O Instinto Matemático. Editora Record. Rio de Janeiro(RJ), 2009. 270p. ISBN 978-85-01-07459-1.
FAINGUELERNT, Estela Kaufmann e NUNES, Kátia Regina Ashton. Fazendo Arte com a Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006
INEP, Relatório 2018, https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais (acesso 01/07/2022)
INEP, Relatório 2019, https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5187. (acesso 01/07/2022)
PREDEBOM, Flaviane Titon e GRITTI, Patrícia, O que desmotiva os alunos para aprender Matemática?. Revista Contraponto. v. 1 n. 1 (2020): Edição Comemorativa. https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/article/view/1607 (Acesso em 01/08/2022). ISSN 2763-5635.
SAEB, Relatório 2021. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados-disponivel(acesso 01/07/2022)
TREVISANI, F. M. Estratégias de generalização de padrões matemáticos. 2012. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, São Paulo.
VALE, I.; BARBOSA, A.; FONSECA, L.; PIMENTEL, T., BORRALHO, A.; CABRITA, I.;BARBOSA, E. Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. Lisboa: Texto, 2011.
VIEIRA, G. A. Estratégias docentes para o ensino de matemática em turmas heterogêneas.2014. 199p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.