O endomarketing como elemento motivador: Estudo de caso do Banrisul
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.44.595-605Keywords:
endomarketing, comunicação organizacional, gestão de pessoasAbstract
Este artigo procura demonstrar a relevância do endomarketing nas organizações, tendo como objetivo descobrir qual a percepção dos funcionários sobre o endomarketing realizado pelo Banrisul. O colaborador satisfeito torna-se um verdadeiro "embaixador da marca", transmitindo, a partir de suas atitudes e informações, uma imagem favorável para os demais públicos da empresa. O estudo se embasou em referencial teórico sobre endomarketing, comunicação organizacional e gestão de pessoas. A coleta de dados foi realizada por meio um questionário estruturado encaminhado, via e-mail interno, a todo o quadro da Direção Geral da empresa, obtendo respostas de 550 colaboradores, caracterizando uma amostra não probabilística, por conveniência. Contatou-se que os funcionários reconhecem ações de endomarketing realizadas pela empresa visando melhoria de sua qualidade de vida, principalmente no campo da saúde e educação. Entretanto, existe um trabalho de motivação a ser realizado pelo Banrisul, incrementando o feedback aos funcionários, priorizando um canal mais enxuto de informações e criando uma nova ferramenta onde os colaboradores possam emitir suas opiniões, sugestões e comentários à Instituição.
Downloads
References
ANDRADE, T. Para entender Relações Públicas. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
BANRISUL. Banco do Estado do Rio Grande do Sul. [Site institucional]. Disponível em <http://www.banrisul.com.br>. Acesso em: 15 dez. 2014.
BATISTA, M. J. Análise do número de categorias da escala de Likert aplicada à gestão pela qualidade total através da teoria da resposta ao item. [2003]. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2003_tr0201_0741.pdf>. Acesso em 20 jan. 2015.
BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson, 2005.
____. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
BRUM. A. de M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
____. Respirando Endomarketing. Porto Alegre: LP&M, 2003.
¬¬¬¬____. Endomarketing como Estratégia de Gestão: encante seu cliente Interno. Porto Alegre: L&PM, 1998.
CARVALHO, L. C. Endomarketing em nova perspectiva. [2010]. Disponível em:<http://casesdesucesso.wordpress.com/2010/04/06/endomarketing-em-nova-perspectiva/>. Acesso em: 08 dez. 2014.
CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2004.
____. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DIAS, J. G. G. Endomarketing: um instrumento estratégico na busca da melhoria da competitividade empresarial. São Paulo: Livro Pronto, 2008.
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009.
KUNSCH, M. M. K. (Org.). Obtendo resultados com relações públicas. 2. ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2006.
____. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e pratica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.