Chamada para Edição Especial: Novos Horizontes do Registro Mercantil: o Papel do Registro Mercantil no Desenvolvimento Econômico Inclusivo e Sustentável.
O registro mercantil ocupa papel central no desenvolvimento econômico e social, funcionando como instrumento de formalização de negócios, garantindo a segurança jurídica e estimulando as relações entre consumidores e fornecedores. Além de sua relevância prática, o tema conecta-se a áreas correlatas que abrangem direito, economia, administração, contabilidade e políticas públicas, sendo um campo fértil para análises interdisciplinares e comparativas.
A crescente complexidade das relações econômicas e institucionais desafia o aperfeiçoamento dos mecanismos de registro mercantil, demandando estudos que articulem inovação, governança e inclusão dos usuários de serviços públicos e a academia neste processo. Questões como desburocratização, transformação digital, harmonização normativa, interações entre órgãos públicos e privados, integrações entre órgãos licenciadores e tributários, eventos climático extremos e impactos sobre a abertura, alteração e extinção de empresas configuram-se como tópicos de grande relevância acadêmica e prática.
Com esta edição especial, a Revista Científica Eletrônica da UERGS busca fomentar o debate sobre o papel do registro mercantil e suas interfaces com o desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável. Convidamos, para tanto, a submissão de trabalhos que tragam contribuições inéditas, teóricas ou empíricas, capazes de ampliar a compreensão desse campo multifacetado.
Serão bem-vindas contribuições inéditas, teóricas e empíricas, sob diversos prismas metodológicos, nos campos de Contabilidade, Administração, Economia, Direito, Políticas Públicas e Gestão Governamental, entre outros, que dialoguem criticamente com questões como:
- A evolução do registro mercantil e a segurança jurídica nas atividades empresariais.
- Impactos do anteprojeto do novo Código Civil no registro mercantil
- Impactos da reforma tributária nas empresas.
- Impactos da formalização empresarial no desenvolvimento econômico regional e nacional.
- Inter-relações entre registro mercantil, políticas públicas e regulação estatal.
- Desburocratização, simplificação administrativa e transformação digital nos sistemas de registro.
- Atores e instituições envolvidos na governança do registro mercantil.
- Desafios e inovações institucionais nas Juntas Comerciais para ampliar a inclusão produtiva e reduzir desigualdades.
- Direito comparado e o registro mercantil na perspectiva das relações com o Mercosul, União Europeia, BRICS e América do Norte.
- O papel das juntas comerciais e das políticas públicas na regularização e fortalecimento de micro e pequenas empresas.
- Análise das normativas do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração - DREI à luz da prática nas Juntas Comerciais.
Embora o foco seja empírico, também serão bem-vindos aportes teóricos e conceituais que contribuam para o avanço do debate.
Acesse o Edital na íntegra!