Um estudo sobre evasão e permanência em instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul: um estudo com características do tipo do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.31.95-128Palavras-chave:
Evasão, Permanência, Abandono, Educação SuperiorResumo
Este estudo possui características de uma pesquisa do tipo do Estado do Conhecimento já que não temos a intenção de trabalhar com todos os tipos de publicações possíveis. Tem como objetivo evidenciar a temática da evasão e permanência nas Instituições Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, apresentando como maior propósito o de verificar o modo que esse assunto vem sendo anunciado nos programas de Pós-Graduação em Educação Stricto Senso no estado, fazendo um levantamento de dissertações e teses que versam sobre essa temática. O levantamento de dados deu-se através do portal de teses e dissertações da CAPES e também através dos repositórios digitais de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu do Rio Grande do Sul, sendo utilizada posteriormente técnica de análise de conteúdo nas pesquisas encontradas. A análise indica uma preocupação recente com a evasão, pois é legítimo observar um aumento significativo no número de publicações nos últimos três anos. Foi possível verificar vários motivos relacionados ao abandono por parte dos estudantes e as estratégias para sua permanência, verificando a peculiaridade de cada caso.
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