Desenvolvendo a Agroecologia no Vale do Taquari -RS: atividade de introdução ao tema e práticas agroecológicas na escola
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.33.546-561Palavras-chave:
agricultura familiar, agroecologia, educação, escolaResumo
A Escola propicia a construção de conhecimento, não somente conteúdos obrigatórios, mas conteúdos relacionados ao dia-a-dia do aluno, desde o ensino fundamental até o ensino médio, e no turno inverso escolar. Assim, envolver a comunidade escolar, no tema produção agroecológica e alimentação saudável, é valorizar a produção local de alimentos e a sustentabilidade. No Vale do Taquari a produção de alimentos é realizada pela agricultura familiar, via manejo convencional, com uso de insumos químicos, especialmente agrotóxicos, aumentando a insustentabilidade na produção de alimentos e a insegurança alimentar. O incentivo para a produção orgânica e agroecológica vem sendo discutidas e implementadas nas comunidades, a fim de produzir alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis. No entanto, muito ainda necessita ser entendido, sendo a disseminação deste tema fundamental, inclusive nas escolas. Assim, o presente trabalho objetivou levar à escola os princípios da agroecologia, através de palestra e atividades práticas realizadas com alunos de Turno Inverso em uma escola municipal de Nova Bréscia, Vale do Taquari, RS. Foi abordado o tema Agroecologia e seus princípios, a importância da diversidade de sementes crioulas, realizada visita a propriedade agroecológica e atividade prática na horta escolar e avaliação via questões. Os resultados permitiram constatar que as crianças tem grande interesse pelo tema, participando ativamente das atividades propostas. Ao serem questionadas sobre a importância do tema abordado, o consideraram muito importante. Os alunos, além de aprenderem sobre agroecologia e produção sustentável de alimentos e alimentação saudável, também disseminam este conhecimento com os pais e na comunidade, favorecendo a transição agroecológica.
Downloads
Referências
BARROS, L.C.; DAMBROS, G.; MACHADO, D.T.M. Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na Rede Pública de Ensino de Cachoeira do Sul/RS. Monografias Ambientais, Santa Maria, v.5, n.5, p.1032-1037, 2012.
BORIN, V.C.Z. et al. Educação agroecológica um dos caminhos para mediação dos problemas entre sociedade moderna e natureza. Cadernos de Agroecologia, v.8, n.2, nov. 2013.
BRASIL. Instrução Normativa nº 46, de 06 de outubro de 2011. Diá-rio Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 out. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/LmEqKb> Acesso em: 13 de out. de 2015.
BRASIL. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Políti-ca Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 ago. 2012. Disponível em: < https://goo.gl/FEtmWG >. Acesso em: 13 de out. de 2015.
FREITAS, H.R. et al. Hortas escolares agroecológicas como instru-mento de educação ambiental e alimentar na creche municipal Dr. Washington Barros – Petrolina/PE. Extramuros: Revista de Exten-são da Univasf, v.1, n.1, p. 155 – 169. 2013.
KRONBAUER, E.A. Transição Agroecológica e o Caminho para Garantia de Qualidade Orgânica: Estudo de Caso de um Orga-nismo de Controle Social (OCS) em Arroio do Meio-RS. 2016. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências e Tecnologia de Alimentos) Unidade em Encantado, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado, RS. 2016.
MACHADO, L.C.P. As necessidades humanas, os saberes, a utopia: a agroecologia, os cerrados e sua proteção. In.: SAUER, S.; BALESTRO, M. V. Agroecologia e os desafios da transição agroe-cológica. 2¬¬ ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 229 – 260.
NODARI, R. O.; GUERRA M. P., E. A Agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Estudos Avançados, v. 29, n.83, p. 183-207, 2015.
PADOVAN, M.P.; CAMPOLIN, A.I. Caminhos para mudanças de processos e práticas rumo à agroecologia. Dourados, MS.: Em-brapa Agropecuária Oeste, 2011. 59p.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SDR/RS, 2013.
RITA, F.S.; SANTOS, C.S.; BARBIERI, M.S. Abordagem dos princí-pios de agroecologia em escola pública de ensino fundamental do município de Muzambinho/MG. Cadernos de Agroecologia, v.8, n.2, nov. 2013.
SANTOS, A. S. et al. Caracterização e desenvolvimento de quintais produtivos agroecológicos na comunidade Men de Sá, Itaporanga d’Ajuda. Revista Brasileira de Agroecologia, Sergipe, v.8, n.2, p 100-111, 2013.
SCHMITT, C.J. Transição agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In.: SAUER, S.; BALESTRO, M. V. Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. 2¬¬ ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 173 – 198.
SCHULTZ , G. et al. Agricultura orgânica na região do Vale do Taquari/RS: Análise da estrutura de coordenação e gerenciamento da cadeia produtiva de hortaliças orgânicas. Porto Alegre: Socieda-de Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2009.
SIMONETTI, J.O. et al. Agroecologia desde a infância: atividades de introdução e práticas agroecológicas no turno inverso da escola. In: Livro de Resumos... 6 SIEPEX, 2a JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UERGS e 1 SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE TERRITORIALIDADE – RS, Bagé, 2016. ISSN: 2448-0010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.