Os rostos apagados: um estudo de caso sobre a inclusão de alunos do campo
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.286-314Palavras-chave:
currículo escolar, formação de currículo, inclusão social, educação do campoResumo
O propósito deste estudo foi identificar até que ponto a escola pública está preparada para atender a diversidade cultural dos estudantes sem “apagar” seus rostos e sua cultura. Dentre as diversas culturas presentes em uma escola, escolhemos os alunos oriundos da educação do campo. Tomamos como Lócus uma escola da zona urbana de Dom Pedrito-RS e partindo do conhecimento da presença de alunos que residem na zona rural do nosso município e frequentam uma escola da zona urbana. As bases teóricas desta pesquisa Os Rostos Apagados: um Estudo de Caso sobre a Inclusão de Alunos do Campo tomaram como referências principais Veiga (2002), Sacristán (1999, 2000), e as Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo (1996). Para a elaboração deste trabalho, escolhemos como lócus uma escola pública localizada na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da pesquisa teve uma abordagem qualitativa para uma melhor compreensão da realidade escolar analisada. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e, ainda, como um estudo de caso. As análises dos dados evidenciam que existe a necessidade de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos. Percebemos com este trabalho, a importância da renovação do PPP nas escolas para que os “rostos dos alunos” não sejam apagados.
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