O papel do professor no desenvolvimento motor da criança de 0 a 24 meses

Authors

  • Deise BORKS Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Viviane Maciel Machado MAURENTE Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.372-403

Keywords:

Desenvolvimento Motor, Berçário, Professores da Educação Infantil.

Abstract

Este artigo, representa resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma Escola de Educação Infantil, a pesquisa teve como objetivo investigar qual o papel dos professores de berçário com relação ao desenvolvimento motor de crianças de 0 a 24 meses. Este problema buscou analisar especificamente qual a repercussão das práticas e atividades pedagógicas que refletem no desenvolvimento motor da criança, qual o trabalho dos professores com relação ao desenvolvimento motor, compreendendo o desenvolvimento motor infantil na faixa etária de 0 a 24 meses, conhecer a prática pedagógica desenvolvida por elas. Compuseram a amostra cinco professoras da escola Municipal de Educação Infantil no Município de São Luiz Gonzaga/RS. O instrumento utilizado foi questionário com perguntas abertas. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. Constatou-se, entre outros fatores, que as profissionais: a) tem uma concepção sobre desenvolvimento motor, considerando o ambiente e tarefa fatores importantes; b) acreditam que é necessário a educação do corpo com relação ao outro e ao mundo que os cercam; c) tem o conhecimento da fase do desenvolvimento embasadas em Jean Piaget no estágio sensório-motor; d) as práticas realizadas são de acordo com a faixa etária de cada turma, utilizando recursos pedagógicos para o estimulo motor e cognitivo por meio da ludicidade d)consideram fundamental conhecer a fase que a criança se encontra para assim poderem planejar e organizar suas atividades didáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Deise BORKS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Educação

References

ALMEIDA, Patricia de Souza. Estimulação na creche: efeitos sobre o desenvolvimento e comportamento da criança, 2009.

ANTUNES, Celso. Educação infantil: prioridade imprescindível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

ARNAIS, Magali Aparecida de Oliveira. Novas crianças na Creche: O desafio da Inclusão. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, SP - UNICAMP, 2003.

AYRES, Sonia Nunes. Educação infantil: teorias e práticas para uma proposta pedagógica- Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. In.: CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero?– Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional Para A Educação Infantil. v. 3, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

C. Coll, A. Marchesi, J. Palacios e colaboradores (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva, Vol 1. (tradução de D. V. Moraes; 2.ª ed). Porto Alegre: Artmed.

FLICK, Uwe. Métodos de Pesquisa: Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª Ed. POA. Artmed, 2009.

GANNAN, Silmar de Souza Abu. Percepção de pais e professores no desenvolvimento de crianças de seis anos comparada com o Teste de Denwer

II. 2009.

GALLAHUE, David l.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Metodos e Tecnicas de pesquisa social- 4 ed. –São Paulo : Atlas, 2002.

http://www.posgraduacaoredentor.com.br/hide/path_img/conteudo_542472dea29d7. pdf

http://www.efdeportes.com/efd166/a-importancia-da-psicomotricidade-

paracriancas.htm >Acesso em: 05 de outubro de 2016

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos- 5 ed. –São Paulo: Atlas, 2003.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1986.

MATSUO, T.H. Desenvolvimento Infantil – Insuficiência de Coordenação.

Disponívelem<http://tatipilates.wordpress.com/2008/03/05/desenvolvimentoinfantilinsufici encia-decoordenacao/> Acesso em:01 de novembro de 2015.

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

SCHULTZ, L. M. J. A criança em situação de berçário e a formação do professor para a educação infantil. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista, 2002. Resumo.

SOUZA, Nelly Nacizo de. Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na faixa etária de zero a três anos. 2008.

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1981.

WINNICOTT, D. W. A criança e seu mundo. 6. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

Published

2017-08-25

How to Cite

BORKS, D., & MAURENTE, V. M. M. (2017). O papel do professor no desenvolvimento motor da criança de 0 a 24 meses. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 3(2), 372–403. https://doi.org/10.21674/2448-0479.32.372-403

Issue

Section

ARTIGOS INÉDITOS