Os rostos apagados: um estudo de caso sobre a inclusão de alunos do campo
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.286-314Palabras clave:
currículo escolar, formação de currículo, inclusão social, educação do campoResumen
O propósito deste estudo foi identificar até que ponto a escola pública está preparada para atender a diversidade cultural dos estudantes sem “apagar” seus rostos e sua cultura. Dentre as diversas culturas presentes em uma escola, escolhemos os alunos oriundos da educação do campo. Tomamos como Lócus uma escola da zona urbana de Dom Pedrito-RS e partindo do conhecimento da presença de alunos que residem na zona rural do nosso município e frequentam uma escola da zona urbana. As bases teóricas desta pesquisa Os Rostos Apagados: um Estudo de Caso sobre a Inclusão de Alunos do Campo tomaram como referências principais Veiga (2002), Sacristán (1999, 2000), e as Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo (1996). Para a elaboração deste trabalho, escolhemos como lócus uma escola pública localizada na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da pesquisa teve uma abordagem qualitativa para uma melhor compreensão da realidade escolar analisada. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e, ainda, como um estudo de caso. As análises dos dados evidenciam que existe a necessidade de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos. Percebemos com este trabalho, a importância da renovação do PPP nas escolas para que os “rostos dos alunos” não sejam apagados.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo, Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época).
ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL. MDA/INCRA. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Manual de Operações. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo: Resolução CNE/CEB, n. 1, de 3 de abril de 2002. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf. Acesso em 20 de maio de 2015.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades, 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_rio_grande_do_sul.pdf. Acesso em 10 de maio de 2015.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In.: ARROYO, Miguel Gonzáles; MOLINA, Mônica Castagana. (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.
CAMOZZATO.Viviane Castro; COSTA Marisa Vorraber. Da pedagogia como arte às artes da pedagogia. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n3/10.pdf. Acessado em 25 de maio de 2015.
EGAMI, Cintia Yumiko et all. Panorama das Políticas Públicas do Transporte Escolar Rural. Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes – CEFTRU. Universidade de Brasília – UNB Campus Universitário Darcy Ribeiro. Brasília (DF).
FARIA, Ana Lúcia Goulart. de. 14ª ed. Ideologia no livro didático. São Paulo: Cortez, 2002.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretrizes de uma caminhada. In: Kolling, Edgar Jorge et all (org). Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 04, Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.
MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP. Panorama da educação no campo. Brasília, 2007.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SACRISTAN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SILVA, Lourdes Helena et all. A Educação no Meio Rural do Brasil: Revisão da Literatura. In: BOF, Maria Alvana (Org.); SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno et all. A Educação no Brasil Rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da & MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios Contestados – o currículo e os mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Rev. Atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.
VEIGA. Ilma Passos Alencasveijtro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. In: Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2002.
VIANA, Francisco José de Oliveira. Populações meridionais do Brasil: história, organização e psicologia. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1933.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.