O papel do professor no desenvolvimento motor da criança de 0 a 24 meses
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.372-403Palavras-chave:
Desenvolvimento Motor, Berçário, Professores da Educação Infantil.Resumo
Este artigo, representa resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma Escola de Educação Infantil, a pesquisa teve como objetivo investigar qual o papel dos professores de berçário com relação ao desenvolvimento motor de crianças de 0 a 24 meses. Este problema buscou analisar especificamente qual a repercussão das práticas e atividades pedagógicas que refletem no desenvolvimento motor da criança, qual o trabalho dos professores com relação ao desenvolvimento motor, compreendendo o desenvolvimento motor infantil na faixa etária de 0 a 24 meses, conhecer a prática pedagógica desenvolvida por elas. Compuseram a amostra cinco professoras da escola Municipal de Educação Infantil no Município de São Luiz Gonzaga/RS. O instrumento utilizado foi questionário com perguntas abertas. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. Constatou-se, entre outros fatores, que as profissionais: a) tem uma concepção sobre desenvolvimento motor, considerando o ambiente e tarefa fatores importantes; b) acreditam que é necessário a educação do corpo com relação ao outro e ao mundo que os cercam; c) tem o conhecimento da fase do desenvolvimento embasadas em Jean Piaget no estágio sensório-motor; d) as práticas realizadas são de acordo com a faixa etária de cada turma, utilizando recursos pedagógicos para o estimulo motor e cognitivo por meio da ludicidade d)consideram fundamental conhecer a fase que a criança se encontra para assim poderem planejar e organizar suas atividades didáticas.Downloads
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